fbpx

Roupas para pedalar: descubra quais são essenciais!

Antes de conhecer os tipos de roupas para pedalar, imagine a seguinte situação: duas pessoas da mesma idade e tipo físico saíram para pedalar partindo do mesmo ponto. Uma delas usando roupas e acessórios adequados, a outra com roupas normais.

Neste trajeto, os ciclistas se depararam com estradas de terra e esburacadas, além de chuva, vento e, no final do percurso, uma grande incidência de sol. Agora, avalie metodicamente: qual dessas duas pessoas teve mais segurança, conforto e proteção durante o circuito? A que estava com as roupas apropriadas ou a que estava com roupas de usar no dia a dia?

Pois é, o ciclista que usou roupas próprias para ciclismo garantiu aspetos essenciais! Nós te contamos essa breve história apenas para ilustrar a importância de usar roupas adequadas ao pedalar, tendo em vista que possuem muito mais do que valor estético, elas carregam a proteção necessária contra ferimentos causados por ações climáticas e os mais difíceis tipos de solo.

Continue a leitura deste post e conheça os principais tipos de roupas para pedalar e algumas dicas de como escolher aquelas que mais se adequam à sua necessidade.

Proteção e segurança: Camisas para Ciclismo

Como sabemos, as peças de roupas para ciclismo são fabricadas com o objetivo de promover conforto ao ciclista. Mesmo com um design justo que aparenta ser desconfortável, os itens provam facilitar durante o trajeto.

Os tecidos usados na fabricação das Camisas para Ciclismo permitem que a pessoa tenha muito mais liberdade e conforto ao se movimentar. Além disso, funciona como um item de identificação, o que muitas vezes pode ser útil no trânsito.

Essas peças geralmente contam com bolsos na parte traseira que permitem carregar snacks ou smartphones durante a aventura, por exemplo. Alguns desses modelos ainda possuem zíper frontal inteiramente na parte da frente, e outros, apenas até na metade do peito para auxiliar a ventilação.

Existem no mercado variadas camisas para ciclismo com barras de silicone nas mangas e também na cintura, ajudando 100% na fixação ao corpo e evitando que a peça se mova durante a pedalada. Uma dica para escolher a camisa de ciclismo ideal é buscar aquela que possui diferentes combinações de tecidos para melhorar a ventilação do corpo.

camisa-freeforce-led-preta

Bermudas para Ciclismo: movimentos precisos e confortáveis

As Bermudas para Ciclismo mais adequadas são aquelas que protegem o ciclista contra os impactos comuns e que ainda o auxilia durante os movimentos. Por isso, essas peças devem conter forro acolchoado com espuma e ter densidade variada ou em gel.

Curiosidade: algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao uso de roupas íntimas ao usar bermuda para ciclismo. A resposta é relativa: é mais adequado não utilizar roupas íntimas sob a bermuda, tendo em vista que o atrito na pele pode causar desconforto. No entanto, isso não é um fator decisivo, vale a pena realizar testes.

No processo de fabricação das bermudas, os tecidos escolhidos são os mais adequados para oferecer uma melhor evaporação do suor e para promover mais leveza. Assim, o atleta consegue ir muito mais longe. E tem mais:

Alguns modelos de bermudas contam com ação térmica, ou seja, mantém a temperatura do corpo, sendo adequadas também para os dias mais frios. E por oferecerem ação antibacteriana, evitam a proliferação de bactérias que causam mau odor.

Para escolher a bermuda de ciclismo ideal, atente-se a seguinte informação: a maioria dos modelos de bermuda contam com algumas discrepâncias na parte acolchoadas. Então, compare para garantir que essa parte acolchoada te promova o maior conforto, tendo em vista também que homens e mulheres têm diferentes anatomias.

bermuda-para-ciclista

Conforto da cabeça aos pés: Meias para Ciclista

Se você está iniciando a prática do ciclismo, provavelmente já pedalou usando meias de algodão ou outros tecidos comumente usados nas meias comuns, e como consequência teve pouca ventilação nos pés gerando muito suor.

Por isso, as Meias para Ciclistas têm papel tão importante na hora da pedalada. Produzidas com materiais leves e resistentes, essas peças possibilitam que os pés transpirem de forma mais natural. Hoje existem várias marcas especializadas que garantem a evaporação do suor de forma muito mais rápida.

Além disso, alguns modelos contam com proteção contra queimaduras solares, pois são produzidas com materiais com proteção UV. Com seus tecidos fortes, o ciclista fica protegido de cortes em galhos, arames e ferimentos causados por quedas.

Ao escolher suas meias, procure aquelas que têm modelagem anatômica que veste os pés sem deixar o tecido largo.

meias para ciclista

Luvas para Ciclista: Guiando com segurança

Geralmente deixadas de lado principalmente por atletas iniciantes, as Luvas para Ciclistas são, ao contrário do que pensam, muito importantes. Isso porque esses itens promovem segurança em uma das partes do corpo que mais ficam expostas durante o ciclismo.

Ao proteger os ciclistas durante em quedas e ataques de insetos, são fundamentais para evitar ferimentos por causa de galhos, espinhos e arames. Sem essa proteção, os impactos refletem em outras partes do corpo, como braços e ombros, tendo consequências ainda mais graves.

Para escolher as luvas ideais, atente-se aos materiais usados na sua confecção: opte pelas luvas que têm mais densidade na palma das mãos, tendo em vista que é o local com mais contato no guidão.

luvas-para-ciclista

Roupas para pedalar: dicas extras

Você provavelmente já viu ciclistas usando roupas com faixas refletivas. Essas faixas são fundamentais para a segurança, isso porque são capazes de alertar os motoristas sobre sua presença em estradas mais movimentadas, como as margens de rodovias. Então, se você passa por esses trajetos, vale a pena buscar esse tipo de camisa.

Além disso, ao escolher uma camisa para ciclista, confira se possuem bolsos na parte de trás da camisa e zíper na frente, para te auxiliar tanto ao carregamento de objetos pessoais quanto na facilidade de colocar e tirar a roupa.

Já para as bermudas, confira os modelos que mais se adequam a sua necessidade para não correr o risco da bermuda ficar apertada ou que saia do lugar enquanto você pedala. E tem mais:

A diferença da modelagem de acordo com a anatomia também é muito mais importante do que simplesmente a aparência estética, a maioria das roupas contam com modelos específicos para homens e mulheres porque são desenvolvidas para encaixar perfeitamente no corpo.

Por fim, é ótimo escolher as roupas pelo design, no entanto, mais importante ainda é escolher pela sua funcionalidade e a quantidade de conforto e proteção que elas trazem. Então, ao escolher sua roupa para ciclista, tenha em mente todas as dicas que demos neste artigo e assim, evite consequências indesejadas, como o desconforto na pedalada e até ferimentos em caso de acidentes.

Papo de ciclista: Bike Runners e Marcio May

A Bike Runners teve o prazer de bater um papo com o ex-atleta olímpico Marcio May, que representou brilhantemente o Brasil em 3 Jogos Olímpicos: Barcelona em 1992, Atlanta em 1996 e Atenas em 2004.

Nesta conversa, falamos tudo sobre o Universo das bikes e ainda contamos algumas experiências sobre a tecnologia das roupas para ciclismo, sua funcionalidade e benefícios. Quer ficar especialista no assunto? Veja nosso vídeo!

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos interessados pelo ciclismo também saibam quais itens são fundamentais para uma excelente pedalada. Até o próximo post!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Ciclismo no Brasil: saiba tudo sobre esse esporte!

Ensinando seu filho a andar de bicicleta: 5 dicas infalíveis!

Próximo