fbpx

Tipos de guidão: como escolher o melhor para sua bike

Os diferentes tipos de guidão existem para atender às diversas necessidades dos ciclistas, tanto profissionais como aqueles que pedalam por hobbie ou no dia a dia. Entender as características entre os modelos é essencial para ter bons resultados.

Quando você escolhe uma modalidade para pedalar, pequenos detalhes no guidão podem contribuir para uma boa ou mediana performance. Se não escolher a peça certa para sua bike, os resultados podem ser desanimadores.

Para ajudar você, amante do pedal, que quer sempre ter os melhores resultados em cima da bike, a Bike Runners preparou esse conteúdo super completo sobre os diferentes modelos de guidão, com dicas de como escolher o ideal para sua magrela.

Ficou curioso? Então, vamos lá!

Tipos de guidão de bicicleta: Bike Runners explica!

Sabendo da importância dessa peça para a sua performance como ciclista, é hora de entender as vantagens de cada modelo de guidão de bike e para quais tipos de bicicleta eles são mais apropriados.

Guidão Riser Curvo

gidão para bike mtb brave alumínio curvo preto

Esse modelo com leve curvatura central é um dos mais indicados tipos de guidão para Mountain Bike. Isso porque ele permite que o piloto mantenha o corpo em uma posição verticalizada durante as descidas.

Como é um pouco mais largo, acaba sendo a pedida preferida para muitos ciclistas que enfrentam trajetos íngremes em alta velocidade. Ele oferece mais controle do equipamento nesses percursos e garante mais conforto aos pulsos.

Mas fique atento: esse modelo tende a ter um custo mais alto e a ser mais pesado. Também acaba se tornando um empecilho em trechos mais estreitos e subidas, pois, neste último caso, não oferece muito conforto. A aerodinâmica também não é o forte desse modelo de guidão.

Guidão Reto Flat

guidão para bike mtb brave aluminio reto preto

O guidão reto flat era muito usado nas bikes MTB antigamente, por ser leve e estreito, conferindo mais velocidade e leveza aos trajetos. Mas, com o aprimoramento das pistas, hoje, o modelo cedeu lugar para outros mais pesados, como o riser curvo, que absorvem mais impacto.

Essa é uma ótima opção para quem busca agilidade por preços mais baixos. Além disso, é leve e ideal para aqueles percursos com trechos mais apertados. No entanto, acaba não sendo uma boa pedida para trilhas íngremes e de alta velocidade.

Também não é indicado para Downhill e Enduro, modalidades mais extremas do Mountain Bike. Por outro lado, oferece uma pressão menor na região da lombar, o que pode ser ótimo para alguns pilotos.

Guidão Drop Bars

guidão para bike speed brave preto

Os mais pedidos para os amantes do ciclismo de estrada, os guidões drop bars permitem diferentes pegadas, o que traz versatilidade ao longo do trajeto, e exigem menos alavancagem do piloto, sendo muito precisos.

A aerodinâmica ganha destaque por aliar a versatilidade e a boa alavancagem a um visual agradável e moderno. Além de tudo isso, os drop bars proporcionam um bom posicionamento para pedaladas com força.

No entanto, não são uma boa opção para quem curte um pedal mais tranquilo e relaxado, visto que exigem maior agressividade do ciclista, por isso, também, torna-se tão popular nas bikes speed.

Guidão Bullhorn Bars

guidão bulhorn bars

Esse outro estilo de guidão reto oferece posições mais abaixadas para o piloto. Por conta disso, os bullhorn bars são excelentes para um pedal agressivo com melhor aerodinâmica. É uma ótima pedida para quem usa as bikes fixas.

O modelo é muito bom para trajetos com mais subidas, devido à aerodinâmica que proporciona. Por outro lado, pode ser mais instável de dirigir em altas alavancagens, visto que a região central é mais estreita, normalmente.

Além disso, pode não ser uma boa pedida para as bikes urbanas. Isso porque seu design pode causar mais riscos em caso de colisões com obstáculos ou pessoas.

Guidão Cruiser Bars ou caiçara

guidão cruiser bars

Sabe aquela cena clássica em filmes em que você vê a criança pedalando em bikes com guidões longos e altos? Então, esses são os cruiser bars, conhecidos também como “guidão caiçara”.

O formato comprido é a pedida ideal para passeios na cidade, no campo ou à beira mar. Eles permitem que o ciclista fique em uma posição confortável até mesmo sentado, podendo pedalar tranquilamente e aproveitar o passeio.

É excelente para acoplar cestinha para carregar os objetos, deixando o ciclista mais livre e confortável. Como esse é o foco do modelo, não é indicado para trajetos muito íngremes, muito menos para Mountain Bike ou bike Speed.

duplo guidão para bike

Nossa dica para esse caso é investir ainda mais em conforto. Conte com um banco almofadado, que garanta estabilidade e mais tranquilamente. Escolhendo o  selim corretamente, suas experiências na bike serão ainda melhores.

Agora que você conhece os diferentes tipos de guidão e suas vantagens e desvantagens, lembre-se que há vários outros fatores que interferem na sua performance, como o equipamento ideal para você. O bike fit é essencial para quem quer ter a bike perfeita!

Conte para nós nos comentários: qual desses guidões você já usou? Estamos curiosos para saber as suas experiências no pedal! Se quiser ficar por dentro de mais assuntos do mundo das bikes e do ciclismo, acompanhe a Bike Runners nas redes sociais. Até mais!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Desvendando frases de ciclistas: glossário Bike Runners

Qual o melhor material para quadro de bicicleta: veja as diferenças

Próximo