fbpx

Roupas de ciclismo para pedalar na chuva: kit básico!

Encarar a bike em dias chuvosos, para muita gente, é um verdadeiro desafio. Além de dificultar a locomoção, a chuva ainda nos faz repensar nosso trajeto, adequar nossos horários e, em alguns casos, até rezar para São Pedro dar uma pausa.

Ter receio de pedalar com chuva pode ser um grande problema para quem usa a bike para ir ao trabalho, por exemplo, porém, contando com um pouquinho de cuidado e alguns itens básicos é possível tornar o pedal na chuva uma aventura prazerosa e revigorante!

Assim como ir de bike no calor exige atenção especial e uso de roupas apropriadas, quando o tempo fecha e a chuva cai, algumas peças também se tornam essenciais. Pensando nisso, a Bike Runners separou algumas sugestões para você montar um kit básico para dias chuvosos. Vamos conferir?

Kit básico para dias chuvosos: o que você precisa ter!

lubrifique as correias

Para enfrentar climas chuvosos é preciso estar com a manutenção da sua bike em dia, manter as correntes sempre lubrificadas e cuidar principalmente dos freios, já que durante a chuva, a incidência de derrapagens pode aumentar. Ficar de olho na manutenção é essencial, não apenas nessas ocasiões.

Além disso, também é preciso ter roupas apropriadas, já que ficar com o corpo todo encharcado não é uma opção! Até porque, ao pensar em roupas para pedalar na chuva, não nos preocupamos apenas com aspectos estéticos mas, principalmente, questões de segurança. Vamos aos itens do nosso kit?

Capa de chuva

As capas de chuva estão no topo da nossa lista de peças indispensáveis para dias chuvosos. Elas são desenvolvidas com materiais leves, são impermeáveis e costumam proteger o ciclista sem pesar o pedal! Além disso, elas são flexíveis, podem ser dobradas e guardadas sem grandes dificuldades.

O ideal, para pedalar na chuva, é que você seja visto! Já que durante as tempestades – principalmente – a visibilidade diminui consideravelmente, o que torna o trajeto mais perigoso. Sendo assim, você também pode optar por usar uma capa de chuva de capacete  com cores neon, bem chamativa.

Jaqueta corta vento

As jaquetas corta vento são excelentes opções tanto para a cidade, quanto para aventuras no campo ou na montanha. Mesmo em ambientes tropicais, ficar com a roupa molhada pode causar graves problemas à saúde, por isso, a impermeabilidade das peças é um fator essencial. A blusa corta vento de manga comprida, por exemplo, é uma verdadeira aliada quando você está na montanha, a chuva aparece e, em seguida, as temperaturas caem.

Durante os frios e dias chuvosos, um corta vento vai te ajudar a manter seu corpo aquecido, pois além de bloquear a água, também vai impedir que o vento atrapalhe durante o trajeto. Nos dias de chuva de verão, em que o vento não é problema, mas chove com maior frequência, eles também vão te ajudar a não chegar ao destino todo molhado, após uma simples garoa.

Calça

Enquanto as bermudas para ciclistas são super comuns e levadas muito a sério como roupa essencial durante o calor,  as calças, muitas vezes, nem estão em nossos guarda-roupas. Se esse é o seu caso, é hora de repensar no uso dessa peça! Até porque, durante dias de chuva, elas podem ajudar a preservar sua saúde.

Essa afirmação pode parecer um tanto exagerada, não é mesmo? Porém, pergunte a alguém que já ficou com as panturrilhas expostas, durante a chuva, no meio de um pedal de estrada, o quanto essa experiência pode ser complicada. Os ventos frios, unidos à àgua gelada, podem causar até hipotermia. Ou seja, nenhum exagero até aqui.

Mochila

Sabemos que a chuva é algo que não somos capazes de controlar e que ela aparece, muitas vezes, quando menos esperamos. Por causa disso, é sempre interessante carregar uma muda de roupa extra na mochila. Para o dia a dia, essa sugestão talvez seja inviável, já que o peso da mochila pode incomodar.

Porém, para os mais aventureiros, que gostam de pegar estrada, trilhas e montanhas, levar uma mochila já é obrigatório, principalmente em pedais longos. Sendo assim, levar uma segunda pele, por exemplo, pode ajudar (e muito) em situações de emergência.

Óculos

É possível afirmar que os óculos são acessórios básicos para ciclismo, porém, em dias chuvosos, eles se tornam indispensáveis! Afinal, além de garantirem o traje completo, ainda asseguram a proteção dos olhos, impedindo que galhos, pedras e até a própria água, atrapalhe no trajeto.

Um óculos pra dias de chuva precisa contar com furinhos, assim, as lentes não irão ficar embaçadas, causando o efeito oposto do esperado. As lentes amarelas são as mais indicadas para essas ocasiões, já que elas tornam o ambiente mais claro, auxiliando na visibilidade.

Invista em uma boa iluminação

bike sinalizada noite

Ainda falando sobre a visibilidade, se você irá pedalar durante a noite na chuva, ser visto é essencial e pode ser uma tarefa um tanto difícil. Por isso, é importante ter em mente a necessidade de estar bem sinalizado e bem iluminado.

Você pode fazer isso por meio dos faróis e lanternas que auxiliam muito em qualquer tipo de pedal. Além de fazer com que você seja visto, os faróis de guidão também vão te ajudar a enxergar o terreno à sua frente, ou seja, em todos os aspectos você irá ganhar em segurança.

Com a Bike Runners, pedalar na chuva ficou muito mais fácil!

E aí, gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando nosso blog. Por aqui, sempre trazemos informações, dicas, sugestões e novidades do ciclismo para você! Além disso, na Bike Runners você encontra todo tipo de vestuário para ciclismo, além de acessórios, peças e muito mais! Vem conhecer nossa loja e aproveite as nossas ofertas exclusivas!

Previous

Medidor de pressão de pneu: o que é? Como utilizar?

4 dicas para escolher a bicicleta infantil ideal para seu filho

Next