fbpx

Acessórios para ciclistas iniciantes: guia básico

Os acessórios para ciclistas iniciantes são desenvolvidos especialmente para ajudar aqueles que desejam se aventurar sobre os pedais com segurança. Afinal, atualmente, é possível encontrar inúmeras opções de acessórios para diferentes tipos de necessidade além da segurança.

Mas, por ter tantas opções por aí, as pessoas que estão começando a realizar essa prática acabam com algumas dúvidas sobre quais acessórios são essenciais e quais deles são dispensáveis.

Isso porque, para começar, não é necessário usar todos os equipamentos que os ciclistas profissionais usam nas competições e práticas off road. Por isso a Bike Runners preparou este guia prático para te ajudar a entender quais são os itens fundamentais, além da bike, para dar o primeiro passo, ou melhor, o primeiro pedal. Vamos lá!

Acessórios fundamentais para ciclistas iniciantes

Seja o seu objetivo criar hábitos saudáveis ou até mesmo experimentar uma nova modalidade no esporte, os acessórios para ciclistas iniciantes são essenciais para garantir que suas experiências sejam ainda melhores.

Ao estar sobre a bicicleta, o seu corpo não tem nenhum tipo de proteção externa, por isso, é muito importante usar itens que garantem a sua integridade física embaixo de Sol ou chuva. Conheça mais informações sobre cada um deles:

Capacete

Nós iniciamos esta lista com o item que talvez seja o mais importante: o capacete. Esse acessório é considerado, em muitos países, um item obrigatório e isso deveria ser a realidade em todos os lugares!

Isso porque o capacete para ciclista evita consequências graves em caso de uma queda ou colisão, além de proteger a cabeça do ciclista contra os fortes raios do Sol e também da chuva.

Hoje em dia você encontra várias opções de capacetes para ciclista com modelos que se ajustam na cabeça e ainda possuem alças de segurança para garantir o melhor ajuste. Para que você se sinta confortável, os melhores modelos são fabricados com tecnologia que auxilia a transpiração, deixando a cabeça sempre ventilada.

oculos para ciclismo

Luvas

As luvas e o conforto andam juntas, pois esses acessórios são fabricados com tecidos de altíssima qualidade para promover todo o bem-estar necessário enquanto você está sobre a bike.

No entanto, promovem muito mais do que conforto, pois esses itens também são imprescindíveis em caso de quedas, tendo em vista que, nessas situações, algumas das primeiras partes do corpo que colocamos no chão são as mãos. Por isso, se você começará a se aventurar na bicicleta, garanta as suas, combinado?

Iluminação

A boa iluminação é fundamental para todos os tipos de ciclistas, desde os iniciantes até os profissionais, pois, independente do local em que você vai pedalar, é preciso enxergar seu caminho com clareza e também garantir que outros veículos te enxerguem.

Algumas delas têm estrutura produzida com silicone, e podem ser instaladas em qualquer lugar da sua bicicleta, seja no canote, no quadro ou no capacete. Além disso, é possível encontrar faróis com diferentes tipos de foco e de carregamento, por isso, na hora de escolher a iluminação, confira na descrição do produto todas as suas especificidades.

Agora, aqui vai uma dica super importante: cuidado com as marcas, pois algumas delas fabricam faróis que funcionam muito bem no começo, porém possuem baixo tempo de vida útil. Vale muito mais a pena investir um pouco mais e ter um produto com maior durabilidade.

Por fim, aqui vai uma dica para aventuras em estradas sem luz: hoje em dia é possível encontrar luzes dianteiras e traseiras produzidas com LEDs, que são extremamente eficientes e possuem baterias recarregáveis.

Suporte e garrafinha

Ao pedalar, você perde muito líquido, por isso é muito importante garantir a hidratação. Para te ajudar a carregar a sua garrafinha d’água, hoje existem vários modelos de suportes fabricados com metal, plástico e até mesmo carbono.

Também conhecido como suporte de caramanhola, esse acessório ajuda a carregar a garrafa de forma segura até mesmo nos trajetos mais difíceis. Já as garrafinhas, também possuem tamanhos universais, uma vez encaixadas no suporte, não caem mais da sua bicicleta.

Porém, quando está com água, fica mais pesada, então é importante garantir um suporte que seja mais seguro. Já se você vai fazer longas trilhas, opte por garrafinhas térmicas, pois a água pode ficar gelada por até 6 horas dependendo do modelo.

Quer saber mais detalhes de como escolher os melhores acessórios básicos para suas novas aventuras? Confira tudo sobre o kit de ciclista iniciante! Nós preparamos uma série de vídeos para te ajudar nessa missão inicial, espie só uma prévia do que vamos te ensinar:

Acessórios extras para ciclistas iniciantes

Até aqui você já descobriu todos os acessórios básicos para ciclistas iniciantes, mas como a Bike Runners sempre faz questão de te dar dicas simples, práticas e completas para essa atividade, criamos mais uma lista com acessórios extras que te ajudarão nas suas aventuras.

Eles não estão entre aqueles indispensáveis, mas podem fazer toda a diferença no conforto e na segurança na hora de pedalar. Confira:

Jaqueta impermeável

A jaqueta impermeável é um dos acessórios para ciclista que mais o protege contra fatores externos, pois, além de dar um upgrade na sua pedalada, são produzidas com tecnologia para te proteger até nas temperaturas baixas.

Além de todos os seus benefícios, alguns dos modelos ainda servem como corta-vento, impedindo que o vento se choque diretamente com a sua pele, causando danos. E tem mais:

Com a preocupação de garantir ainda mais segurança aos ciclistas, alguns modelos possuem refletivos na parte de trás, aumentando a visibilidade do motorista em um pedal noturno.

ciclista na chuva

Mochila

Para percorrer a cidade, uma mochila com tamanho reduzido e compressão mantém o conteúdo sempre estável. Por sua vez, para passeios mais longos, a melhor maneira é deixar a bicicleta carregar a carga. Ou seja, um bagageiro traseiro garantirá uma capacidade maior para carregar outros itens como alimentos, roupas, entre outros.

Roupas de ciclismo

As roupas de ciclismo profissionais podem ter aspecto diferente do que você está acostumado, porém, saiba que elas são muito confortáveis, especialmente para passeios mais longos. E tem mais:

Sendo produzidas com materiais fortes e transpiráveis, você pode ter muito mais conforto para realizar atividades sob temperaturas extremas sem se incomodar com o traje. Juntamente com as roupas, temos mais uma dica de vestimenta: a sapatilha de ciclismo.

Muito usadas por ciclistas profissionais, esses itens contam com sola rígida para que seus pés não fiquem flexionados sobre os pedais, trazendo aquela sensação de desconforto. Ainda há sapatilhas com sola comum, mas a grande maioria contam com roscas para que você possa prender os tacos nos pedais.

Óculos

Por fim, os óculos são acessórios opcionais pelos ciclistas iniciantes, porém, pela sua maior cobertura comparado com os modelos tradicionais que usamos no dia a dia, acabam conquistando cada vez mais adeptos.

Esses acessórios são ótimos, principalmente, para passeios durante o dia, evitando que o reflexo da luz atinja diretamente seus olhos, além de evitar que pequenos insetos ou sujeira da estrada te incomodem durante a pedalada.

Equipamentos extras para ciclismo: por onde começar

Saiba que não é só você que precisa e pode contar com equipamentos auxiliares na hora de pedalar. Os acessórios para bike também fazem muita diferença na hora de se aventurar, seja na cidade, nas pistas ou nas trilhas. Confira alguns dos itens básicos que podem deixar sua experiência com a bike ainda melhor!

Paralamas/defensas

Os paralamas, ou defensas, servem principalmente para os dias de chuva, quando o acessório mantém o jato d’água no lugar certo, evitando que atinja outros ciclistas que estejam atrás de você.

Poucas bicicletas vêm equipadas com eles, tendo em vista que alguns ciclistas não acham muito bonito, porém faz toda a diferença na hora de pedalar em trajetos com bastante água.

Mesmo que algumas bicicletas ainda não sejam equipadas com esse acessório, a maioria delas tem nível de entrada com as perfurações necessárias para receber os paralamas. Além disso, existem alguns itens que se encaixam sem necessitar de furações. Por isso, ao garantir o seu, confira a adaptabilidade da sua bike com o acessório.

Cadeado e trava

Os cadeados e as travas de segurança garantem toda a segurança e tranquilidade aos ciclistas que usam a bike para percorrer trajetos na cidade, pois evitam furtos já que possibilitam prender a bike em um local fixo.

Algumas dessas travas são fabricadas em forma de D com blindagens pesadas ao redor do mecanismo; já outras são produzidas em U, engatando em ambas as extremidades. Além da trava, outros acessórios que você, ciclista iniciante, pode levar junto com você, são a bomba e fitas anti-furo. Continue a leitura para saber mais.

trava de bike

Bomba e fitas anti-furo

Imagina marcar uma pedalada com os amigos em uma trilha fenomenal e, de repente, o pneu da sua bicicleta murcha por conta do atrito com o solo. A bomba e as fitas anti-furo são acessórios que te salvam nessas horas.

A Bike Runner recomenda, nesses casos, as mini bombas, que são mais rápidas para colocar de volta a pressão nos pneus. Agora, para carregar esses itens importantes junto com você, é claro que você precisará de uma mochila adequada, conforme mencionamos anteriormente.

Pedais de clips

Conforme suas habilidades com a bike se tornam ainda melhores e os desafios maiores, os pedais, que nada mais são peças da bicicleta com objetivo de dar estabilidade e posicionamento correto dos pés no peda, te ajudam a ficar ainda mais firme na bike, sendo essenciais para fazer longos percursos na estrada.

Ciclocomputadores

Se você deseja acompanhar seu desempenho na bike e fazer comparações, com esse acessório, é possível fazer tudo isso de forma prática. Os ciclocomputadores te ajudam a cronometrar suas pedaladas e ainda possuem informações sobre a sua frequência cardíaca.

ciclocomputador

Qual a melhor bicicleta para começar a pedalar?

Agora que você já entende tudo sobre os acessórios, ainda tem dúvidas sobre a melhor bike para iniciantes? Não se preocupe! Trouxemos algumas dicas básicas sobre bicicletas de diferentes modalidades para todos os ciclistas. Confira mais detalhes sobre algumas delas.

Começando pela bike urbana, esse modelo é ótimo para você que deseja fazer passeios em bairros, parques e praias. Ela não é recomendada para treinos e competições, pois é desenvolvida para que você possa usá-la em curtos trajetos com mais conforto.

Já a mountain bike é projetada para te levar a situações super radicais, ajudando a lidar com subidas íngremes, terrenos difíceis e estradas esburacadas. Hoje em dia, existem bicicletas no modelo MTB fabricadas com diferentes designs para agregar ainda mais personalidade.

As bikes no modelo speed, por sua vez, são projetadas para o ciclista que deseja manter uma velocidade ainda maior do que as bicicletas urbanas. Essas bicicletas possuem um design mais fino, voltado para equipamentos leves, que proporciona um alcance de velocidade ainda maior. Essas opções são mais adequadas para pedalar em asfalto, pistas de corrida e rodovias.

A gravel é um modelo versátil, que mistura o modelo speed com a mountain bike, ou seja, você que faz pedais mais longos no asfalto e nas pistas e ainda passa por estrada de terra pode usar esse tipo de bike para garantir a melhor performance independente do terreno.

Agora que você conheceu os modelos principais de bicicletas e já sabe qual delas é a melhor opção para sua necessidade, confira o próximo tópico para saber como dar um up na sua bike.

Como deixar a bicicleta mais bonita?

Para deixar a bicicleta mais bonita, saiba que existem inúmeros equipamentos de ciclismo para trocar as peças existentes ou incrementar a magrela, como retrovisor, manopla, entre outros que são capazes de melhorar ainda mais seu desempenho e, é claro, estilo.

Além disso, para que sua bike esteja sempre impecável, certifique-se de fazer a higienização periodicamente. Hoje em dia você pode contar com itens de limpeza de bike que são desenvolvidos especialmente para deixar todas as peças super limpas e conservadas, garantindo ainda mais tempo de vida útil.

ciclistas na estrada

Então, curtiu o conteúdo sobre os acessórios para ciclistas iniciantes e algumas dicas exclusivas que preparamos especialmente para você ter experiências melhores sobre os pedais? Agora que você está preparado, é hora de começar a pedalar!

Deixe um comentário aqui embaixo, nós vamos adorar saber a sua opinião! Até a próxima!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Como ir para Aparecida do Norte de bike: prepare-se para a pedalada!

Diferença entre ciclovia e ciclofaixa: saiba mais sobre cada uma!

Próximo