fbpx

Saiba como escolher a bicicleta ideal para sua altura

Um dos elementos mais importantes para a satisfação do ciclista é o tamanho perfeito da bike. Atleta e bicicleta devem funcionar como um só, e essa sintonia depende da adequação das medidas de todo o seu equipamento.

Está a procura de uma bike e quer saber, exatamente, quais são os tamanhos de quadro e aro adequados ao seu tamanho e porte físico? Acompanhe!

O tamanho da bike importa?

Como já dissemos, o tamanho da bicicleta é essencial ao conforto da pedalada. E mais: medidas inadequadas podem causar dores e lesões diante do uso extensivo.

Para alto desempenho, a importância é potencializada: erros na escolha do equipamento podem te impedir de aproveitar corretamente seu esforço. Vai pedalar longas distâncias ou pretende se inserir no esporte? O serviço de bike fit profissional é primordial! Sobre ele, trataremos adiante.

Como funciona o tamanho das bicicletas: quadros e aros

A adaptação dos tamanhos dos aros da bike é bastante difundida e acontece com frequência. É comum que se adeque o aro da bicicleta à medida em que a criança cresce, por exemplo. A adequação do quadro, porém, é tão ou mais importante, mas é comumente esquecida.

Para a compra correta de sua bike, portanto, encontre duas medidas centrais: o tamanho de quadro e o tamanho de aro.

Existem outras medidas relevantes, como o tamanho do pedivela e a distância entre a mesa do guidão e o selim. Esses fatores, entretanto, devem ser definidos durante o bike fit.

Escolhendo o tamanho do quadro

Existe uma tabela geral que relaciona tamanhos de quadro de bike à altura média do ciclista. Veja:

Altura média do ciclista (m)  Tamanho para Mountain Bike Tamanho para Bike Speed
1,50 – 1,60 14 48
1,60 – 1,70 16 50,52,54
1,70 – 1,80 17 ou 18 54,55,56
1,80 – 1,90 19 ou 20 57,58
1,90 – 21 ou 22 60,62

Esses tamanhos, porém, não são exatos. Isso por que a altura não é a única medida que deve ser levada em conta para a escolha do quadro.

Devemos entender que até os indivíduos de mesma altura podem apresentar proporções corporais bem diferentes. Para o fit ideal, você precisa medir o tamanho de seu cavalo, nome dado ao ponto entre as pernas sobre o qual você se posiciona no selim.

Depois, com esse valor em mãos, você deve realizar algumas adaptações específicas para cada tipo de bicicleta. Acompanhe:

Como fazer a medida do cavalo?

Com os pés descalços e usando sua bermuda de ciclista, apoie-se de costas contra a parede, com as pernas ligeiramente afastadas. Nesse momento, coloque algo entre suas pernas, no ponto mais alto que conseguir encontrar, como se estivesse sentado no selim. Então, marque esse ponto na parede e, em seguida, meça com uma fita métrica.

Agora, meça o tamanho ideal de quadro de acordo com os dois tipos mais difundidos de bicicleta:

Bikes Speed

Atualmente, a fórmula mais utilizada para calcular o tamanho do quadro de uma bike consiste em fazer a seguinte operação: tamanho do cavalo x 0,65cm. Essa fórmula, em centímetros, foi desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Huggi.

Por exemplo, um ciclista que tem o cavalo na altura de 75cm, deve se sentir mais confortável utilizando um cavalo no tamanho 48, já que 75 x 0,65 = 48! Caso seja impossível encontrar o quadro no tamanho adequado, é preciso procurar pelo mais próximo.

Mountain Bikes

Em bicicletas MTB, o tamanho do quadro costuma ser expresso em polegadas. Além disso, as medidas da mountain bike são menores em relação às bikes de estrada, pois costumam pedir mais rapidez nas trilhas.

Desse modo, para verificar o tamanho de quadro correto para sua Mountain Bike, é só converter a altura do seu cavalo de centímetros a polegadas e subtrair 14. Prontinho!

Escolhendo o tamanho do aro para bikes infantis

A medida do aro, ao contrário do que se imagina, não deve ser ajustada para mudar a altura geral da bicicleta; isso é feito pela medida do quadro. O aro, na realidade, torna a bicicleta mais próxima ou mais distante do chão.  

O tamanho do aro, geralmente, é definido pela idade do ciclista. A tabela a seguir mostra as escolhas padrão realizadas para bicicletas infantis:

Idade da Criança Tamanho do aro
2 anos – 3 anos e meio 12
3 anos e meio – 6 anos 16
6 anos – 9 anos 20
9 anos – 12 anos 24
Á partir de 12 anos 26 (aro adulto)  

Bicicletas para adultos: qual aro escolher?

Os aros menores (20 e 16) são usados por adultos em bikes de manobra. O pequeno raio é bom para a mobilidade e movimentos finos. A velocidade e o desempenho, no entanto, ficam prejudicados.

Para Speeds e Mountain Bikes, os aros grandes são indicados, pois a velocidade e o ângulo de ataque ficam aumentados. Um fator a ser considerado são as limitações oferecidas pelos tamanhos reduzidos de quadro, usados por quem tem menos de 1,70cm.

Nesses casos, a utilização de aros 29 – os maiores do mercado – fica dificultada, exigindo adaptações que podem significar perda de desempenho. Prefira aros 26 e 27,5.

Lembre-se que quanto maior o raio, maior a dificuldade de arranque. No entanto, o ganho de velocidade posterior é facilitado.

Bike Fit: selecionando as medidas profissionalmente

O Bike Fit é um serviço oferecido por profissionais para realização de adequações finas em todas as dimensões ajustáveis de sua bike. É uma etapa crucial para ciclistas de alto desempenho, e oferece a compatibilidade perfeita entre o desempenho e as dimensões corporais específicas do usuário.

O processo envolve uso de medições computadorizadas para definir ajustes como tamanho de quadro,  escolha do taco da sapatilha; altura, tamanho, ângulo e centralização do selim; altura, ângulo e tamanho da mesa, angulação dos manetes e tamanho do guidão. Os dados são submetidos ao banco de dados mundial Shimano.

Aqui na Bike Runners você encontra o serviço de Bike Fit e muitos outros que vão te ajudar a ajustar sua bike e, consequentemente, melhorar sua performance, seus rendimentos e seus resultados. Acesse nosso site e encontre as melhores opções em peças e serviços!

Previous

Quais as modalidades de bike existentes e suas diferenças?

O que é jaqueta corta vento? Veja sua importância no ciclismo

Next