fbpx

4 Dicas para pedalar no frio com segurança

Pedalar em dias frios, sobretudo no inverno, pode ser emocionante. Mas para que a jornada seja feita de forma agradável e com menos riscos, certifique-se de estar em segurança seguindo as sugestões da equipe do BR Ciclismo.

#1- Seja visto

Você não pode falhar no sistema de luzes (dianteira e traseira), especialmente ao girar em áreas urbanas, mas elas precisam estar nos lugares certos. Muitas vezes você encontra ciclistas com uma luz traseira que não está apontando na direção certa ou é obscurecida por sua jaqueta.

Certifique-se de que as luzes estejam bem fixadas e posicionadas onde os demais condutores as verão de forma clara.

“Como ciclista, você precisa se tornar muito bom em antecipar o comportamento de outros usuários nas ruas – Jefferson Neves”

Onde você pedala também é vital. Ocupe a posição determinada pela lei e comande seu espaço na via.

Isso tem o benefício de permitir que você tenha algum espaço se o motorista por trás não tiver visto você e tentar passar por ele. Tenha certeza que você foi visto pelos carros sinalizando para sair, especialmente em manhãs frias, onde os passageiros ainda podem estar olhando através de um pára-brisas embaçado ou olhando contra o sol baixo da manhã.

bike-iluminada

#2 – Evite riscos

Pedalar em dias frios e no molhado pode ser muito divertido, mas certifique-se de fazê-lo com segurança. Da mesma forma que dirigir um carro, você demorará mais para parar ao frear no piso molhado devido ao acúmulo de água nos aros entre as pastilhas de freio e a superfície de frenagem. Certifique-se de levar isso em conta.

Além disso, as marcações nas ruas tendem a ser escorregadias quando molhadas, assim como as tampas de drenagem e tampas de bueiros, por isso, lembre-se de ter um cuidado extra ao passar por elas, especialmente ao tracionar.

Evitá-los é a melhor ideia, mas se não houver alternativa, antecipe sua linha e velocidade, pois uma curva acentuada sob uma peça de ferro ou de uma linha pintada em média/alta velocidade, poderia facilmente resultar em uma queda.

bike-chuva

#3 – Verifique sua bicicleta

É sempre uma boa ideia dar à sua bicicleta revisões regulares de desgaste, mas é particularmente importante quando irá pedalar no frio e em pisos molhados.

Verifique os pneus em busca de pequenos pedaços de vidro que possam não ter causado uma perfuração ainda, mas, se ali deixados, acabarão por penetrar o pneu e perfurar a câmara de ar. As paredes laterais dos pneus também devem ser verificadas regularmente, pois usar um pneu sempre umedecido causará desgaste excessivo do cordão lateral e poderá causar uma ruptura em um momento inoportuno.

Verifique suas pastilhas de freio regularmente, pois elas podem ficar incrustadas com fragmentos de liga da superfície de freio, sem mencionar a areia e o cascalho que impregnam nos aros das rodas. Os cabos de freio também precisam ser verificados quanto ao desgaste.

Dê também uma regularidade à sua transmissão e lembre-se de que a operação do sistema de acionamento com muito lubrificante comprometerá a eficiência, além de deixá-lo muito seco.cuidados-corrente-bike

Não deixe de conferir nossos artigos sobre manutenção de bicicletas, eles ajudarão você a manter sua bicicleta em ótimas condições.

Manutenção de Bicicleta – Na Oficina ou em Casa?

| Pressão dos Pneus MTB – Tudo o que você precisa saber

 

#4 – Olhe para frente

A visão de todos tende a ser reduzida em dias frios, especialmente nos horários de maior movimento e mais escuros das primeiras horas da manhã e no final da tarde.

Como ciclista, você precisa se tornar muito bom em antecipar o comportamento dos outros usuários das ruas. Sempre tente chamar a atenção dos motoristas, pois essa é a forma mais eficaz de comunicação.

Além disso, pedalar em dias frios requer uma maior atençao para vias cobertas com folhas – folhas molhadas podem criar superfícies seriamente escorregadias. Se tivermos um período de seca e, em seguida, houver chuva leve em cima das folhas caídas, algumas de nossas vias mais rurais podem ser tão perigosas quanto andar no asfalto molhado.

Se você decidir pedalar em dias frios junto de um grupo de pedal nessas condições, deixe um pouco mais de espaço entre você e a pessoa à frente e tente antecipar qualquer problema que possa ocorrer à frente.

ciclista olhando pra frente

Não esqueça de ficar atento ao vestuário de proteção para os dias frios, como por exemplo, as Capas de Chuva e as Jaquetas Corta Vento. Clique nas palavras em azul e veja algumas opções que os parceiros do BR Ciclismo tem para você.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Grandes Pedaladas para nós.

Elaboração, edição e tradução: Equipe BR Ciclismo.
Previous

Pressão dos Pneus MTB – Tudo o que você precisa saber

Como Planejar seu Primeiro Passeio de Bicicleta de Estrada

Next