fbpx

Suplemento para ciclista: quais os melhores e por que usá-los

Quando você inicia em uma prática esportiva ou busca se aperfeiçoar e desenvolver nela, a alimentação é parte crucial do seu treinamento. Para balancear o consumo de vitaminas, nutrientes e proteínas, muitas vezes é preciso ir além da alimentação e recorrer a concentrados.

No mundo da bike, há diversas opções de suplemento para ciclista, para que os atletas e praticantes do pedal tenham todos as substâncias necessárias para atingir performances cada vez melhores.

Mas, como o nome já diz, esses produtos funcionam como complemento alimentar, para suprir algum componente que esteja defasado em sua alimentação. Por isso, conte sempre com o acompanhamento de nutricionista para seguir a dieta mais adequada a você e escolher o melhor suplemento à sua necessidade.

Para que você entenda melhor os tipos de suplemento alimentar para ciclista que existem no mercado, a Bike Runners fez um levantamento profundo de informações. Assim, nosso intuito é explicar um pouco melhor sobre as possibilidades. Mas lembre-se: cada indivíduo possui necessidades singulares, conte com um profissional da saúde para te auxiliar na dieta!!

Agora, que tal entender melhor como os suplementos podem auxiliar sua performance e por que eles podem fazer a diferença no seu condicionamento físico? Vamos lá!

Quando e por que usar suplemento para ciclista?

Como já explicamos, os suplementos alimentares servem para complementar uma dieta balanceada e suprir necessidades nutritivas que estejam defasadas. Mas será que qualquer amante da bicicleta deve inserir os suplementos na alimentação?

De uma forma geral, a resposta é não. Se você pedala corriqueiramente, não faz percursos muito longos ou de alta intensidade, optando pela bike como meio de transporte ou de lazer, provavelmente não terá déficits nutritivos, caso mantenha uma alimentação balanceada.

No entanto, aqueles que buscam aperfeiçoar a performance sobre as duas rodas, percorrer caminhos longos e aumentar a intensidade do pedal, podem precisar de uma complementação de proteínas e carboidratos. É aí que entram os suplementos alimentares!

Mas, para iniciar o consumo desses complementos, é preciso seguir as orientações e contar com o acompanhamento de um nutricionista. Apenas os profissionais da saúde serão capazes de te passar a quantidade correta e o melhor suplemento para as suas necessidades nutritivas.

Qual o melhor suplemento para ciclista? Conheça as opções!

Na hora de buscar os suplementos alimentares, é importante ter em mente que as necessidades nutritivas do corpo são diferentes antes, durante e após a prática esportiva. Por isso, dividimos nossa lista de complementos seguindo o momento de consumo. Entenda:

Suplemento pré-treino para ciclista

Antes de começar a treinar, o ciclista precisa consumir uma reserva de nutrientes para ter bons níveis de energia durante a atividade física, aumentando sua resistência. Lembre-se que o nível varia de acordo com o seu condicionamento e a intensidade do percurso pedalando.

Leia mais: Treino intervalado no ciclismo: o que é e para que serve?

De uma forma geral, os melhores suplementos para antes do treino são compostos por carboidratos e cafeína, sendo que alguns podem contar até com aminoácidos. O importante é que eles sejam de fácil digestão e forneçam a energia necessária adequada ao seu gasto e consumo durante o pedal.

Ótimas opções para consumir antes de subir na bike são a Creatina, que auxilia no aumento da energia durante o treino, e o BCAA, o qual diminui o cansaço e aumenta a performance, além de auxiliar na manutenção da massa muscular.

É importante ressaltar que, seja o suplemento ou um alimento/refeição de pré-treino, o consumo deve acontecer entre 30 a 40 minutos antes da atividade física, para ser absorvido pelo organismo e evitar problemas digestivos.

Suplementos durante o treino para ciclista

Durante a prática esportiva de baixa intensidade ou treinos não muito longos, de até 1 hora, se você tiver se alimentado corretamente antes da prática esportiva, a hidratação constante já é suficiente para ter bons resultados. Então não esqueça a sua garrafinha!

Mas, caso seus treinos sejam mais intensos ou longos, pode ser preciso repor o seu estado de energia, com eletrólitos e carboidratos. Por isso, os suplementos líquidos ou em gel são a melhor opção para pedalar nesse momento.

Consumindo um gel de carboidrato durante o treino, você repõem a energia e não precisa descer da bike para ingeri-lo. Se quiser uma opção mais natural, pode optar pela água de coco, excelente para a hidratação e reposição de sódio. As bebidas isotônicas também são uma ótima pedida no meio da atividade.

Suplemento pós-treino para ciclista

Após ter pedalado bastante e praticado suas técnicas e estratégias em cima do selim, é importante recuperar os níveis de carboidrato e ingerir proteína, para a recuperação dos músculos de forma adequada.

Leia mais: Qual o melhor selim para MTB?

Nessa fase, os suplementos auxiliam no aumento da síntese proteica, evitando que você perca massa magra e possibilitando a construção muscular. Por isso, é preciso ingerir os alimentos corretos em até duas horas, para garantir a recuperação da massa magra.

Assim, um suplemento pós-treino muito popular é o Whey Protein. Ele é composto por proteínas do soro do leite, o que é excelente para a recuperação e composição muscular. Outra ótima opção é o BCAA (que já apareceu no pré-treino), que também auxilia na recuperação das fibras que foram “quebradas” durante o treino.

A Glutamina é um aminoácido excelente para ser consumido após o treino também, pois, além de recuperar os músculos, pode auxiliar no aumento da imunidade e da saúde como um todo.

Como todo assunto relacionado à saúde é super sério, voltamos a ressaltar: os suplementos não substituem a alimentação, mas a complementam! E, para encontrar o melhor complemento alimentar para você, é importante ter o acompanhamento de um nutricionista especializado para desenvolver seu plano alimentar!

Gostou desse conteúdo? Então acompanhe a Bike Runners nas redes sociais para ficar por dentro de tudo sobre o mundo do ciclismo e da bike. Até o próximo post!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Treino intervalado no ciclismo: aprenda a otimizar seu treinamento

Quero comprar uma bike. Ouvi dizer que a Soul é boa. E agora? Devo confiar?

Próximo