fbpx

Grupos de Pedal: dicas e benefícios em participar

Você sabia que participar de grupos de pedal pode ser uma maneira divertida de se exercitar e fazer novas amizades? Além de não ter nenhum custo, você poderá aprender dicas de como se exercitar melhor.

Neste post, falaremos um pouco sobre grupo de pedais, além de dicas de como criar ou participar de uma dessas comunidades e usufruir de todos os benefícios que o ciclismo em grupo pode oferecer!

Conhecendo os grupos de pedais

É importante ter em mente que cada grupo de pedal possui as suas próprias regras. É possível encontrar grupos mais liberais, que apenas querem juntar amigos para andar de bike, enquanto existem outros que são mais engajados com o esporte e buscam melhorias para a cidade ou outras reivindicações.

Em todo o caso, conheça bem os participantes e a missão que o seu grupo de ciclismo possui, assim, você poderá decidir se ele combina com a sua personalidade e o que você procura com o esporte, o que consequentemente fará você se divertir muito mais.

Em cidades grandes, é mais fácil encontrar uma variedade de grupos de ciclismo, enquanto que em cidades pequenas esse índice é um pouco menor, fazendo com que os grupos se tornem mais fechados ou as reuniões sejam em eventos específicos envolvendo o ciclismo.

 

grupo-pedal-tatuape

De qualquer forma, é possível até mesmo criar o seu próprio grupo, já que não é preciso nenhum investimento para isso (não contando com a própria bicicleta e materiais de segurança), apenas reunir pessoas que têm os mesmos propósitos que você.

Benefícios ao entrar em grupos de pedais

Participar de um grupo de pedais é uma atividade enriquecedora, pois garante uma série de benefícios que podem ser sentidos já no primeiro dia, ou a partir do momento que as pedaladas se tornem um hábito.

Ao pedalar com ciclistas mais experientes, você poderá absorver dicas e experiências valiosas de quem já possui um bom tempo praticando esse e outros exercícios. Você também poderá observar se eles possuem um jeito próprio de pedalar ou se fazem alongamentos ou ingerem alimentos diferentes para potencializar a experiência.

Sendo um clássico benefício das atividades feitas em grupo, se exercitar com outras pessoas aumentará o seu círculo social, já que você manterá um contato frequente com pessoas que possuem pelo menos uma característica em comum com você. Além disso, se você for uma pessoa tímida, essa pode ser a melhor hora para começar a se soltar.

grupo-ciclismo

Muitos ciclistas acabam desistindo ainda na primeira semana de treino, pois se sentem desmotivados a manter uma frequência de esportes. Ao entrar em um grupo de pedais, você se sentirá mais motivado para ir, pois existirão outras pessoas que contarão com a sua presença, fazendo com que o evento vire um compromisso com você mesmo e com os outros.

E se o seu grupo de ciclismo for engajado com o bem-estar da comunidade da sua cidade? Vocês poderão lutar juntos pela melhoria e criação de ciclovias, maior sinalização da cidade e até mesmo estimular outras pessoas a praticarem esportes.

A própria ação de andar de bicicleta pode trazer vários benefícios, já que esse exercício físico reduzem o risco de obesidade e ajudam a controlar o peso ideal, já que aumenta o metabolismo corporal e ainda enrijece os músculos.

Doenças cardiovasculares como pressão alta, derrame e ataque cardíaco também podem ser evitado com a prática de exercícios físicos. Estudam ainda apontam que pessoas que pedalam para chegar ao trabalho ficam menos expostas à poluição do que as que vão de carro ou transporte público.

Encontrando grupos de pedais

A primeira e mais rápida forma de encontrar grupos de ciclistas é pela internet. Experimente pesquisar no facebook “grupo de ciclismo + o nome da sua cidade” assim é possível encontrar comunidades online e de lá extrair mais informações sobre o projeto.

pesquisa-grupo-pedal

Também é possível conversar com amigos e vizinhos para descobrir grupos que não sejam tão ativos na internet. Caso não encontre, dá pra criar o seu próprio grupo, convidando pessoas que queiram começar a praticar algum esporte, amigos, família, fazendo publicações em redes sociais e até mesmo perguntando em academia e ginásios por pessoas interessadas na atividade.

Existe um aplicativo chamado “Loop Bikes”, no qual os usuários podem pesquisar por grupos de ciclismo em sua região ou até mesmo conhecer novos grupos caso viagem para outros locais e queira continuar com as pedaladas.

Assim conhecendo um pouco sobre sobre como funcionam os grupos de pedais, entendendo alguns dos benefícios de participar de um grupo além de saber como criar o seu, é uma ótima maneira de ter um incentivo e contato maior com o esporte, além de fazer novas amizades e conhecer um pouco mais sobre a sua própria cidade.

Sugestão do BR Ciclismo

Ainda não faz parte de nenhum grupo de pedal e não se aguenta mais de tanto que quer começar logo a pedalar pelas ruas de São Paulo, deixe-nos apresentar o Pedal Tatuapé, zona leste de Sampa. Estão sempre recebendo gente nova e é sem duvida um dos melhores grupos de pedais da capital. Também estão no Facebook.

pedal-tatuape

Além do Pedal Tatuapé existem vários outros grupos na capital paulista, alguns deles são: Zona Sul, Pedal Paulista. Zona Norte, Pedal ZN. Zona Oeste e Sampa Bikers.

Diga de qual grupo de pedais e a cidade em que você pedala, por quanto tempo já prática este esporte altamente benéfico para a saúde física e mental. Qual o seu recorde de quilômetros pedalados? Faça seu comentário.

Previous

Como Planejar seu Primeiro Passeio de Bicicleta de Estrada

Pedale sem Dor – Conheça os beneficios do Bike Fit para sua saúde

Next