fbpx

Aplicativo Strava: o que é e como funciona?

O ciclismo é um esporte que tem ganhado novas caras, especialmente pelo surgimento de novas tecnologias. Um dos recursos desenvolvidos para proporcionar mais praticidade e facilidade ao ciclista é o aplicativo Strava, que faz parte da rotina de praticantes de atividades diversas, não apenas dos amantes de bike.

Já ouviu falar nesse app, certo? No post de hoje, você vai saber tudo sobre ele: o que é, como funciona, os benefícios de sua utilização e muito mais.

De modo geral, trata-se de um aplicativo voltado para atletas, gratuito, desenvolvido para registrar pedaladas, corridas, e compartilhar com os amigos. Muito acessível, ele conta com versões para os sistemas operacionais IOS e Android.

Quer saber mais? Então acompanhe a leitura, em seguida deixaremos um guia de como usufruir da plataforma e aproveitar de suas funções.

Vamos lá?

Strava: o aplicativo mais querido dos ciclistas

aplicativo strava registra o desempenho

Strava é um aplicativo de monitoramento de atividade física. Trata-se de um serviço grátis que permite monitorar e registrar caminhadas, corridas, pedaladas e outras atividades físicas.

Desse modo, o app é, sem dúvida, um dos recursos mais utilizados e adorados pelos ciclistas Mountain Bikers, corredores e triatletas, justamente pela praticidade e funcionalidade que apresenta.

No caso dos ciclistas, o software vai além: não se trata de um mero medidor de desempenho, mas sim de uma rede social completa, que permite comparar o desempenho com os amigos, registrar metas pessoais e até entrar no ranking mundial do pedal.

O software é integrado ao sistema de GPS (o qual mencionamos no post anterior “GPS para bike: aprenda a utilizar esse recurso no pedal”), o que permite funcionamento até mesmo sem acesso à rede de internet. Sua compatibilidade vai para dispositivos IOS e Android.

Como o Strava funciona para o ciclista?

aplicativo conectado com gps

Funcionalidade é a palavra que melhor define o aplicativo. Como visto anteriormente, ele é integrado ao Microcomputador com GPS, desta forma, é capaz de coletar dados como distância, velocidade média, velocidade máxima atingida, altitude acumulada, batimentos cardíacos, rota no mapa, entre outros.

Ao coletar todos esses dados, o Strava registra o desempenho do ciclista e cria um histórico de pedaladas. Isso é muito útil para que tenhamos uma visão panorâmica de nossa performance no pedal.

O objetivo do app é oferecer uma plataforma na qual o atleta possa criar um perfil, planejar suas rotas e verificar seu desempenho. E tudo isso com um plus: é, ainda, possível conhecer pessoas que compartilham da mesma afinidade e treinam na sua região.

Fazer amigos é um diferencial do Strava. Sua facilidade em formar grupos de ciclistas e garantir um relacionamento exclusivo à atividade faz dele uma rede social inovadora: você conhece pessoas com os mesmos gostos, que podem pedalar com você ou disputar o melhor desempenho.

Além disso, é possível seguir atletas famosos e conhecer os seus treinos.

aplicativo strava

Veja como funciona:

  1. Registro de atividade, sincronizando seu celular a um GPS para bike;
  2. Upload da atividade, após o treinamento;
  3. É possível analisar o desempenho do seu treino e ainda compartilhar e comparar com de outras pessoas.

Vantagens de se cadastrar no Strava

Quem usa o aplicativo não tem muito do que se queixar. A ferramenta é bastante útil para quem deseja ter um controle da rotina de exercícios, e acompanhar o desenvolvimento e aperfeiçoamento ao longo dos treinos.

Após finalizar cada atividade, é ainda possível compartilhar a performance nas redes sociais, como Twitter e Facebok, para que os amigos e familiares também acompanhem a sua conquista.

A plataforma ainda apresenta pacotes com conteúdos exclusivos aos assinantes premium.

Strava Pago (Strava Summit)

Para quem deseja explorar mais os recursos da ferramenta, o Strava oferece algumas funções adicionais, que são adquiridas por meio do Strava Summit.

O Strava Summit é um serviço que oferece três tipos de pacote: treinamento, segurança e análise. Veja um pouco sobre cada um:

1. Análise de progresso: este recurso permite controlar o nível de treino para potencializar a performance no esporte, assim como avaliar a evolução, tomando como base o gráfico Fitness e Freshness;

2. Segurança: o recurso “safety” permite o compartilhamento de rota em tempo real. Dessa forma, se houver algum problema, os contatos podem facilmente encontrar a localização do ciclista e ir ao resgate

3. Treinamento: essa funcionalidade apresenta opções de treinamento básico. São programas desenvolvidos para te ajudar em situações específicas, como bater seu recorde em uma subida ou aumentar o ritmo.

E aí, este post foi útil para você? Deu para entender melhor sobre o aplicativo Strava, tal como suas funcionalidades e vantagens? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Se você é ciclista e está querendo começar o aplicativo, junte-se ao grupo da Bike Runners no Strava, você é muito bem vindo para pedalar conosco!

Para saber mais sobre bikes, confira outros posts aqui, em nosso blog. Temos muito conteúdo feito especialmente para ciclistas que são apaixonados por bike! O blog da Bike Runners oferece muitas dicas e informações quentinhas que, com certeza, fazem toda diferença!

Até a próxima!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Previous

Escolhendo o suporte certo para transporte de bicicletas

Quais as modalidades de bike existentes e suas diferenças?

Next