fbpx

Saiba como escolher a bicicleta ideal para sua altura

Seja para quem está pensando em começar a pedalar, ou para aqueles que já pedalam, levar em conta o tamanho da bicicleta é algo essencial. Afinal de contas, ninguém gosta de se sentir desconfortável em cima da bike, não é mesmo?

Muito pelo contrário. A gente gosta mesmo é de se sentir totalmente adaptado à bicicleta, sem dores nem lesões por causa do tamanho. Na verdade, há quem diga que a bike precisa funcionar como uma extensão do corpo do ciclista, isso significa que o tamanho dela precisa ser tratado com atenção, até para evitar problemas futuros.

Pensa com a gente, as crianças iniciam sua trajetória no mundo do ciclismo utilizando o aro 16 e, posteriormente, passam pelo 20, na adolescência chegam ao 24 e, então, finalmente começaram a utilizar o aro 26. A adaptação dos tamanhos dos aros da bike são super comuns e vemos acontecer com frequência.

Porém, muitas pessoas acham que ajustar o tamanho do aro é suficiente enquanto, na verdade, alterar o tamanho do quadro da bicicleta, com base nas medidas do seu cavalo, levando em consideração o estilo da bike, é fundamental.

Ah! Detalhe importante: vamos deixar claro que esse texto não é um bike fit! Nossa intenção é te ajudar a entender um pouco melhor sobre sua altura em relação à sua bike, no entanto, as especificações são gerais.

Qual o estilo de bike ideal para você?

Antes de conversarmos sobre os tamanhos da bike, precisamos entender quais são seus diferentes estilos, pois, se você estiver a fim de começar a pedalar ou adquirir uma nova bicicleta, precisa ter em mente qual é o modelo ideal para você.

O primeiro fator a ser levado em conta, desde o momento de planejar seu orçamento, é a finalidade da sua bike. Por exemplo, se você procura uma opção para lazer, para passeios, para trafegar pela cidade, deve investir em uma bicicleta Urbana, que é desenvolvida especialmente para isso.

Outro modelo para terrenos urbanos são as Mountain bikes, que são ideais para terrenos montanhosos, acidentados e para trilhas. Caso sua intenção seja percorrer longos quilômetros em asfalto ou estrada, as bikes speed são ótimas para você.

É claro que essas são apenas algumas versões, as mais populares. Porém, há também os modelos mais específicos, com características técnicas diferenciadas. Depois de definir qual funciona melhor para as finalidades que você procura, é a hora de pensar na ergonomia.

Qual é a medida do seu cavalo? 

Para que seu rendimento seja espetacular, seu corpo precisa atuar como uma engrenagem, juntamente com a sua bike. Mas, como sabemos, isso não irá acontecer caso haja algum tipo de desconforto ou problemas ergonômicos.

Dessa forma, a altura do selim não é o único aspecto que faz diferença. Para encontrar o tamanho adequado, o primeiro ponto é ter a medida do cavalo.

Mas como se faz isso? Bem, vamos lá…

Com os pés descalços e usando sua bermuda de ciclista, apoie-se de costas contra a parede, com as pernas ligeiramente afastadas. Nesse momento, coloque algo entre suas pernas, no ponto mais alto que conseguir encontrar, como se estivesse sentado no selim. Então, marque esse ponto na parede e, em seguida, meça com uma fita métrica.

Outra medida importante, é a sua altura. Por isso, lembre-se de tê-la em mãos nesse momento.

Agora, é hora de escolher o tamanho do quadro

Depois de ter as medidas essenciais definidas, escolha o tamanho de quadro. É ele que vai te ajudar a se sentir muito mais confortável e, assim, conseguir melhorar seu rendimento e sua disposição.

Ao chegarmos nesse ponto, outra vez nos deparamos com a importância dos tipos de bicicleta. Isso porque, cada modelo apresenta uma forma diferente de calcular o tamanho de quadro ideal. Sendo assim, separamos por categorias para ficar mais claro:

Bikes de estrada  

Atualmente, a fórmula mais utilizada para calcular o tamanho do quadro de uma bike consiste em fazer a seguinte operação: tamanho do cavalo x 0,65cm. Essa fórmula, que utiliza o número de centímetros, foi desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Huggi.

Por exemplo, um ciclista que tem o cavalo na altura de 75cm, deve se sentir mais confortável utilizando um cavalo no tamanho 49, já que 75 x 0,65 = 48! Caso seja difícil encontrar no tamanho adequado, é preciso procurar pelo mais próximo.

Mountain Bikes

Se a sua bike for do estilo mountain bike, o tamanho do quadro, provavelmente, será expresso em polegadas. Além disso, as medidas da mountain bike, em relação às bikes de estrada, são menores, pois elas costumam pedir mais rapidez nas trilhas.

Desse modo, para verificar o tamanho de quadro correto para sua mountain bike, é só transformar a altura do seu cavalo em polegadas e subtrair 14. Prontinho. Super simples, não?

E quando o tamanho do quadro está com letras?

Comprar um quadro de bicicleta é quase como comprar uma roupa. Portanto, algumas letras também podem representar seus tamanhos. P, M, G, XG E XXG.

Elas possuem medidas universais, porém, variam de acordo com o tipo da bike e com a marca. O quadro costuma ser o componente mais caro e o mais importante da bicicleta. Sabendo disso, vale a pena prestar atenção nesse aspecto, para não fazer investimentos inúteis.

Para entender com mais exatidão as medidas corretas para você, é preciso aderir ao bike fit. Aqui na Bike Runners você encontra esse serviço e muitos outros que vão te ajudar a ajustar sua bike e, consequentemente, melhorar sua performance, seus rendimentos e seus resultados.

Acesse nosso site e encontre as melhores opções em peças e serviços!

Previous

Camisas para ciclismo: como escolher?

Pneu de bicicleta: 4 dicas de como escolher o modelo ideal

Next