fbpx

Medidor de pressão de pneu: o que é? Como utilizar?

Quando muito cheios, os pneus podem ficar desconfortáveis, escorregadios e até patinar nas subidas curvas ou molhadas. Mas, se estiverem muito vazios, as chances de furar, torcer ou até mesmo sair do aro são maiores. Sendo assim, o que fazer para encontrar a calibragem ideal dos pneus?

É nesse contexto que surge o manômetro, o medidor de pressão de pneu, desenvolvido especificamente para bicicletas. Porém, o uso dos medidores é bem mais amplo. Vamos começar, então, entendendo o que é um manômetro.

O que é um medidor de pressão?

medidor de pressão de ar de bicicleta

O medidor de pressão, convencionalmente chamado de Manômetro, é um instrumento usado para medir a pressão atmosférica e a pressão exercida por fluídos que podem aparecer em estado líquido ou gasoso. 

Existem diversos tipos e modelos de manômetros, o que torna suas especificações variadas, dependendo da marca e da aplicação utilizada. Para ficar mais claro: os medidores de pressão servem desde a medição de máquinas industriais até a medição da pressão arterial.

Mas, o que nos interessa aqui, são os medidores de pressão utilitários, pois são recomendados para aplicações de uso geral, como para a medição da calibragem dos pneus de bicicletas

Esses modelos podem ser analógicos ou digitais e, alguns, utilizados sozinhos ou com bombas de ar. De qualquer forma, produtos de boa qualidade dão ao ciclista a pressão exata do seu pneu.

Qual é a unidade de medida de pressão das bikes?

O PSI (abreviação da expressão inglesa pound forc per square inch), ou libra por polegada quadrada, é a unidade de medida utilizada para sinalizar a pressão dos pneus de bicicletas. Cada pneu apresenta, em sua lateral, alguns números com suas especificações, entre esses números está a medida PSI máxima para aquele modelo.

Para calibrá-lo de forma correta, é importante seguir as recomendações expressas no próprio produto. Uns possuem números de indicações maiores, outros, números menores de PSI. Tudo dependendo da largura e funcionalidade do pneu.

É por isso que é interessante que você aprenda a identificar a medição máxima do PSI na lateral dos pneus da sua bike.

Como utilizar o medidor de pressão corretamente?

verificando pressão de pneu da bicicleta

Saber calibrar os pneus da maneira correta é essencial para ter um bom desempenho em cima da bike, conseguir bons resultados e aumentar os rendimentos de qualquer ciclista.

Porém, mesmo sabendo disso, é rotineiro optarmos por calibrar em postos de gasolina, utilizando calibradores que foram projetados para funcionar em volumes de ar em proporções bem maiores que das bicicletas, o que dificulta nossa missão de alcançar a pressão correta.

Além disso, é muito normal darmos aquela apertada no pneu, para verificar se a calibragem atingiu o volume desejado. No entanto, calibrar nos postos ou com os apertões manuais, nem de longe é tão eficiente e preciso quanto a calibração com os manômetros.

Por isso, vamos verificar como utilizar esses medidores em alguns tipos de bicicleta, com a intenção de adequar a calibragem aos seus objetivos como ciclista.

Mas, afinal, como encontrar a pressão ideal?

Encontrar a pressão ideal para as mountain bikes, por exemplo, é um pouco mais difícil que para outros modelos de bicicletas, afinal, ela depende muito do peso, estilo de pilotagem e objetivos do ciclista.

Não há uma tabelinha universal, ou modelos mundialmente aceitos para esse caso. É preciso considerar, também, o local da trilha, o tipo de aro e tipo de pneu utilizado.

A primeira grande diferença dos pneus das mountain bikes está na no limite máximo de pressão. É comum que eles tenham limites próximos ao 65 PSI, enquanto bicicletas como as de estrada são capazes de chegar e até ultrapassar os 120 PSI.

Isso acontece porque os pneus das road bikes são finos, ou seja, são pensados para serem rápidos, suportando menos volume. Já as mountain são desenvolvidas para se adaptarem a diversos tipos de solo, como terrenos com lama, subidas de terra, cascalho, pedras ou asfalto, parques e rodovias.

Esse é o motivo pelo qual a maioria dos ciclistas calibra essa versão de bike entre 20 e 40 PSI, e as road bikes em uma média de 115 PSI.

Outro ponto que deve ser levado em conta é o peso do ciclista. Pessoas mais pesadas precisam ter em mente a necessidade de calibrar seus pneus em alguns números a mais, mas sempre observando o máximo de PSI que a peça aguenta.

Por fim, um dos fatores mais importantes ao calcular a pressão, é pensar no terreno da pedala. Aliás, para atingir bons resultados, você tem de entender a aderência, tração e estabilidade que irá necessitar.

Onde encontrar um bom medidor de pressão?

Na Bike Runners temos excelentes medidores de pressão, de diferentes marcas e modelos. Para conhecer nossos produtos, basta acessar o site! Você vai encontrar tudo o que precisa para equipar sua bike e aumentar seu rendimento nas pistas ou trilhas! Confira!

Previous

Freio a disco mecânico ou hidráulico: quais as diferenças?

Roupas de ciclismo para pedalar na chuva: kit básico!

Next