fbpx

GPS para bike: aprenda a utilizar esse recurso em seu pedal

Se você ainda não possui um GPS para bike é provável que tenha algumas dúvidas sobre o equipamento. Por exemplo: será que vale mesmo a pena ter um GPS para ciclismo?  Por que não posso usar o GPS do meu celular?

Todas essas perguntas são válidas, afinal, quem costuma percorrer longos trajetos sabe que considerar o uso do GPS é essencial. Pensando nisso, nós, da Bike Runners, preparamos algumas dicas especiais para você.

Aumente sua performance com o uso do GPS

GPS LEZYNE

Devemos entender que o GPS para bikes é um produto desenvolvido por empresas, lojas e pessoas que amam o ciclismo. Esse equipamento tem a capacidade de auxiliar o ciclista, facilitando a sua vida.

De forma geral, a alta tecnologia dos GPS é uma verdadeira guia de performance. Eles não auxiliam apenas no trajeto, mas também contribuem com o seu desempenho.

Como isso acontece? Os GPS vem aumentando sua presença nos pedais, pois estão tornando a vida do ciclista mais prática. É natural que os atletas gostem de ter parâmetros para avaliar seus avanços pessoais de velocidade, percurso e tempo de pedal.

Com o GPS de ciclismo é muito mais fácil realizar esse tipo de cálculo, porque ele apresenta todos esses dados, que são registrados durante o pedal e apresentados de forma clara e precisa.

Mas o ponto que realmente influencia na performance é que o armazenamento desses dados é feito de forma automatizada. Esses registros são fundamentais para que você possa comparar, avaliar seu desempenho e crescer progressivamente em suas pedaladas e treinos.

GPS ou Ciclocomputador, qual escolher?

Os ciclocomputadores são dispositivos que podem ser integrados facilmente a sua bicicleta. Sua função é parecida com a do GPS, entretanto, eles possuem algumas diferenças básicas, mas fundamentais. Vejamos.

Os ciclocomputadores possuem o papel de medir a velocidade e distância no pedal. Essas medidas são feitas de acordo com o giro da roda da sua bicicleta durante o trajeto.

O equipamento tem um pequeno sensor que é inserido na roda da bike. Por meio dele, você terá acesso a sua média de velocidade, seus picos de performance, os quilômetros percorridos.

Além disso, é possível encontrar algumas informações extras no dispositivo. Por exemplo, a quantidade de calorias que você perdeu ao pedalar um determinado número de quilômetros.

Entretanto, essas informações a mais costumam não ter muita exatidão. As fórmulas utilizadas são padrão, sendo assim, podem não ser precisas para atletas específicos.

O GPS costuma oferecer todas essas funções e algumas outras. Para ciclistas iniciantes talvez eles não façam muito sentido, o que torna o ciclocomputador mais útil. Porém, para ciclistas mais experientes, os GPS são fundamentais.

Saia na frente com seu GPS de ciclismo

Conforme os GPS para bike vem aumentando suas funções, eles vão deixando outras tecnologias para trás. É possível, inclusive, encontrar GPS com ciclocomputador que faz a sua rota desejada, calculando tempo, horários, distância, temperatura ambiente e altitude do local.

Os modelos de GPS são inúmeros. Alguns são maiores, outros menores. Alguns apresentam cores e design arrojado, outros não. O importante é que cada um deles possuem especificações que atendem precisamente ao que o ciclista precisa.

Como funciona a conectividade desses dispositivos?

aplicativo GPS LEZYNE

Como se não bastassem os inúmeros benefícios que essa tecnologia oferece, eles ainda têm conexões que são essenciais para manter o ciclista por dentro dos seus próprios avanços.

Alguns dispositivos podem ser conectados ao sistema Android e IOS, além do sistema ANT+. Essas funcionalidades são criadas justamente para garantir que o ciclista consiga transmitir seus dados para seu smartphone, computador ou notebook, por exemplo.

Assim, dá para acompanhar com muito mais facilidade todo seu desempenho. Alguns modelos de equipamentos ainda possuem seu próprio aplicativo, com funções que os tornam mais precisos.

Os modelos de GPS que você encontra na Bike Runners

Para nós, disponibilizar produtos de qualidade, que atendam suas demandas de forma eficiente é essencial. Por isso, aqui, trabalhamos com as melhores marcas do mercado.

Na loja da Bike Runners você irá encontrar GPS da Atrio, GPS da Lezyne, além de cintas cardíacas para medir o condicionamento cardíaco do atleta, evitando acidentes de saúde.

De modo geral, os modelos que oferecemos são à prova d’água, o que garante ao ciclista que uma chuva durante um passeio ou um treino, não irá trazer riscos ao dispositivo.

Além disso, são peças bastante resistentes e de longa duração. Gearalmente, a maioria dos modelos apresenta as seguintes especificações:

  • Sistema de gravação de dados
  • Compatibilidade com ANT+ / Android ou iOS
  • Modalidades de treino, passeio, pedalada
  • Recursos em tempo real
  • Configurações práticas e rápidas
  • Sistema de navegação completo
  • Construção de rota personalizada
  • Entradas USB
  • Bateria duradoura
  • Conectividade Bluetooth
  • Conectividade com aplicativos de ciclismo
  • Super-leve

Quer saber mais sobre o assunto? Assista nosso vídeo sobre GPS e Ciclocomputadores e entenda mais essas tecnologias e suas influências na hora do pedal:

Conheça Strava, o aplicativo para ciclistas 

aplicativo strava para ciclistas

Ao falar de GPS, não podemos deixar de mencionar o Strava, um site/aplicativo desenvolvido especialmente para quem curte correr ou pedalar. 

Se você é um ciclista antenado às novas tecnologias, provavelmente já ouviu falar nessa plataforma. Trata-se de uma espécie de rede social do ciclista, que oferece diversas funcionalidades para ajudar a monitoração do rendimento. 

No Strava, é possível criar seus próprios trajetos, acompanhar seus recordes pessoais e comparar seu desempenho com o de outros ciclistas, sejam eles seus amigos ou estrelas mundiais do pedal. Do mesmo modo, é possível quebrar os recordes e deixar seu nome no ranking! Legal, não é?

Ao sincronizar o seu GPS com o Strava, você acaba usufruindo de toda essa funcionalidade, pois o celular vai coletar dados como velocidade, tempo de percurso, altimetria do terreno e mais. Ao apertar o botão “concluir”, ele registra as informações e o upload no site.

Mais para frente, vamos fazer um post exclusivo sobre esse aplicativo, então acompanhe o blog para saber mais!

E aí, gostou desse post? Continue nos acompanhando aqui no blog. Sempre trazemos dicas e novidades para você.

Nos vemos no próximo post!

Previous

Farol para bicicleta: pedalando à noite com segurança

Escolhendo o suporte certo para transporte de bicicletas

Next