fbpx

Qual o aro de bicicleta ideal para crianças de 5 anos? Confira!

Se você é um amante de bike e também faz parte do grupo de pais, provavelmente morre de vontade de iniciar os pequenos no ciclismo. Quando eles começam a aprender a pedalar, a pergunta que fica é: qual aro de bicicleta para 5 anos?

É importante considerar essa faixa etária, porque é nesse período que as crianças já podem começar a aprender a andar de bicicleta. Então, se pode incentivá-las, é interessante fazer isso desde o início, não é?

Como bom entendedor de ciclismo ( afinal, você já está aqui), você já sabe que o nosso equipamento deve ser adequado à nossa estrutura, capacidade física e muito mais. Isso não seria diferente quando o assunto é bicicleta infantil.

Por isso, a Bike Runners vai te explicar tudo o que você precisa saber antes de comprar a bike dos pequenos que tenham por volta de cinco anos. Confira conosco!

Por que escolher o tamanho da bicicleta por idade?

bicicletas infantis

Se você tem um contato constante com a criançada, sabe que eles mudam e crescem a cada segundo. Assim, uma coisa que serve hoje, já não lhes cabe amanhã – sejam roupas, calçados ou até a bike.

Com base nisso, você pode se perguntar: por que comprar o tamanho da bike infantil de acordo com a idade, se logo ela não será mais adequada ao meu filho? A resposta é simples: segurança e eficiência.

Apesar de nós, adultos, conseguirmos nos equilibrar em cima da bike parada com apenas um pé apoiado no chão, os pequenos sentem muita dificuldade devido às pernas curtinhas e à capacidade motora limitada. Eles precisam alcançar os dois pés inteirinhos no chão quando estiverem sentados no selim.

Assim, eles têm mais estabilidade na bicicleta e, consequentemente, mais controle do equipamento – o que não acontece se a bicicleta não estiver adequada ao tamanho deles.

Outra razão para investir no aro certo é a praticidade e a performance dos pequenos. Com o tamanho correto, fica fácil de subir e descer do equipamento, o que ajuda na independência deles.

Então, se o seu pequeno está com 5 anos, idade perfeita para iniciar a vida ciclista e se divertir sobre duas rodas, o aro 14 ou o 16 é ideal para ele.

bicicleta infantil aro 14
Bicicleta infantil de Aro 14

As duas opções são válidas porque as crianças têm crescimentos diferentes. O aro 14 é para os pequenos que têm até 24 kg e medem no máximo 1,10m. Já o aro 16, para crianças de até 30 kg e altura máxima de 1,20 m. Assim, eles podem variar um pouco entre as idades, mas nunca extrapolando muito.

bicicleta infantil aro 16
Bicicleta infantil Aro 16

3 dicas para escolher a bike ideal para crianças se divertirem

Agora que você sabe a importância para o seu filho ou sua filha ter a bike com um tamanho adequado, é hora de saber a quais outros aspectos você deve prestar atenção na hora de escolher a bike infantil. Confira!

Segurança em primeiro lugar

Como, aos 5 anos, a criança está aprendendo a pedalar, é importante tomar alguns cuidados para que as primeiras experiências dela não sejam traumatizantes. Por isso, evitar acidentes é importante tanto para a saúde física quanto mental do pequeno.

Invista em rodinhas de apoio no começo da aprendizagem. Elas auxiliam no equilíbrio da criança que, sentindo-se mais segura, fica também mais confiante e pode aprender mais rápido. Para que sejam eficientes, compre as rodinhas de acordo com o tamanho do aro escolhido!

E, quando o assunto é segurança, não dá para não mencionar os itens básicos: capacete, cotoveleiras e joelheiras. São esses equipamentos que vão proteger os pequenos, caso algum acidente ou queda venha a acontecer.

Escolha um guidão adequado

Uma das partes da bike a qual você deve dar mais atenção é o guidão. Você precisa garantir que seu filho tenha estabilidade e controle do equipamento e o modelo errado pode comprometer isso.

Então, opte por manoplas que sejam macias, para não machucar as mãos da criançada, e com diâmetro pequeno, para que elas possam segurar de forma firme e completa no guidão, tendo mais segurança e controle sobre a bike.

Conquiste as crianças pelo estilo

Uma coisa que temos que concordar é que, por mais que nós sejamos apaixonados por bikes, às vezes, as crianças são fechadas para aceitar experiências novas. Então, na hora de selecionar a bike para o seu filho, o visual dela pode ser muito importante para incentivá-lo!

Um jeito de deixar a magrela ainda mais legal e chamativa é apostar em acessórios. Imagina se eles tiverem uma cestinha onde possa guardar os brinquedos favoritos ou um lanchinho para levar durante o passeio? A pedalada seria ainda mais divertida!

E uma campainha ou buzina personalizada? Além de ser um item ótimo para segurança, as crianças se divertem com o barulho e com itens que têm designs diferenciados, como de animais ou com temas para meninos e meninas.

Viu só que legal? Com todas essas dicas e sabendo o aro ideal para crianças de 5 anos, fica muito mais fácil de iniciar os pequenos no grupo de amantes da bicicleta. Mas, como informação é sempre bem-vinda, que tal ver mais 4 dicas para escolher a bike infantil e acertar em cheio na compra? Confira o post!

Agora, escolha o modelo mais adequado e divertido para curtir as pedaladas junto com os pequenos e trazer a nova geração para o time de amantes do pedal! Para mais conteúdos como esse, acompanhe a Bike Runners nas redes sociais. Até o próximo post!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Cuidados com a corrente da bike: como lavar e lubrificar

O tamanho da bicicleta está adequado à sua altura? Descubra!

Próximo