fbpx

Descubra qual o melhor selim para MTB e melhore sua performance

Independentemente se você já é um praticante do Mountain Biking (MTB) ou se vê o esporte como uma nova aventura para incluir na sua rotina, é essencial que você saiba qual o melhor selim para MTB, a fim de melhorar seu desempenho nessa prática.

O seu condicionamento físico é um elemento essencial a ser considerado ao pensar em qualquer prática esportiva, seja para iniciá-la o u se aperfeiçoar. Quando a atividade relaciona-se ao ciclismo, isso é ainda mais importante.

Isso porque esse esporte envolve, por assim dizer, todos os músculos do nosso corpo e, consequentemente, exige muito de nós.

No entanto, não basta pensar somente no físico ao pedalar, mas também na qualidade da bike, nos equipamentos e acessórios que vão otimizar a experiência no pedal.

Pensando nisso, nós da Bike Runners preparamos algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor selim para sua bicicleta, que fará toda diferença na sua prática de MTB. Vamos lá!

Antes de escolher o banco, entenda melhor o que é o MTB

selim selle italia slr tm flow 2 trilho manganes preto

Antes de falar das especificidades desse esporte, é preciso que fique claro para você o que é, de fato, o Mountain Biking.

Conhecido pela denominação em inglês, o Ciclismo para Montanha não necessariamente deve ser praticado em regiões montanhosas, mas em percursos com irregularidades e obstáculos, em ambientes naturais ou até urbanos.

Você pode praticá-lo em estradas de terra, fazendas, sítios, trilhas e, claro, trilhas montanhosas. Ou seja, não é preciso ir muito longe para achar o espaço ideal para a prática do MTB.

O Mountain Bike tem, caso você não saiba, algumas modalidades que exigem equipamentos diversificados e proporcionam experiências diferentes. Uma delas é a Down Hill, que garante a adrenalina pela velocidade na realização dos percursos.

Outra modalidade, a Cross Country, tem percursos em estradas de terra ou até mesmo no asfalto. Por conta disso ela se popularizou muito no Brasil, visto que temos bastante espaços assim e uma oferta menor de trilhas longas.

É legal notar também que esse esporte testa a sua resistência e auto-suficiência quase no limite. Quando você busca por espaços afastados para a prática, mesmo que não esteja sozinho, precisará saber como resolver eventuais problemas técnicos ou com você mesmo.

Se está começando, procure não sobrecarregar o seu corpo – mas pode se arriscar, beleza? – nem ir em regiões muito isoladas, para o caso de precisar de algum tipo de ajuda.

Aos praticantes de MTB, invista sempre em melhorias para você e seus equipamentos. Assim você consegue se aperfeiçoar cada vez mais e melhorar seus resultados – quem sabe até se tornar um profissional?

A Mountain Bike vai além de rodas grandes – Entenda!

selim looking essenza athetic gel

Quando chegar a hora de procurar a bicicleta adequada para a prática de MTB, não pense que basta escolher uma bike grande, pois existem diversas modalidades de bike. A MTB é uma delas e tem várias especificidades. Vamos conferir?

Os pneus são um item importante. Eles tendem a serem grandes e terem bastante cravas para garantir conforto e segurança. Isso porque as cravas vão aderir melhor às vegetações, pedras ou até lama que estejam no caminho e diminuir as chances de acidentes.

Além disso, é preciso dar atenção ao sistema de amortecimento da sua MTB. Cada modalidade pede um tipo diferente, para que a bike seja mais veloz ou suporte maior impacto, de acordo com o terreno.

Não se esqueça de que esse modelo de bike é mais pesado geralmente. Por conta dos equipamentos e acessórios que são capazes de carregar, as MTBs podem chegar a ter 16kg.

Já que estamos falando das características de uma modalidade de bike destinada a um esporte de impacto e resistência, um fator importante a se acrescentar nesse check-list é o conforto – e é aí que temos que pensar no selim adequado!

Conforto e performance no MTB: escolhendo o selim ideal

selim selle royal freeway fit relaxed unissex preto

Para que você tenha conforto em um esporte que te desafia em situações desconfortáveis, e ter um bom desempenho nesses percursos, o banco precisa estar adequado a você e ao MTB. Por isso, elencamos alguns aspectos que devem ser levados em conta antes da compra.

A curvatura do equipamento é um dos pontos-chave. Selins muito retos não permitem um bom encaixe do quadril e, como consequência, dificulta na mobilidade na hora de pedalar. Opte por modelos mais curvos para que a ativação da sua musculatura seja bem distribuída.

O banco aberto também é um boa opção para a escolha da sua MTB. Esse modelo permite melhor circulação na região do assoalho da pelve do que os selins que são fechados.

Outro aspecto super importante é a largura do banco. É preciso que os dois ossos do seu ísquio, o ponto de contato do seu quadril com a bike, estejam apoiados no banco. Assim você tem mais sustentação, conforto e uma circulação melhor.

Levando em conta esses três pontos que levantamos, você consegue encontrar o selim mais adequado para praticar o Mountain Biking e não errar na hora da compra.

Agora você já tem as informações necessárias para escolher uma bicicleta confortável e de qualidade, está pronto para adquirir ou desenvolver um grande desempenho nessa nova ou velha aventura!

Até o próximo post.

Previous

Coronavírus – previna-se, vá de bike!

Cuidados com a corrente da bike: como lavar e lubrificar

Next