fbpx

Entendendo a hierarquia dos grupos Shimano de MTB

Dúvidas surgem a todo momento quando se esta comprando um produto, não seria diferente com bicicletas. As diversas peças que compõe o produto podem tornar a escolha difícil.

As constantes evoluções tecnológicas que nos rodeiam no dia-a-dia também estão presentes no mundo das bikes, as vezes até mesmo os ciclistas mais experientes se pegam em momentos de confusão quando se trata dessas novidades. Pensando nisso decidimos ajudar a entender a hierarquia dos grupos da Shimano para Mountain Bike.

Então, bora lá, aprender um pouco mais sobre o maravilhoso mundo das bikes!

A escolha do grupo de MTB depende da sua necessidade

Saber o uso que será feito do equipamento é essencial para escolher o produto certo. Utilizar um produto apropriado para a modalidade de ciclismo pretendida vai evitar frustrações e até mesmo riscos.

É importante saber que a Shimano trabalha com o efeito cascata na sua linha de produtos, ou seja, novidades de um determinado produto futuramente estarão disponíveis em produtos que estão nos níveis mais baixos da cadeia hierárquica. Atente-se ao ano de produção e série dos produtos na hora da compra.

Iniciando debaixo para cima (nível de entrada ao topo de linha) e sem mais enrolação vamos lá!

Tourney

grupo-shimano-tourney-mostrando-os-componentes-que-compõe-o-conjunto

Com 6, 7 e 8 velocidades, o grupo ideal para bicicletas de passeio, urbana ou para trilhas leves, a simplicidade da maioria dos seus mecanismos torna o grupo um produto de fácil entendimento. É comum ter que fazer a regulagem com mais frequência, pois os materiais utilizados em sua construção tendem a se desregular com maior frequência.

A imensa variedade de componentes disponíveis para sua montagem o tornam um grupo extremamente divertido que possibilita os mais diversos estilos de montagem e pilotagem.

Altus

O Shimano Altus conta com a adição de uma velocidade no cassette, saindo de 8 para 9 velocidades. O câmbio traseiro também já conta com a tecnologia ShadowPlay, tornando-o uma ótima escolha para quem deseja se aventurar por terrenos mais sinuosos.

Acera

Imagem com fundo branco mostrando as peças do grupo Shimano Acera de Mountain Bike

Feito com materiais um pouco mais nobres e que resistem melhor as intempéries do clima, o grupo já conta com adição de metais que são inoxidáveis. O que possibilita um alcance ligeiramente maior de velocidade alcançada e amplitude no seu escalonamento de marchas.

Alivio

Imagem com fundo branco mostrando as peças do grupo Shimano Alivio de Mountain Bike

A evolução do “Acera”, um grupo com maior precisão de troca e construção mais parruda. No mercado Latino é considerado o melhor grupo para quem está iniciando no Mountain Bike de forma um pouco mais intensa.

Deore

Imagem com fundo branco mostrando as peças do grupo de Mountain Bike Shimano Deore de 12 velocidades

Considerado um grupo intermediário, esse é o grupo para quem procura um produto que deverá atender a uma finalidade esportiva. Já disponível na versão de 12 velocidades, o grupo Deore conta com recursos presentes no topo da hierarquia dos grupos de MTB da Shimano.

A escolha preferida de quem procura ter desempenho a um custo mais acessível.

SLX

Imagem com fundo branco mostrando as peças do grupo Shimano SLX de Mountain Bike

A partir daqui as diferenças de um grupo para o outro passam a ser a construção robusta, materiais que compõe os componentes, sendo eles metais mais nobres com menor peso e mais suscetíveis ao desgaste gerado pelo atrito da pedalada.

XT

Imagem com fundo branco mostrando as peças do grupo Shimano XT para Mountain Bike

Chegando quase no topo, já disponível também na versão eletrônica (Di2). Esse é o grupo que entrega desempenho quase idêntico ao seu superior, porém com um custo menor.

XTR

Imagem com fundo branco com as peças do grupo Shimano XTR de Mountain Bike

Chegamos nele, o sonho de consumo de diversos mountain bikers ao redor do mundo. Um grupo que reúne o melhor que a tecnologia pode oferecer no momento, com aplicação de diversos materiais diferentes, cada um pensado e feito para cumprir sua função da forma mais precisa possível.

O design desse grupo é algo que o torna reconhecível de longe e deixa muitos de queixo caído.

Bônus

Vale mencionar que existem grupos como o Shimano Zee e Shimano Saint, desenvolvidos especificamente para praticar as categorias de gravidade.

Feitos para o uso extremo onde a prioridade é resistir ao uso extremo. Como os atletas não precisam ficar subindo, mas apenas descendo e o vencedor das provas é o mais rápido, a preocupação com o peso já não é mais tão grande quanto aos grupos citados anteriormente. O fator mais importante é aguentar as pancadas dadas pelos obstáculos.

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Aprenda a se preparar para a sua primeira corrida de bicicleta

Entendendo a hierarquia dos grupos Shimano para Road Bikes

Próximo