fbpx

Máscara no ciclismo: qual a melhor para os esportes?

Um acessório que, por muito tempo, pareceu desnecessário, hoje, é simplesmente peça essencial do vestuário. Mas, você, amante do pedal, sabe qual a melhor máscara de ciclismo ou qualquer outro esporte?

Afinal, podemos usar essa peça durante a realização de atividades físicas? Já que, com a pandemia provocada pela covid-19, não temos mais a opção de abrir mão das máscaras, o jeito é entender como escolher o modelo certo para se manter protegido do coronavírus sem prejudicar sua performance esportiva.

E aí, ficou curioso? Para te ajudar, a equipe da Bike Runners levantou todas essas informações e traz dicas dos melhores modelos de máscara para esportes atuais. Continue lendo e fique por dentro!        

Pode usar máscara no ciclismo? Bike Runners responde!

entregador uber eats de bike com máscara

Quando praticamos algum esporte, é natural que nossa respiração fique intensa e ofegante. Seja em cima da bike ou em qualquer outra modalidade. Até mesmo uma caminhada pode causar esses efeitos no organismo.

Então, como usar a máscara para se proteger do vírus, sem que ela prejudique a respiração ou seja ineficaz na sua segurança? Será que isso é necessário? Vejamos o que dizem as medidas de segurança atuais!

Em boa parte do país, o uso da máscara como parte do vestuário se tornou obrigatório com a situação pandêmica que estamos vivendo, inclusive durante a prática de atividades físicas – o que inclui as pedaladas.

máscara de proteção fiber knit preta tecnologia 3d lavável com filtro   l

Isso porque as máscaras conseguem manter você e os outros protegidos, diminuindo a disseminação da doença e funcionando como uma das formas de controle da situação pandêmica – sem deixar de lado outras medidas de segurança.

Há quem diga, no entanto, que, mantendo distância de outras pessoas e tomando as devidas precauções, os esportistas não precisam das máscaras, mas, como tudo anda muito incerto ultimamente, talvez seja melhor pecar pelo excesso de cuidado, certo?

Desvantagens da máscara no ciclismo e nos esportes

Como comentamos anteriormente, há algumas situações desvantajosas que podem surgir com o uso da máscara nos esportes. Uma delas é o bloqueio da respiração, visto que os modelos indicados para proteção contra a covid-19 devem ter pelo menos 3 camadas de tecido.

Com isso, há mais dificuldade na passagem de ar pelo acessório, o que pode limitar sua performance e diminuir o desempenho esperado. Além disso, esse bloqueio mantém a região do nariz e da boca mais aquecidos do que o ideal, até mesmo para lugares de baixas temperaturas.

entregador de comida de bicicleta com máscara

Como usamos a máscara na metade do rosto, de acordo com o Dr. Grant Lipman, essa região vira uma espécie de mini-sauna, que acumula suor e impulsiona a produção de secreções nasais – nada favorável na proteção contra o coronavírus.

Máscara e esportes: como conciliar? Dicas Bike Runners

máscara de proteção fiber knit amarela tecnologia 3d lavável com filtro

Então, como conciliar a obrigatoriedade do uso do acessório pela segurança e o “efeito estufa” que os modelos tradicionais causam no rosto dos esportistas? Até mesmo quem vai de bike para o trabalho deve se preocupar com isso. Bem, existem máscaras que foram pensadas para essas pessoas, além de outras soluções!

Desacelere: um momento de pausa

mulher andando de bike na cidade com máscara

A primeira possível solução que imaginamos nessa situação, com certeza, é diminuir o ritmo das atividades físicas. Afinal, se você não puder contar com um equipamento de qualidade, não vale à pena se expor aos riscos de saúde que enfrentamos atualmente.

Para não ficar parado, faça percursos mais leves e trajetos menores, reduzindo a intensidade de treinos e aventuras. Dessa forma, você pode continuar os exercícios usando a máscara tradicional, com dupla ou tripla proteção, sem comprometer tanto a respiração nem deixá-la ensopada.

Mas, se mesmo assim você não se sentir confortável com o acessório, a melhor ideia para não ficar parado é praticar exercícios em casa, seja musculação, aeróbico ou até pedalar em rolo.

A máscara ideal para ciclistas e esportistas

Mácara de proteção reutilizável knit máscara fiber masculino g verde militar

Você sabia que existem modelos de máscara que são pensadas para esportistas, mantendo você protegido e super confortável? Elas são produzidas com tecidos tecnológicos, que permitem a respiração, mas contam com as camadas necessárias para proteção, além de filtros para vírus e bactérias.

A Fiber Knit é uma marca que vem se destacando nas máscaras esportivas nesse período de pandemia. Seus produtos são pensados para que os atletas as utilizem tanto agora quanto em outros momentos, como os ciclistas de estrada, para evitar a inalação da poluição automotiva.

Suas máscaras tem tecnologia 3D que permite que o acessório se adapte ao seu rosto, evitando que ela fique frouxa ou muito apertada. Como são feitas em poliéster e poliamida, com camada dupla de tecido, podem ser lavadas e reutilizadas várias vezes, tendo alta durabilidade e sendo mais sustentáveis.

Elas contam também com suporte para filtro de papel, que, como mencionamos, reforça a proteção contra a covid-19 e outros microorganismos. O melhor é que ele pode ser trocado e eles o oferecem separadamente e pode ser encaixado no suporte de filtro, também da marca, que mantém o papel mais afastado e garante mais conforto.

máscara de proteção fiber knit tecnologia 3d lavável com filtro

Com tantas vantagens, esse não seria um produto super barato, mas seu custo também não é muito elevado. Com a durabilidade, o conforto e a proteção que o produto oferece, é a melhor opção para os ciclistas e esportistas em termos de custo-benefício.

Ah, e com a demanda atual, a marca desenvolveu modelos com designs e visuais diferentes, para que você mantenha o outfit esportivo cheio de estilo. A máscara Fiber Kinit 3D com filtro preta é super versátil e garante o visual perfeito.

E aí, agora você já sabe como usar máscara no ciclismo e em outros esportes e se manter seguro, sem precisar abrir mão das atividades físicas. Gostou dessas dicas? Então, compartilhe com seus amigos esportista!

Para ficar por dentro de mais dicas como essa, acompanhe o nosso blog, com postagens semanais! Fique de olho nas redes sociais da Bike Runners e não perca nenhuma novidade, inclusive nossa sessão de máscaras! Até o próximo post!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Tipos de bicicleta: conheça diferentes modelos e modalidades!

Gravel bike: saiba o que é e como é montada!

Próximo