fbpx

Como ir de bike para o trabalho? Veja nosso guia definitivo!

Há tempos, a bike tem se tornando um excelente meio de transporte alternativo. Além de nos ajudar a manter a forma, ir de bike para o trabalho também é uma forma de economizar e ainda apresenta benefícios incalculáveis ao meio ambiente. 

As ciclovias a cada dia ganham mais espaço pelas ruas das cidades, e em lugares como a Avenida Paulista – uma das mais importantes da capital de São Paulo – elas são um verdadeiro destaque. O que mostra o quanto são importantes por lá. 

Fugir do trânsito é uma das grandes justificativas que para que esse meio de transporte seja o preferido de muitas pessoas. Mas, antes de iniciar esse hábito tão positivo, é preciso levar alguns fatores em consideração. 

Para te ajudar a encarar esse desafio e te incentivar a tirar a poeira da bike, mesmo em épocas em que os pedais em grupo não são possíveis, preparamos um guia prático e definitivo com tudo o que você precisa para ir de bike para o trabalho.

Veja nossas dicas de como ir de bike para o trabalho:

ir pro trabalho de bike na quarentena

Fazer a transição dos veículos motorizados para a bicicleta pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, a Bike Runners conversou com o ciclista Willians N. Marcolongo, que é um dos nossos parceiros e tem muita experiência no assunto. 

Com sua rotina como base, desenvolvemos nosso guia e esperamos que ele possa ser bastante útil para você que sonha em ter um dia a dia cujo a bike tenha um local de destaque. 

Se prepare antes de pedalar

Você tem hábitos matutinos irregulares? Então, antes de sair de bike, será preciso alinhá-los. A alimentação antes de pedalar é um dos fatores que podem fazer a diferença e até evitar problemas.

Cada um de nós tem um hábito matutino de alimentação, no caso do nosso convidado, Williams, seu costume é fazer a seguinte rotina diária: depois de acordar e beber aproximadamente 1/2 litro de água, apenas um café preto sem açúcar é o suficiente para dar a ele a energia necessária para o trajeto. 

No entanto, é sempre válido lembrar que isso não é uma regra. Caso você queira iniciar uma dieta concomitantemente, vale a pena consultar um nutricionista. Afinal, ir de bike pode ser uma ótima atividade física e dar o empurrão que você precisa para perder peso. 

Além disso, é sempre importante verificar a previsão do tempo para o dia todo. Será preciso levar uma capa de chuva como precaução? Ou uma muda extra de roupas para não ter problemas? Não se esqueça de levar um casaco, caso haja previsão de baixas temperaturas.

Tomar um banho antes de sair de casa também é um dos bons hábitos pre-pedal. Além de ajudar a acordar, ele irá evitar o acúmulo de odores. Falando nisso, não se esqueça de colocar na mochila desodorante e talvez até mesmo lenços umedecidos ou uma toalha seca.

Aposte na roupa correta para ir ao trabalho de bike

ciclista com roupa de ciclismo e mascara

Concordamos que sua rotina matinal não precisa ser meticulosa, certo? Assim como Williams, você pode ter uma manhã tranquila, ler as notícias do dia, tomar seu café. No entanto, no que diz respeito ao vestuário, é preciso uma atenção especial. 

Saia de casa sempre com a roupa de ciclismo. Você deve usar calça ou bermuda, sapatilhas, luvas e capacete. Lembre-se de que isso é fundamental para seu conforto e sua segurança também. 

Lembre-se: segurança em primeiro lugar

Além das roupas, que são importantes para te manter sempre seguro, também é preciso prestar atenção nos sinalizadores, faixas de segurança e, se necessários, até nas lanternas e faróis. Se seu pedal acontecer à noite, eles são essenciais. 

Conhecer e traçar seu trajeto com antecedência é muito importante. As avenidas e ruas movimentadas podem representar um perigo para ciclistas, por isso, é preciso conhecer bem o caminho, inclusive conhecendo alguns atalhos. 

Caso você prefira – ou durante os dias de isolamento social, quarentena –, pode optar por um trajeto “estilo treino” como nosso convidado deste post. Durante esses dias, ele preferiu uma bike mais pesada e fez trajetos por ciclovias e ruas de bairro, sem movimento, acrescentando subidas. 

Assim, além de transitar por um caminho que exige mais esforço físico, ele ainda consegue diminuir os riscos de acidentes. Outra recomendação de segurança que pode se mostrar eficiente é compartilhar sua localização em tempo real com algum familiar. 

O que recomendamos para ciclistas iniciantes? 

ciclista na ciclovia

É perceptível quais são os cuidados que se deve tomar para ir de bike ao trabalho, não é mesmo? Então, fique de olhos nos seguintes fatores que são fundamentais para que essa experiência funcione da maneira como você espera: 

  • Vestir-se adequadamente faz parte do processo, não ignore esse fator. 
  • Retrovisores, faróis frontais e traseiros são indispensáveis por todos os fatores citados anteriormente. 
  • Avenidas e ruas movimentadas devem ser evitadas. Caso isso seja impossível, mantenha sua atenção sempre redobrada. 
  • Não pedale sem se alimentar corretamente, sua dieta deve ser respeitada. 
  • Não se esqueça de se manter hidratado, com a garrafinha de água sempre bem higienizada. (Saiba como higienizar seu kit hidratação aqui). 
  • Tenha o condicionamento físico necessário, para chegar lá, comece aos poucos. Se necessário, faça apenas uma parte do percurso de bike. 
  • Sempre respeite o tempo de descanso, isso será essencial para seu aperfeiçoamento.
  • Lembre-se sempre de manter a manutenção da bike em dia e sempre ter acesso fácil a um kit de reparo de pneu: bomba, adesivos, remendos. Você pode consultar uma bicicletária para isso.
  • Verifique se no trabalho há um ambiente apropriado para tomar um banho ao chegar. Caso contrário, leve os itens necessários para um “banho de gato”. 
  • É importante se planejar para chegar ao menos 15 minutinhos mais cedo no trabalho, para que você tenha tempo de se preparar para o expediente. 
  • Certifique-se de que haverá um local apropriado para deixar a bike; lembre-se de levar um cadeado e trava para eventuais emergências.

Entenda todos os benefícios de ir de bike para o trabalho! 

Devido à quantidade de itens de necessidade básica para um trajeto de pedal, inicialmente ir de bike ao trabalho pode não parecer muito econômico. Realmente, você pode demorar para adquirir tudo o que é preciso. 

No entanto, uma vez que isso for realizado, a economia financeira será sua aliada! Além disso, o simples fato de não depender de um veículo motorizado pode representar uma liberdade muito maior em sua rotina. 

Já citamos e vale a pena relembrar: seu condicionamento físico e sua qualidade de vida tende a melhorar e muito com os exercícios. Além disso, você ainda estará evitando a disseminação de gases poluentes. Muito bom, não? 

Agora que você já sabe tudo sobre como ir de bike para o trabalho, é hora de colocar seu conhecimento em prática! Encontre sua bike ideal e inicie mais um bom hábito! Para continuar de olho em nossas dicas e conteúdos para ciclistas, acompanhe nosso blog! 

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Previous

Qual é a bicicleta mais rápida do mundo? Descubra tudo sobre ela!

Dor no joelho ao pedalar: causas, prevenção e tratamento

Next