fbpx

Aprenda como escolher uma bike speed e melhore seus resultados

Na hora de praticar um esporte sobre duas rodas, é essencial ter um bom equipamento para garantir seu conforto e uma boa performance. Por isso, no post de hoje, a Bike Runners vai te ensinar como escolher uma bike speed.

Isso porque, sem a bicicleta adequada, você pode ter diversos problemas, tanto físicos quanto com o equipamento. Se a sua magrela não for perfeita para você, as chances de estar perdendo bons resultados são grandes.

Além disso, há diversas opções de bicicleta speed e modalidades dentro do esporte. Por isso, você pode ter muitas dificuldades na hora de encontrar a peça ideal para seu uso.

Quer saber, então, o que considerar no momento em que for decidir a sua speed? Continue com a gente e não erre na hora de escolher a sua bicicleta! Vamos lá?!

Como escolher a bicicleta speed: princípios básicos

bmc rm02 quadro

Alguns aspectos são fundamentais e indispensáveis na hora de escolher a bicicleta ideal para a prática de speed. Pedalar em alta velocidade requer um equipamento seguro, confortável e que promova altos alcances. Vejamos os pontos importantes:

A bike perfeita para você: o tamanho ideal

Um dos fatores principais na hora de encontrar uma bicicleta, independentemente da modalidade que esteja praticando, é o tamanho da bike. É verdade que há uma certa padronagem de medidas, mas é importante lembrar que cada pessoa tem uma estrutura física e biotipo únicos, que requerem necessidades diferentes.

Por isso, para saber o tamanho perfeito da bike e ter a melhor performance possível, é importante fazer um bike fitting. Esse processo usa suas medidas corporais para saber a medida da sua bike, proporcionando um equipamento ainda mais eficiente e confortável.

Tipo de material: leveza e velocidade

bicicleta bmc teammachine speed carbono ultegra

Uma de nossas dicas para a escolha da sua speed é o material da sua magrela. Os modelos são desenvolvidos pensando em performance e velocidade, por isso é importante que a sua bike speed seja leve e aerodinâmica.

Os principais materiais usados nessas bicicletas são o alumínio e o carbono. Ambos são leves e ajudam na velocidade, mas tenha certeza de que sejam de alta qualidade – você não quer uma bicicleta leve que não seja resistente também.

Tipo de freio: eficiência e segurança

Outro item essencial a ser levado em conta na hora de procurar a sua bicicleta de speed é o tipo de freio que ela usa, afinal, além de ser rápido, você precisa estar seguro.

Atualmente, muitos modelos estão ganhando tecnologia de freio a disco, que também é muito utilizado nas mountain bikes. Nas modalidades de velocidade, ele vem tendo cada vez mais espaço visto que houve uma maior abertura para ele nos campeonatos.

Assim, nas speeds, o freio a disco é menor, tudo para contribuir com o quesito leveza do equipamento. Além disso, é importante que seu freio tenha uma capacidade de resfriar rapidamente, como os hidráulicos, visto que ele esquenta com as altas velocidades.

Mesmo que a sua bicicleta não tenha freio a disco, isso não quer dizer que ela não é de alta qualidade. O seu freio deve ser resistente e eficiente antes de tudo.

Além desses pontos, é válido ressaltar que a sua bike vai variar de acordo com o seu objetivo na prática do esporte. A bike perfeita para ter mais velocidade pode não ser a ideal para quem busca pedalar por longas distâncias. Confira as diferenças:

Bike para endurance: mais conforto

bike speed soul

Se você está a fim de pedalar por longos períodos de tempo e espaço em alta velocidade, o quesito conforto deve ser levado em consideração na hora de escolher sua bicicleta speed.

A geometria da bike pode fazer toda a diferença nesse momento! A altura do top tube, se ele está mais para trás ou para frente, vai determinar se ela é mais confortável ou mais veloz. Assim, para o aspecto conforto, opte por modelos endurance.

Bike para performance: mais velocidade

shimano fit system

Nesse mesmo sentido, se o seu desejo é mais e mais velocidade, suas bikes devem ser de performance. A angulação do top tube também vai ser diferente e especial, auxiliando no desempenho ainda mais rápido durante as pedaladas.

Não pense que a bike de performance não é confortável ou que a de endurance não seja rápida. Ambas são speeds, a diferença é que um modelo valoriza mais um ponto do que o outro.

Há, além dos fatores já mencionados, alguns tópicos importantes a serem considerados na questão finalidade, como a engrenagem, que difere de tamanho entre os quesitos conforto e velocidade.

Além desses, existem outros pontos fundamentais para decidir a speed ideal para você, que estão todos detalhados no vídeo ao final do post. Confira e tire todas as suas dúvidas!

Gostou do conteúdo de hoje? Então, acompanhe a Bike Runners nas redes sociais e fique por dentro do mundo do ciclismo! Não perca nenhum conteúdo, nos vemos no próximo post!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Quero comprar uma bike. Ouvi dizer que a Soul é boa. E agora? Devo confiar?

Qual é a bicicleta mais rápida do mundo? Descubra tudo sobre ela!

Próximo