fbpx

Roupas de Ciclismo – Devo usar?

Roupas de ciclismo não são apenas itens visuais diferenciados, elas cumprem com o objetivo principal que é a proteção do ciclista.

Mesmo parecendo um item coadjuvante as roupas de ciclismo tem o importante papel de trazer conforto e proteção, prevenindo queimaduras de sol ou até lesões em possíveis quedas.

Ainda existe uma certa discriminação em torno dos trajes de quem pedala de forma correta.

Nosso maior objetivo com essa matéria é mostrar o quão importante é usar roupas de ciclismo, independente dos comentários dos outros.

Existe muita tecnologia aplicada nas roupas de ciclismo, e todo esse desenvolvimento de novos produtos para ciclistas cada vez mais exigentes, fez com que esses produtos chegassem às prateleiras das Bike Shops para os praticantes de todos os tipos.

Hoje em dia, você tem a sua disposição uma grande gama de produtos para todos os gostos e bolsos.

Vamos analisar de perto quais são os benefícios da utilização dos principais itens.

Assim como qualquer esporte, ciclistas também usam uniformes. Mesmo que você não seja praticante de provas ou treinos pesados, é muito importante fazer uso dos itens básicos.

Se você utiliza a bicicleta apenas para ir e voltar do trabalho, mesmo assim, invista em algumas peças de camisas, bermudas e luvas. No trajeto você usa as roupas de ciclismo, e chegando no trabalho você utiliza sua roupa normal que estará na mochila, limpinha, sem suor e sem cheiro.

Conforto
As roupas de ciclismo foram desenvolvidas para oferecer conforto ao ciclista, isso todos sabemos. O design justo pode parecer estranho ou desconfortável, mas não é. Os tecidos “colados” ao corpo, possibilitam maior liberdade de movimento ao ciclista, além dos benefícios aerodinâmicos.

Note como a roupa fica justa no corpo do ciclista Rubinho Valeriano (Jogos Olímpicos Rio 2016).

Geralmente as Camisas de Ciclismo possuem bolsos na parte traseira, na hora de levar uma barra de cereais, o smartphone ou os documentos, eles fazem a diferença. Alguns modelos possuem zíper frontal total e outros apenas até metade do peito, auxiliando na ventilação. As de melhor qualidade, dispõe de barras siliconadas nas mangas e na cintura, ajudando na fixação e evitando que fiquem se movimentando no corpo.

As camisas de boa qualidade, são fabricadas com combinações de diferentes tecidos para proporcionar a ventilação adequada do corpo. Veja acima o bolso traseiro, ideal para levar pequenos objetos.

As Bermudas devem possuir forro acolchoado, com espuma simples, de densidade variada ou em gel, que oferecem proteção às partes íntimas e auxiliam no conforto ao pedalar. Há muitas dúvidas sobre utilizar ou não roupa íntima por baixo das roupas de ciclismo, e o ideal é não utilizar, pois o atrito com sua pele causará muito desconforto.

Não se preocupe, essas roupas foram desenvolvidas para serem utilizadas sem roupas intimas!

Bermuda de ciclismo com forro de proteção acompanhando o desenho do selim.

Os tecidos aplicados nas roupas de ciclismo, devem oferecer rápida evaporação do suor, serem leves o bastante para não incomodar o desempenho do atleta e não causar atrito com a pele. Alguns modelos oferecem ação térmica, mantendo a temperatura corporal ideal para um pedal em dias de frio. A grande maioria das marcas oferecem ação anti-bacteriana para inibir a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro.

Fique atento(a); os modelos de bermudas masculinos e femininos possuem diferenças na parte acolchoada, por motivos óbvios, é claro. Essa parte acolchoada é muito importante para evitar desconforto, e como homens e mulheres possuem anatomias diferentes, lembre-se desse detalhe na hora de comprar suas roupas de ciclismo.

Modelos de forro/espuma utilizados na confecção das bermudas.

As Meias também possuem um papel importante e seu pé precisa de uma ventilação adequada durante a pedalada. São produzidas com materiais leves e resistentes, mas, obrigatoriamente, deverão possibilitar os pés transpirarem normalmente. As melhores marcas são as que garantem uma rápida evaporação do suor.

Meias fabricadas com tecido diferenciado, conforme acima, proporcionam melhor transpiração.

Muitos modelos de roupas para ciclismo oferecem proteção contra queimaduras solares, sendo fabricadas com materiais que apresentam proteção UV. Porém, não devemos esquecer da proteção contra cortes que podem ocorrer numa queda ou mesmo ao esbarrar em galhos de árvores, plantas e objetos cortantes variados.

As Luvas são altamente recomendadas na prática do ciclismo, mas as vezes costumam ser deixadas de lado, principalmente por atletas amadores.

Segurança, só esse item já deveria ser suficiente para convencê-lo a utilizar luvas nas atividades ciclísticas. Elas o protegerão durante as quedas e também contra os insetos, galhos e espinhos, evitando ou minimizando ferimentos.

Observe se o material de sua luva é leve e resistente. Mova os dedos e verifique se está confortável.

Luvas ajudam diretamente na absorção do impacto, e sem essa absorção, os impactos se refletem diretamente nos braços, ombros, costas e até no pescoço.

É preciso ficar atento aos materiais com que elas foram confeccionadas e que terá contato com a palma da mão. Essa é a região que mais sofre com o atrito causado pelo guidão. Por isso, o ideal é optar por luvas que tenham um pouco mais de densidade na palma das mãos.

Alguns modelos contêm silicone nas pontas dos dedos, facilitando a pilotagem e garantindo mais aderência no contato.

 

Escolhendo corretamente a roupa para você
Camisas e bermudas com faixas refletivas são boas opções, bolsos atrás da camisa e ziper de boa qualidade é imprescindível, elásticos nas pernas das bermudas e na cintura da camisa ajudam a manter as peças no lugar, sem bermuda ou camisa subindo durante o giro. Existem ainda as bermudas para free ride, elas possuem a parte acolchoada interna, mas parecem bermudas de passeio convencionais.

Fique atento à modelagem da roupa, a maioria possui modelos especificamente masculinos e femininos. A diferença não está só no corte, mas também no forro acolchoado.

Com tantas opções, é preciso saber escolher a sua roupa de ciclismo (Loja Roupas para Ciclista).

Não escolha roupas de ciclismo somente pelo design, ele é importante, afinal, você irá dividir espaço com veículos e precisa ser notado, mas, certamente você irá dar valor ao conforto depois de passar algumas horas pedalando.

Conclusão
Roupas de ciclismo são mais do que itens de vestuário e devem ser escolhidas com sabedoria. Está diretamente ligada ao conforto, que é primordial para uma pedalada prazerosa. Elas oferecem maior mobilidade e proteção ao corpo. É preciso saber escolher as suas roupas de forma correta, para aproveitar o máximo de desempenho do produto e evitar males indesejáveis. É um investimento que vale muito a pena, e conforto e segurança nunca são demais.

Importante lembrar que Manguitos e Pernitos, são opções práticas e muito eficientes para incrementar sua gaveta de roupas de ciclismo, clique na palavra e conheça modelos incríveis.

Gostou desse conteúdo? Comente e compartilhe com seus amigos.
Assine nossa Newsletter ou siga-nos pelas Redes Sociais e fique por dentro das novidades do BR Ciclismo.

Grandes Pedaladas para nós.

Elaboração, edição e tradução: Jefferson Neves e equipe BR Ciclismo/Accanti.

 

 

Previous

Ciclovia – O Brasil está preparado?

Peças de Bicicleta – Original ou Falsificada?

Next