fbpx

Porque usar o cap de ciclismo

Uma peça do vestuário do ciclismo que combina o estilo clássico com o moderno e ainda possui funções que ajudam a melhorar a pedalada é o cap (ou boné) de ciclismo.

Se liga neste post, vamos contar um pouco da história deste queridinho dos ciclistas e mostrar quais as vantagens em utilizar.

A origem do Cap de Ciclismo

Nos primórdios do ciclismo, por incrível que pareça, pedalava-se de cartola ou chapéu.

Perto do fim dos anos 1800, com o início das primeiras provas de ciclismo que se tem notícia, os chapéus passam a ser substituídos por uma touca com uma espécie de aba. Desta forma os ciclistas se protegiam de condições climáticas adversas como sol, chuva, lama, poeira e sujeira.

Esta peça foi sendo aprimorada e deu origem ao cap de ciclismo como o conhecemos hoje.

A partir da década de 50 as grandes marcas fazem uso também como forma de divulgação de seus produtos, utilizando os caps como um grande canal de publicidade nos atletas.

Na década de 70 começam a ser desenvolvidos e utilizados os capacetes de ciclismo e os caps passaram a ser utilizados por baixo do capacete, como permanece até os dias de hoje.

Materiais

Os modelos mais antigos, numa pegada mais “old school” costumavam ser produzidos em algodão ou tecidos mais grossos.

Com a evolução e tecnologia empregada na confecção das peças de vestuário para ciclismo os caps mais modernos são confeccionados em tecidos mais sintéticos e possuem a tecnologia Xtreme Dry, que funciona absorvendo o suor e trazendo secura, além de sensação de bem-estar.

Por que usar o cap ou boné de ciclismo?

De uns tempos pra cá os caps voltaram com tudo, puxados principalmente pela galera do ciclismo de estrada, mas seja no uso urbano ou nas trilhas eles se fazem muito presentes.

As principais vantagens técnica são proteger a cabeça do calor, do frio e do suor excessivo. A aba tem também a função de proteger a visão do sol forte. A maioria dos modelos possui o sistema anti raios solares, com proteção UV 50+.

Já o amador também pode fazer uso buscando estilo, com os modelos mais estampados e engraçados, além, é claro, do conforto.

Marcas de cap de ciclismo

O mercado está recheado de boas opções, mas as marcas ASW e ERT largam na frente quando o assunto é qualidade, estilo e custo benefício.

Linha Bike Runners

E como amamos tudo aquilo que envolve as bikes, do clássico ao atual, a Bike Runners possui uma linha de caps personalizada. Trazendo o que há de melhor em design e tecnologia.

Se você curtiu a versatilidade e estilo que essa peça proporciona corra no site da Bike Runners e encontre os modelos mais legais de caps do Brasil e saia pedalando aí com a aba levantada ou abaixada.

Até a próxima! 😉

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

A Bicicletaria da Tijuco Preto