fbpx

Aplicativo Strava: saiba como usar e como funciona a nova atualização!

O ciclismo é um esporte que está sendo reinventado a cada dia, especialmente pelo surgimento de novas tecnologias. Um dos recursos desenvolvidos para proporcionar mais praticidade e facilidade ao ciclista é o aplicativo Strava, que faz parte da rotina de praticantes de atividades diversas, não apenas dos amantes de bike.

De modo geral, trata-se de um aplicativo voltado para atletas, gratuito, desenvolvido para registrar pedaladas, corridas e para compartilhá-las com os amigos. Muito acessível, ele conta com versões para os sistemas operacionais IOS e Android.

Se você está aqui é porque é um amante do pedal, então já deve ter ouvido falar nesse app, certo? No post de hoje, você vai saber tudo sobre como usar o Strava, sua nova atualização e muito mais!

Quer saber mais? Então acompanhe a leitura, deixaremos um guia de como usufruir da plataforma e aproveitar de suas funções. Vamos lá!

Strava: o aplicativo mais querido dos ciclistas

Strava é um aplicativo de monitoramento de atividade física. Trata-se de um serviço gratuito que permite monitorar e registrar caminhadas, corridas, pedaladas e outras atividades físicas.

O app é, sem dúvida, um dos recursos mais utilizados e adorados pelos ciclistas Mountain Bikers, corredores e triatletas, justamente pela praticidade e funcionalidade que apresenta, mostrando rotas, o caminho percorrido e muitas outras coisas.

Quando consideramos os ciclistas, o software vai além: não se trata de um mero medidor de desempenho, mas sim de uma rede social completa, que permite comparar o desempenho com os amigos, registrar metas pessoais e até entrar no ranking mundial do pedal.

Imagem com ciclista andando em bicicleta em estrada com diversas árvores

O software é integrado ao sistema de GPS, o que permite funcionamento até mesmo sem acesso à rede de internet. Sua compatibilidade vai para dispositivos IOS e Android.

Se você ainda não sabe como usar o GPS para bike, temos um conteúdo completo, confira!

Como o Strava funciona para o ciclista? Bike Runners explica!

Funcionalidade é a palavra que melhor define o Strava. Como visto anteriormente, ele é integrado ao ciclocomputador com GPS, dessa forma, é capaz de coletar dados como distância, velocidade média, velocidade máxima atingida, altitude acumulada, batimentos cardíacos, rota no mapa, entre outros.

Ao coletar todos esses dados, o Strava registra o desempenho do ciclista e cria um histórico de pedaladas. Isso é muito útil para que tenhamos uma visão panorâmica de nossa performance no pedal.

O objetivo do app é oferecer uma plataforma na qual o atleta possa criar um perfil, planejar suas rotas e verificar seu desempenho. E tudo isso com um plus: é, ainda, possível conhecer pessoas que compartilham da mesma afinidade e treinam na sua região.

Fazer amigos é um diferencial do Strava. Sua facilidade em formar grupos de ciclistas e garantir um relacionamento exclusivo à atividade faz dele uma rede social inovadora: você conhece pessoas com os mesmos gostos, que podem pedalar com você ou disputar o melhor desempenho. Além disso, é possível seguir atletas famosos e conhecer os seus treinos.

E para deixar tudo ainda melhor e mais otimizado, o aplicativo teve uma atualização recente. Ela trouxe alguns diferenciais e muito mais facilidade na hora de usar seus recursos!

Como usar o Strava? Conheça o app e suas novas atualizações!

Se você ainda não usou ou ainda tem dificuldades, separamos algumas instruções que podem ajudar. Além disso, a atualização pode ser um pouco confusa para quem não tinha o hábito de marcar o momento do esporte.

Vale lembrar que alguns recursos, senão a maioria, que chegaram como novidade são exclusivos de quem tem o modelo pago. Mas isso não impede o ciclista de usufruir do primeiro mês grátis para decidir, então, se deseja continuar a ter a praticidade que o aplicativo proporciona.

Para quem deseja ter muitos recursos disponíveis para acompanhar todo o seu treinamento físico, além dos outros benefícios sociais que o aplicativo permite, o ideal é optar por fazer a assinatura no aplicativo.

Desembolsando um pouco mais mensalmente, você tem, ao seu dispor, muitas informações mais além do que já possuía. Em suma, as funcionalidades que existiam e que são novidades são:

Análise de progresso

O recurso “Análise do progresso” permite controlar o nível de treino, você pode optar por algo de alta intensidade, potencializando o exercício, ou deixar mais leve. Além disso, ele também permite avaliar a evolução do seu tempo treinando, tomando como base o gráfico Fitness e Freshness.

Segurança

O recurso “safety” permite o compartilhamento de rota em tempo real para qualquer contato que deseja. Dessa forma, se houver algum problema, como acidentes, imprevistos de equipamento e outras coisas, os contatos podem facilmente encontrar a localização do ciclista e ir ao resgate

Treinamento

Essa funcionalidade apresenta opções de treinamento básico. São programas desenvolvidos para te ajudar em situações específicas, como bater seu recorde em uma subida ou aumentar o ritmo.

Explorar

Um novo recurso já é mostrado, que são os novos segmentos, o explorador de rotas. Nesse explorador, mostram quais são as rotas mais utilizadas que se encontram próximas ao ciclista.

Mão de uma pessoa configurando aplicativo strava em celular preso em guidão de bicicleta

É possível mudar a localidade de onde você se encontra, adicionando o local que deseja visualizar, mostrando, assim, quais são os percursos mais conhecidos, geralmente os três principais, e utilizados por quem pratica o ciclismo na região, ou corrida.

E se deseja ter um percurso totalmente novo feito por você, basta abrir o mapa e selecionar, ou seja, desenhar na tela, aproximadamente, a rota que deseja fazer. Assim, o aplicativo reconhece e calcula a distância e elevação desse novo modelo que você fez.

O mais legal é que pode tornar o percurso público ou deixar como uma opção pessoal, então, apenas você verá o novo caminho.

Ainda, é possível escolher a quilometragem que deseja percorrer, por meio de um filtro que mostra quais são as rotas que podem ser percorridas. Também há a opção de filtros por tipo de elevação, caso deseje algo mais plano ou mais montanhoso, assim como tipo de superfícies, optando entre pavimento, estrada de terra, entre outras coisas.

Depois de tudo isso, basta clicar no “Usar rota” e começar o seu pedal usando como base tudo o que o aplicativo proporcionou.

Além do que já foi dito, há outras praticidades do aplicativo, tais como:

  • Registro de atividade: possível através de uma sincronização do seu celular a um GPS para bike;
  • Upload da atividade: feito após o treinamento;
  • Avaliar e comparar o desempenho de treino com outras pessoas.

E se o medo é de não saber como usar o Strava offline, não deve existir preocupações. O app pode ser utilizado sem internet, afinal não são todas as pessoas que conseguem ligar a rede móvel ou que estão em locais que podem gerar esse tipo de sinal.

Quem usa o aplicativo não tem muito do que se queixar. A ferramenta é bastante útil para quem deseja ter um controle da rotina de exercícios e acompanhar o desenvolvimento e aperfeiçoamento ao longo dos treinos.

Segmento Local Legends: um novo desafio para ser coroado como lenda!

Para poder se tornar uma lenda ou um rei dos novos desafios, é essencial ser assinante. O segmento “Local Legends” foi criado com o intuito de fazer com que os desportistas registrem a maior quantidade de atividades no tempo de 3 meses.

Imagem com ciclista andando rapidamente de bicicleta com roupas adequadas para a prática em local arborizado

Além de incentivar o lado competitivo das pessoas, o novo recurso as incentiva a ter mais disciplina e resistência, trabalhando a consistência.

O design do lançamento trouxe a coroa de louros, homenagem que, na Antiga Roma, era concedida aos melhores generais, aqueles que traziam grandes conquistas para a civilização.

Aqui, qualquer um pode ser uma lenda, já que a todo tempo os usuários do Strava estão marcando suas rotas, seus novos desafios e acumulando pontos com as atividades já realizadas dando o lugar às novas.

E aí, o que achou desse novo segmento? Ideal para aumentar a constância, a disciplina e, claro, o desempenho, não é? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Se você é ciclista e está querendo começar o aplicativo, junte-se ao grupo da Bike Runners no Strava, você é muito bem vindo para pedalar conosco!

Para saber mais sobre bikes, confira outros posts aqui, em nosso blog. Temos muitos conteúdos feitos especialmente para ciclistas que são apaixonados por bike, oferecemos muitas dicas e informações que, com certeza, fazem toda diferença!

Até a próxima!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Bike registrada: para que serve e como funciona? Bike Runners explica!

Gravel bike: conheça a bicicleta para trilha e asfalto

Próximo