fbpx

Pedale sem Dor – Conheça os beneficios do Bike Fit para sua saúde

Você sabe o que é bike fit? Será que é necessário um bike fitting na sua bicicleta para melhorar o seu desempenho realizando o exercício? Entenda o que é essa técnica e como ela pode ajudar você a pedalar muito melhor.

O que é bike fit?

Resumindo em poucas palavras, o bike fit é o ajuste personalizado da bicicleta conforme a necessidade do ciclista e altura/formato do seu corpo, para que ele consiga pedalar de uma maneira mais confortável e ter um melhor desempenho à longo prazo.

É importante que esse procedimento seja feito com um profissional, pois ele, além de ajustar a sua bicicleta perfeitamente e com maior segurança, ainda pode tirar algumas dúvidas, como qual o melhor quadro para você, que tipo de bicicleta é ideal para cada tipo de terreno que será percorrido, qual a altura ideal do selim e guidão, etc.

Não existe uma posição padrão para pedalar, a sua postura em cima da bicicleta dependerá do seu objetivo. Um ciclista profissional que participa de corridas preferirá ganhar velocidade, então optará por uma posição que seja mais aerodinâmica e que permita atingir maiores velocidades em menos tempo.

posicao-bike-speed-bike-fit

Já um ciclista mais casual ou que quer apenas se exercitar de forma leve, pode querer uma posição de que cause mais conforto e que permita pedalar por mais tempo. O ideal é que se mantenha um equilíbrio entre velocidade e conforto.

O bike fit é indicado para qualquer tipo de ciclista e bicicleta. O ideal é que se faça de forma frequente e enquanto estiver pedalando, para que se consiga encontrar a posição ideal para você e que esteja de acordo com o resultado pretendido.

Um outro sinal de que a sua bicicleta precisa ser regulada é quando o seu corpo passa por alguma alteração, seja a perda ou ganho de peso. Até mesmo lesões e outros problemas podem fazer com que você precise repensar o modo com que conduz a sua bike.

É possível fazer a medição do bike fit utilizando materiais mais modernos como softwares ou simuladores que buscam reproduzir o ciclo de caminhada feito pelo usuário. Entretanto, existe ferramentas mais antigas como o goniômetro, prumo ou a clássica trema que também trazem resultados fiéis.

Como é realizado o Bike Fit?

A medição é feita em várias etapas. Na primeira, o ciclista precisa fazer um agendamento com um profissional de segurança, o qual ele passará por um simples diálogo que tem como objetivo conhecer mais sobre o ciclista e ter um histórico de lesões, dores e modo padrão como aquela pessoa pedala.

medicao-bike-fit

Depois, a bicicleta será medida e então o ciclista fará uma pedala de teste em um simulador para que o profissional possa coletar os dados e informações necessários. Inicia-se a parte prática, onde serão feitas as alterações necessárias na bicicleta como ajustes dos taquinhos da sapatilha, altura do canote, selim, mesa, guidão e demais ajustes e mudanças que forem necessárias.

É feita uma gravação da bicicleta antes dos ajustes e comparada com o modelo atual. É importante que o ciclista volte 30 dias após as mudanças para informar se houve algum problema.

É importante que se escolha um profissional de segurança para realizar esse procedimento, e para fazer isso, procure mais informações sobre a pessoa, tanto em redes sociais, tanto com amigos. O Ideal sempre é fazer Bike Fit com uma empresa certificada e sem duvidas a Bike Runners, autorizada Shimano, é referência em São Paulo e tem um dos melhores custos benefícios de toda a capital. Um bike fit mal feito pode causar ainda mais desconforto para você e até mesmo causar problemas de saúde.

Algumas pessoas procuram fazer um bike fit caseiro, o que é possível, mas é preciso tomar certos cuidados para que o processo não atrapalhe a sua pedalada e isso não é recomendado por especialistas.

profissionais bikerunners executando bike fit

O Profissional Guilherme da Bike Runners nos diz: “Para fazer um Bike Fit de qualidade, é preciso levar em consideração diversos fatores além de contar com a ajuda do próprio sistema Bike Fitting da Shimano. Saber coletar as medidas com precisão faz toda diferença no resultado, por isso sempre procure um centro autorizado”.

Outros recursos disponíveis para Bike Fit

É possível fazer esse procedimento com um aplicativo de celular chamado de “Fit Calculator” no qual ele fornece uma série de vídeos e calculadoras para definir as melhores medidas das partes da sua bicicleta conforme o seu sexo, altura, peso e tipo de bicicleta.

Mesmo sendo uma aplicação disponível apenas em inglês, é possível ser usado por qualquer pessoa, já que possui vários vídeos e imagens que ilustram bem tudo que deve ser feito e inserido no aplicativo.

O que achou do texto? Acha que está na hora de contratar um profissional para fazer um bike fitting? É muito importante que a sua bike se adeque com o seu modo de pedalar, altura e peso para que você consiga se exercitar de uma forma mais correta, confortável e não sofra com problemas de postura, coluna ou lesões em partes do corpo.

Previous

Grupos de Pedal: dicas e benefícios em participar

Camisas para ciclismo: como escolher?

Next