Você já ouviu falar sobre a bicicleta mais rápida do mundo? Esse é o título dado à bicicleta utilizada para a quebra do recorde de maior aceleração que uma pessoa já conseguiu atingir em cima de uma bicicleta.
Mas, calma, não se trata de um modelo supersônico nem nada do tipo. Há alguns anos, uma norte-americana chamada Denise Mueller Korenek, bateu a marca de 296 km/h ao pedalar no vácuo de um carro dragster.
Assim, ela se tornou a ciclista mais rápida do mundo, tanto entre os homens quanto entre as mulheres. E aí, se impressionou com a velocidade? O mundo todo também! Quer descobrir do que era constituída essa bike super rápida? Continue a leitura deste post!
Uma história de muito treino e dedicação!
Dizem que grandes objetivos são alcançados com grandes esforços, e nesse caso não foi diferente. A conquista demandou muito esforço, horas e mais horas de dedicação, além de treinos de intensidade absurda.
Tanto no caso de Denise, quanto do projeto de pedal que ela participa, a cooperação e interação entre pessoas e bikes foi essencial. Afinal, a bicicleta a ser utilizada deveria estar de acordo com toda a expectativa do acontecimento, permanecendo suficientemente estável mesmo em alta velocidade.
Para que isso fosse possível, a bike foi montada de forma especial, visando os objetivos a que ela serviria. Pneus, engrenagens, quadro e demais componentes foram pensados para trabalharem em conjunto, permitindo a maior aceleração já vista, de um humano sobre uma bike.
A bike mais rápida do mundo: como foi construída?
Você já pensou em montar a sua própria bike? Do jeito que você sempre sonhou,com todos os detalhes de sua preferência? Pois bem, sabemos que esse costuma ser um objetivo para muitos ciclistas e no caso de Denise, isso não era diferente.
Afinal, o objetivo não era simples, era um desafio que dependia de cuidados extras. Não se tratava apenas de uma questão de estática ou gostos, mas sim de necessidade. É por isso que a bike é uma KHS, mas na verdade foi toda montada.
Os engenheiros californianos Len Lochmiller e Chris Garcia foram os responsáveis pelo projeto. Olha só como eles desenharam a bicicleta mais rápida do mundo:
Ao contrário do usual, eles iniciaram o trabalho pelos pneus e não pelo quadro. Afinal, encontrar um pneu que suportasse uma velocidade de quase 300 km/h sem se desintegrar no processo não era uma tarefa fácil.
O escolhido para esse desafio foi um Tailandês de modelo IRC. Antes de qualquer teste, o pneu foi todo raspado para que houvesse a certificação de que ele era perfeitamente redondo, sem falhas, para que evitasse oscilações.
A escolha desse modelo se deu simplesmente porque eles eram robustos, fortes e confiáveis. E você? Qual pneu você escolheria para montar sua própria bike? Além disso, os engenheiros colocam uma câmera de ar da preferência deles.
Um dos engenheiros, Chris Garcia, contou que eles desenharam as rodas em volta do pneu e desenharam a bike ao redor das rodas. Legal, não? Os aros utilizados foram de motor Akront de 17 polegadas, com raios Phil Wood.
Vale lembrar que tudo na roda foi modificado, afinal era necessário que os raios estivessem perfeitamente balanceados para que eles conseguissem deixar o recorde atual, da época, para trás.
Quadro: com certeza o quadro foi um dos maiores desafios durante o projeto da bike mais rápida do mundo. Os engenheiros já tinham experiência com design automotivo e de bicicletas, mas ainda assim se desdobraram intensamente para dar o melhor nesse projeto.
Imagine o desafio! Uma bike estável, que suportasse altas velocidades com destreza, que fosse dirigível com rodas 17 polegadas e ainda abrigasse todas as engrenagens sem muito peso.
Foram utilizadas alguns garfos de bikes Cannondale para a criação do triângulo traseiro ideal da bike mais rápida do mundo. Os suportes foram pensados de forma mais longa e resistente, para atender às necessidades.
Você sabe qual é o quadro certo para as suas aventuras? Temos um post só sobre isso, aprenda a escolher o quadro ideal para você!
Além desses fatores, a bike de Denise ainda contava com uma câmera para filmar todo o trajeto, além de engrenagens exclusivas, bem calculadas. A geometria da bike foi calculada de acordo com experimentos anteriores, que haviam alcançado números menores em km/h.
E então, gostou da forma como a bike mais rápida do mundo foi construída? Com certeza montar uma bike do zero não é uma tarefa tão simples, exige tempo, dedicação e investimento.
Por isso, quanto antes você começar, melhor!
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