fbpx

Dor no joelho ao pedalar: causas, prevenção e tratamento

Quando você usa a bicicleta, seja pouco ou muito, é bem comum sentir dor no joelho ao pedalar. Esse é um problema que atinge desde aqueles que usam o equipamento para lazer até os que têm o ciclismo como trabalho.

Pontadas, queimação, barulhos estranhos e outras reações são percebidas e causam incômodo em quem pedala com elas. Além disso, podem ser um sinal de que problemas muito graves estejam começando a atingir a articulação da perna.

Mas você sabe o que causa as dores no joelho em ciclistas? O que você pode fazer para prevenir os desconfortos? Como cuidar da articulação quando a dor já chegou? Essas são informações essenciais para que suas pedaladas fiquem cada vez mais prazerosas e proveitosas para você.

Pensando nisso, a Bike Runners preparou um conteúdo completo para que você entenda melhor as dores que as pedaladas podem causar no joelho. Quer saber mais? Então, vamos lá!

Dor no joelho ao pedalar: entenda onde está machucando

homem alongando com lesão no joelho

Quando a gente fala do nosso corpo, tudo é mais complexo do que parece e com o joelho não seria diferente. Essa pequena parte no meio da perna é super importante, e seu bom funcionamento faz toda a diferença para a nossa qualidade de vida – ainda mais pedalando.

Nesse sentido, é importante lembrar que nossos joelhos têm diferentes partes e as dores não aparecem sempre no mesmo lugar. O desconforto é diferente de uma pessoa para outra, assim como suas causas. Então, entenda os tipos de dores no joelho que podem surgir ao pedalar e suas causas:

Dor na frente do joelho

Se você sente dor na parte anterior do joelho (frente), entende-se como dor na rótula, ou patela. Quando isso acontece, geralmente houve alguma lesão no tendão e na cartilagem da patela, o que chamamos condromalácia.

As causas mais prováveis para dores nessa região é o cisalhamento da articulação completa, provocado por uma estimulação muito intensa dos músculos quadríceps. Outro responsável é a altura do selim, que, se muito baixo ou para frente, prejudica a rótula.

Dor atrás do joelho

Não muito comum, a dor na parte posterior do joelho é resultado da hiperextensão dos tecidos posteriores – tendões e músculos isquiotibiais. Elas são causadas, no geral, quando o banco da bike está muito alto ou muito atrás em relação ao guidão.

Outra possível causa para dor atrás do joelho e o uso extensivo de bikes com engrenagem fixa, que exigem mais trabalho dos músculos posteriores da coxa na hora de desacelerar, o que causa o incômodo.

Dor na parte interna do joelho

Quando você sente dor medial no joelho (interna), significa que os ligamentos colaterais dos joelhos estão sobrecarregados, o que acaba em dores e desconfortos. A causa desse problema é, geralmente, a posição dos pés no pedal.

sapatilhas para ciclismo

Isso porque se os grampos da sapatilha estiverem mais ao interior do sapato, os seus pés ficam mais distantes um do outro, e os joelhos mais afastados lateralmente. Assim, há uma sobrecarga na parte interior das articulações que causam as dores.

Dor lateral no joelho

homem segurando joelho

Caso você sinta dor no lado externo do joelho ao pedalar, é bem provável que sofra com a Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (SABI). Essa patologia mostra que a banda iliotibial (IT) está inflamada.

É bem comum entre iniciantes, que acabam jogando os joelhos para dentro, ao tentar pedalar com mais força, o que gera atrito e dor na região lateral dos joelhos. Outra possível causa para dores na região é o uso de taquinhos desalinhados, que concentram a força nos dedos dos pés.

Como prevenir dores no joelho ao pedalar

Se você não quer sofrer com as indesejadas dores no joelho dos ciclistas, como diz o ditado popular: é melhor prevenir, do que remediar. Para isso, existe uma série de estratégias que você pode adotar para evitar que as dores surjam. Vamos conhecê-las?!

Tenha a bicicleta ideal para você

manutenção da bike Bike Runners

O primeiro aspecto que merece uma atenção especial é o seu equipamento. Não adianta pensar que, porque seu parceiro de ciclismo não sofre com dores, basta ter uma bike igual a dele para evitar o problema.

Cada pessoa tem um biótipo próprio, que envolve altura, peso e até o condicionamento físico. Tudo isso pode te ajudar ou atrapalhar, se a sua bike estiver adequada para você ou não.

E como fazer isso? Existem profissionais que realizam o bike fit. Isso nada mais é do que um ajuste personalizado da bike para você. Nesse processo leva-se em conta a sua necessidade e sua altura e formato de corpo, assim, você pedala com mais conforto, segurança e melhora sua performance a longo prazo.

Alongue-se primeiro

Outra forma de prevenir a dor no joelho ao pedalar, ou até evitar sua progressão, é mantendo sua rotina de alongamentos em dia. Para isso, é importante contar com o auxílio e orientações de um profissional, para que você se exercite em casa sem se machucar.

O alongamento deve envolver todos os músculos da região inferior do seu corpo: adutores, abdutores, extensores e flexores. Assim você deixa todo o grupo muscular preparado para o momento de pedalar.

Como tratar dores no joelho causadas pela bike

Se, infelizmente, você já entrou para o time daqueles que sofrem com as dores no joelho durante o pedal, é preciso buscar ajuda médica para o ter o tratamento mais efetivo e continuar pedalando sem preocupação, no momento certo.

Os tratamentos buscam conservar as fibras e os músculos de uma forma geral. Durante a fisioterapia, você pode ser orientado à prática de atividades para fortalecimento e alongamento dos músculos do joelho.

A indicação cirúrgica acontece apenas em casos de lesão mais graves ou avançados, que não apresentaram boas respostas após o tratamento conservador.

Lembre-se de contar com auxílio fisioterapêutico se já estiver com dores. Só assim será possível praticar os melhores exercícios de alongamento e fortalecimento de acordo com as suas necessidades.

Bastante coisa, não?! É importante cuidar dos seus joelhos para garantir sua saúde, qualidade de vida e bons rendimentos no ciclismo. Afinal, eles são responsáveis por boa parte do trabalho ao pedalar.

Agora que você entende melhor as causas, prevenções e tratamentos para dor no joelho ao pedalar, é hora de dar uma atenção especial ao seu corpo e, se necessário, procurar ajuda.

Gostou do conteúdo de hoje? Então conte para nós se já sentiu dores no joelho durante a prática e como cuidou disso, nos comentários! Para mais assuntos como esse, acompanhe a Bike Runners nas redes sociais. Até o próximo post!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Previous

Como ir de bike para o trabalho? Veja nosso guia definitivo!

Bicicleta mais cara do mundo? Conheça o top 10!

Next