fbpx

Saiba qual o aro de bicicleta infantil ideal para seu filho

Ensinar uma criança a dar seus primeiros passos é uma das tarefas mais prazerosas para os papais. A sensação de vê-las iniciando seus primeiros movimentos e presenciar seus esforços para engatinhar é incrível. Mas, quando os pais pensam que não: elas já estão pedindo uma bike de presente de aniversário.

A fase de aprender a andar de bicicleta é divertida e pode estreitar ainda mais os vínculos entre a criança e os pais, porém, a missão de escolher a bicicleta infantil ideal para esses momentos começa muito antes e, deve ser levada a sério, para evitar problemas futuros.

Escolher a bicicleta para criança parece simples, no entanto, alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente com relação ao tamanho do aro, que varia de acordo com a idade do pequeno. Esse fator caminha lado a lado com o peso e a altura, que são igualmente importantes.

Pensando em te ajudar a decidir uma bike que seja adequada ao perfil do seu filho, a Bike Runners separou algumas dicas sobre o tamanho e as especificações de cada aro de bicicleta infantil. Continue a leitura para entender melhor!

Aro 12

É a partir dos 3 anos de idade que, normalmente, a criançada começa a querer dar suas primeiras pedaladas. Para alguns pais, parece cedo demais, porém, escolhendo o tamanho de aro 12, é possível ter mais segurança quanto ao conforto em cima da bike.

Quanto ao peso e altura, esse aro é ideal para crianças que tenham até 21kg e, no máximo, 1m! Aprender a pedalar nessa idade pode ser muito divertido, pois geralmente essas bikes são acompanhadas de buzinas, cestinhas, garrafinhas, as famosas rodinhas e até faróis.

Aro 14

Com 4 anos, quem tem o peso máximo de 24kg e altura de até 1,10m, pode utilizar o aro 14. Lembre-se que comprar uma bike maior que o indicado para a criança, pensando no fato de que ela irá crescer, é perigoso, capaz de causar quedas e até deixá-la insegura. Então, respeite as orientações!

O importante é que os primeiros contatos da criança com a bicicleta sejam motivadores, mas para que isso aconteça, ela precisa ter acesso aos controles e pedais com facilidade. As rodinhas, portanto, ajudam a dar mais confiança para pedalar livremente.

Aro 16

Seguindo as regras gerais, o Aro 16 é ideal para quem tem em torno dos 7 anos. Ou seja, dos 4 até mais ou menos os 6 aninhos, é possível utilizar o mesmo tamanho de aro. Depois disso, crianças com o peso máximo de 30kg e altura até 1,20m já podem usar o aro 16 em suas aventuras.

É nessa idade que os modelos começam a ganhar formas e características de bikes maiores, agora eles têm estrutura de alumínio e os pneus possuem câmera de ar. 

É comum que as rodinhas já tenham ido embora a essa altura – mas não é uma regra. Não há problema algum em manter as rodinhas por mais tempo. Aliás, esse também é um ótimo momento para equipar a bike com acessórios diferentes, os pequenos costumam gostar muito.

Aro 20

Para as crianças que possuem altura máxima de 1,45m e pesam até 45kg, é possível migrar para o aro 20. Aqui, é importante que elas tenham uma noção maior para pedalar. Isso evitará quedas e permitirá que ela e a bike comecem a funcionar como uma engrenagem única, trabalhando juntas.

Leve em consideração o fator segurança.

Ao escolher uma bicicleta infantil, a segurança deve ser levada muito a sério. Por isso, nunca compre uma bike infantil de procedência duvidosa.

A grande maioria desses modelos apresenta uma certificação de segurança do INMETRO, portanto, opte sempre por modelos certificados.

Lembre-se, também, de comprar um capacete de segurança (com tamanho adequado). Afinal de contas, os pequenos precisam estar protegidos contra acidentes.

Convencê-los a usarem essa proteção pode ser uma tarefa complicada, porém, converse com o seu filho e o ajude a entender a importância de utilizar o item. Dar o exemplo costuma funcionar bastante nesses casos.

Onde comprar a bike infantil ideal?

Entender um pouco mais sobre os tamanhos de aro de bicicleta infantil é um passo essencial para não cometer erros ao realizar a escolha.

Mas, agora que você já se informou, chegou a hora de dar uma olhadinha nos modelos da Bike Runners.

Somos uma empresa especializada na venda e serviços para bikes. Visite nosso site para conferir as opções, modelos, tamanhos, marcas e materiais de bicicleta infantil. Por aqui, temos as melhores condições do mercado.

Previous

Pneu de bicicleta: 4 dicas de como escolher o modelo ideal

Freio a disco mecânico ou hidráulico: quais as diferenças?

Next