fbpx

O que é jaqueta corta vento? Veja sua importância no ciclismo

A jaqueta corta vento é uma peça indispensável no guarda-roupa de quem ama bike. Ela ajuda a manter a temperatura corporal do ciclista em dias com temperatura mais baixa. Assim, garante conforto para que ele possa pedalar sem sentir muito frio, nem calor.

Apesar de ter muitas vantagens, muitos ciclistas ainda não aderiram à peça por falta de conhecimento ou por conta da dificuldade em encontrar um modelo ideal ao corpo.

Se é o seu caso, este post é para você! Aqui, você vai entender o que é um corta vento, qual a vantagem de utilizar no ciclismo e onde encontrar os melhores modelos.

Vamos lá?

O que é jaqueta corta vento? Por que usar no ciclismo?

Sabe aqueles dias frios, nos quais o vento parece cortar a pele ao atingir uma velocidade considerável no pedal? Muitos ciclistas acabam desistindo de fazer algumas rotas por conta da hipotermia que vai enfrentar.

Nesse contexto, bastaria colocar um agasalho? 

Existem algumas temperaturas que não são tão baixas a ponto de ser necessário colocar uma capa de chuva completa ou uma blusa de frio, afinal, o inverno brasileiro não chega a ser rigoroso.

Além de o frio não atingir temperaturas muito baixas, devemos considerar um aspecto importante antes de vestir uma blusa e sair pedalando: nossa temperatura corporal sobe quando fazemos exercícios intensos.

Isso acontece por conta das alterações do nosso metabolismo, que vai às alturas quando estamos em movimento. Por isso, muitas vezes não faz sentido nos agasalharmos demasiadamente para andar de bike.

Aí, entramos em um dilema: se não nos agasalhamos, passamos frio, mas se o fizermos, podemos passar calor. Então, o que fazer para andar de bike em dias frios, sem passar frio nem calor?

A melhor solução para este impasse é, sem dúvida, a jaqueta corta vento. Diferente das jaquetas normais de tactel, elas são desenvolvidas especialmente para serem usadas no pedal, sendo mais compactas e ajustáveis ao corpo, a fim de aprimorar a performance do atleta.

A jaqueta tem esse nome justamente porque protege o atleta do vento, evitando que haja perda na temperatura corporal. Por conta disso, é importante para garantir um bom desempenho até mesmo em dias frios ou com ventos de inverno, sem chuva.

Mesmo que principal objetivo não seja o de proteger da chuva, existem modelos que são impermeáveis. Esses modelos evitam que você se molhe demais, e sabe né: quando estamos molhados, a sensação de frio aumenta e causa muito desconforto, além de favorecer o aparecimento de doenças.

Jaqueta corta vento impermeável

De modo geral, as jaquetas corta-vento são finas e leves, perfeitas para quem pratica diferentes modalidades esportivas ao ar livre.

Como funciona o corta vento para ciclismo?

Apesar de as passarelas terem aderido a jaqueta corta-vento como tendência fashion, o item vai além de um elemento da moda. Inclusive, os modelos feitos especialmente para atletas pode ter um design que causa estranhamento em primeiro contato.

Isso porque é diferente dos modelos tradicionais de jaqueta: a parte da frente é emborrachada, a fim de manter o peito protegido – parte que lembra uma capa de chuva. Já as áreas laterais possuem um sistema de respiro, composto por um tecido vazado que ajuda dissipar a transpiração e mantém o corpo seco.

Alguns modelos ainda têm detalhes diferenciados que proporcionam ainda mais benefício ao ciclista, como bolsos, capuz e refletores. Assim, além de oferecer mais segurança em pedaladas noturnas, garantem mais praticidade.

Nesse caso, conclui-se que a jaqueta corta-vento é ideal para pedalar em épocas mais frias do ano, como outono e inverno, por garantir um maior conforto térmico mesmo com ventos gelados ou chuva.

Modelos de jaqueta corta-vento para ciclismo

Homem look ciclismo com jaqueta corta vento

Existem alguns modelos adversos dessa peça para atender às variadas necessidades. Veja:

Modelo tradicional:

Este diz respeito à clássica jaqueta corta vento. As características já foram mencionadas aqui: peito emborrachado, sistema de respiro lateral e detalhes refletivos na parte traseira.

Colete corta vento:

Para quem não sente muito frio nos braços ou deseja usar o item em estações menos frias, existem modelos que são semelhantes a um colete. Eles possuem as mesmas características de uma jaqueta corta-vento normal, mas sem mangas, tendo como objetivo principal proteger o peito do frio ou da chuva.

Capa de chuva e jaqueta corta-vento:

Confeccionado em poliéster, o modelo inclui, em suas vantagens, as características de uma capa de chuva. Na parte traseira, apresenta pequenos furos para evitar o desconforto causado pela transpiração.

Onde comprar jaqueta corta vento para ciclismo

Na Bike Runners, você encontra as melhores opções de jaqueta corta vento para ciclismo. Temos modelos e cores diferenciados, tanto para o público masculino quanto feminino; e mais: todos eles apresentam os fatores importantes para garantir um ótimo desempenho até mesmo em dias frios ou com um chuva.

Que tal conhecer nossos produtos? Temos todo subsídio necessário para você, que é apaixonado por bike, melhorar sua performance nos treinos.

Mas conta pra gente: já escolheu seu modelo de jaqueta corta vento? Esperamos que este artigo tenha esclarecido melhor sobre o assunto. Até a próxima!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Previous

Quais as modalidades de bike existentes e suas diferenças?

Saiba o que é pedivela e qual o melhor para sua bike!

Next