fbpx

SRAM NX EAGLE 12v: Conheça esse grupo da SRAM!

Você já conhece os grupos de componentes da SRAM? Essa é uma marca americana que tem crescido muito no Brasil há algum tempo. Por ser uma marca de alcance mundial, ela está em constante rotação, inovando sempre em seus produtos.

Considerando que um bom kit de engrenagens pode fazer a diferença no peso da bicicleta e, assim, influenciar diretamente na sua performance. É natural nos preocuparmos com as características de cada grupo.

Atualmente, a SRAM conta com diversos grupos em quatro coleções diferentes para mountain bikes: AXS, EAGLE, DUB, BRAKES. Cada uma dessas coleções possuem características diferentes e são produzidas com base em um público diferente.

Nessa pegada, um dos novos grupos que lançamos pela marca é o SRAM NX EAGLE 12 velocidades. Um grupo que tem um cassete com relação 11-50 dentes, além de ser compatível com freehubs estriados de 8, 9 e 10 velocidades.

Ou seja, trata-se de um kit com algumas especificações que determinam muito bem qual tipo de público a SRAM deseja alcançar. Vamos entender um pouco melhor sobre esse grupo, quais são suas características, vantagens e desvantagens? Entenda.

Um grupo mais econômico

Com a tecnologia Eagle, é possível dizer que a  SRAM revolucionou o mundo das mountain bikes. A partir do desenvolvimento do cassette com 50 dentes, com grande conjunto de marchas, muita coisa mudou.

Os grupos High End da SRAM são reconhecidos por possuírem tecnologia de ponta e estarem aptos para os mais diferentes tipos de desafios. No entanto, com a criação do grupo SRAM Egle NX 12v, a SRAM conseguiu manter a qualidade, porém, com um preço mais acessível.

Esse é um grupo mais econômico da marca. Com certeza é mais acessível que os tradicionais GX ou X01. No entanto, a tecnologia que acompanha cada um desses grupos segue o mesmo padrão.

A tecnologia Eagle, segundo a próprio Sram, deve ser classificada como silenciosa, simples, durável, prática e leve. Ou seja, mesmo com um preço mais em conta, espera-se um grande desempenho do NX.

Qual é o foco da SRAM com esse lançamento?

Um dos grandes objetivos da SRAM ao lançar do NX é de, justamente, ter um alcance maior de público. Como os componentes da marca costumam ser tratados como itens de elite, eles acabam sendo acessados por um público mais seleto.

Porém, ao baratear o NX, ele se torna um grupo que atinge uma maior parte dos ciclistas. Além disso, cada um dos componentes do grupo pode ser utilizado com toda o grupo Eagle, o que também facilita na hora de montar sua bike.

Sou iniciante, o NX funciona para mim?

Se você está iniciando no pedal, o SRAM NX é uma excelente opção para você. Como dito anteriormente, ele é um grupo com tecnologia de ponta, mas possui preços mais acessíveis.

Ou seja, se você está dando suas primeiras pedaladas, mas quer fazer isso utilizando um Eagle, o NX pode ser a melhor opção. Mas, sabemos que nem só de vantagens se faz um grupo SRAM, não é mesmo?

Desvantagens do SRAM NX 12v

Por ser considerado um grupo de entrada, o SRAM NX é um pouco mais pesado que outros grupos da SRAM. Quando comparado com o GX, por exemplo, ele é 300g mais pesado. Talvez para um iniciante, esse peso não seja muito relevante, porém, para ciclistas em pedaladas longas, o peso é um diferencial importante.

Veja, na tabela abaixo, os valores de cada componente do NX, segundo a SRAM:

  • Câmbio           339g   
  • Cassete          651g   
  • Pedivela          705g   
  • Mudador         112g
  • Corrente         278g   

Como sabemos, o peso de cada componente é essencial para ter uma bike leve. Mas, como dito anteriormente, se o que você precisa é tecnologia de ponta, como a Eagle, o NX atenderá suas necessidades sem grandes problemas.

Onde comprar sua bike com o grupo SRAM NX?

Devemos lembrar que é possível diferenciar as linhas dos componentes SRAM em três categorias: entrada, intermediária e alto nível. Aqui na Bike Runners você encontra o NX, bem como componentes de outras linhas.

Acessando nossa categoria da SRAM, você encontra diversos componentes, peças kits e bikes completas, prontas para o pedal. Sempre com muita qualidade, resistência e procedência. Afinal, para nós, pedalar é um estilo de vida!

Ah, caso ainda restarem dúvidas sobre os grupos SRAM NX, temos uma sugestão especiail para você: assista nosso vídeo e confira a comparação de duas bikes soul, uma com os componentes GX e outra com componentes NX. Dá uma olhada:

Esperamos que esse post tenha sido útil na sua jornada no pedal. Para receber mais dicas como essa, continue nos acompanhando por aqui. Assim, você vai ter acesso a todo o conteúdo exclusivo que preparamos semanalmente para você.

Confira também o post que falamos sobre o kit básico que você precisa para pedalar em dias chuvosos.

Nos vemos no próximo post!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

4 dicas para escolher a bicicleta infantil ideal para seu filho

Manutenção de bicicleta: sugestões para evitar problemas!

Próximo