fbpx

O melhor cadeado para bicicleta: como escolher o mais adequado

Tão importante quanto investir em uma boa bicicleta é comprar um bom cadeado para garantir a sua segurança e não correr o risco de ter seu meio de transporte roubado.

O roubo de bicicletas não é algo novo e existe desde sempre, mas por conta da mobilidade urbana, cada vez mais pessoas passaram a usar a bike como meio de transporte, seja para locomoção ou como esporte, e o número de roubos furtos aumentou consideravelmente.

Então, para evitar dor de cabeça, alguns critérios são importantes e devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor cadeado para a sua bicicleta, como qualidade do material, quantidade de fechos e, claro, preço. Veja as nossas dicas e vire um expert no mundo dos cadeados para bike!

Para que serve o cadeado?

Essa pode ser uma pergunta meio óbvia, mas é importante saber para que serve e qual a sua necessidade para que seja levado em conta na hora de comprar. Como o nome mesmo já diz, o cadeado tem a função de prender, fechar ou fixar algo e está sempre associado à segurança.

No caso das bicicletas, os cadeados devem ser vistos como um investimento e não como um gasto, já que eles que vão te evitar dor de cabeça caso a bicicleta seja roubada. Afinal de contas, é mais barato comprar um cadeado e evitar um roubo do que comprar uma bicicleta nova, concorda?

É muito mais difícil identificar e rastrear uma bicicleta do que um carro, então isso facilita para que as bikes sejam um alvo mais fácil para os ladrões. Por isso, é muito importante contar com o máximo de segurança possível.

Quais os tipos de cadeados para bicicleta?

Existe uma infinidade de cadeados, dos mais variados preços, materiais e tamanhos. Conheça alguns tipos para te ajudar na hora de escolher o modelo mais indicado para você e sua necessidade:

Cadeado U-lock ou em U

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de cadeado é em formato de U – ideal para prender o quadro e a roda traseira da sua bicicleta. É considerado por alguns ciclistas um dos modelos mais seguros, além de muito prático. Talvez seja um pouco mais caro em relação a outros modelos, mas se você procura por proteção reforçada, esse é um bom investimento.

Cadeado de cabo de aço

Esse modelo de cadeado é mais leve e fácil de ser transportado, já que é feito de fios de aço trançados e revestidos por um tubo de plástico. Entretanto, por conta da sua flexibilidade, pode não ser tão resistente – o que facilita a vida das pessoas mal intencionadas na hora de pensarem em roubar sua bicicleta.

Cadeado dobrável

Fácil de usar e transportar, esse modelo é o mais indicado para quem procura por algo compacto. O formato desse modelo se assemelha bastante a um canivete, já que é todo dobrável e feito por várias placas metálicas ligadas com rebites.

Cadeado em corrente

Esse é um dos modelos mais conhecidos, e, mesmo se você não for ciclista, provavelmente já viu um desses por aí. É formado por por uma trava e longas correntes de metal, o que facilita na hora de levar na mochila, além de ter um comprimento maior que possibilita travar a bicicleta em qualquer lugar.

Critérios na hora de comprar o melhor cadeado

Agora que você já conhece alguns tipos de cadeado, já tem meio caminho andado na hora de escolher o seu, mas é bom levar em conta alguns critérios para te ajudar a fazer uma escolha certeira e sem erros.

Preço

Se você procura por um cadeado de qualidade, talvez seja melhor pagar um pouco mais por isso. Como já foi dito anteriormente, o cadeado deve ser visto como um investimento e não um gasto. De acordo com suas possibilidades, tente gastar o máximo possível para sua segurança.

Material

Dê preferência para cadeados que sejam mais resistentes e difíceis de arrebentar ou quebrar, como os de aço temperado.

Para os cadeados U-lock o ideal é que tenham mais de 13mm de espessura, quanto maior a espessura, maior a dificuldade que o ladrão terá na hora de tentar cortar com um alicate. Se você optar pelo modelo de corrente é bom que ele seja feito em aço temperado com mais de 15mm de espessura.

Tamanho

Esse também é um critério importante antes de fazer a sua compra. As travas menores são um pouco mais difíceis na hora de fechar, dependendo do local que você estacionar sua bicicleta, já que o espaço para prender pode não ser muito grande. Mas, ao mesmo tempo, são bem mais difíceis de serem quebrados, o que com certeza é péssimo para os ladrões.

Tipo de fechadura

Quanto mais difícil de arrombar, melhor, então dê preferência para os cadeados com fechaduras no centro, que são bem mais complicados para quebrar. Evite os cadeados de combinação, geralmente esses modelos são mais frágeis.

Quantidade de fechos

Quanto mais fechos o cadeado tiver, mais difícil será para o ladrão na hora de tentar arrombar sua bicicleta estacionada. Os modelos U-lock contam com 2 fechos, então são uma boa opção.

Onde prender sua bicicleta?

Tão importante quanto o cadeado que você usa, é o local em que você guarda sua bike. De nada adianta pagar caro em um cadeado e não se atentar ao local em que você a estaciona. Evite grades muito finas, pilastras ou postes baixos e árvores. O mais adequado é prender sua bike em locais fixos.

O ideal mesmo é guardar sua bike em estacionamentos com bicicletários, por oferecerem uma segurança maior. Mas caso precise estacionar na rua, é bom evitar locais mal iluminados ou ruelas com pouca movimentação e fluxo de carro e pessoas.

Prefira lugares movimentados como pontos de ônibus ou entradas de supermercados e lojas. Outro ponto de atenção nem importante é onde prender a bike, sendo o mais indicado grades grossas e bem fixas ao chão.

Investir em mais de um tipo de cadeado ou trava pode ser uma boa alternativa, já que quando se fala em bicicleta, todo cuidado é pouco. Se puder, invista em um cadeado U-lock combinado com uma trava de cabo de aço, são uma dupla infalível para roubos. O U-lock vai servir para prender o quadro e a roda traseira e o cabo de aço consegue travar o banco e a roda da frente. Nunca duvide da capacidade e esperteza de um ladrão!

Gostou das dicas? Agora com certeza vai ser muito mais fácil na hora de escolher o melhor cadeado para proteger sua bike. Deixe nos comentários qual o seu modelo favorito e, se tiver dúvidas, pergunte-nos – vamos adorar te responder!

Ah! Não deixe de acompanhar nosso instagram e blog para receber mais dicas como essa – em nossos canais, você confere tudo sobre o universo da bike!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Trilhas de bike: as melhores de todo o Brasil

Como ir para Aparecida do Norte de bike: prepare-se para a pedalada!

Próximo