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Exercício físico e saúde mental: benefícios ao corpo e à mente

A importância do exercício físico para a nossa saúde física e psicológica é inegável, principalmente para os adultos que estão sempre ocupados com os afazeres de casa e do trabalho. Investir em exercício físico e saúde mental nos ajuda a encarar as coisas de modo mais enérgico e tranquilo.

Hoje, o blog da Bike Runners preparou um ótimo conteúdo que vai te apresentar todos os benefícios de se praticar atividades físicas para o seu psicológico. Vamos lá!

Malefícios do sedentarismo

Pesquisas realizadas pela World Health Organization (WHO) ou OMS com dados coletados ao longo de 15 anos sobre o sedentarismo resultaram em números assustadores e preocupantes para o Brasil. Cerca de 47% dos brasileiros não pratica a parcela de atividades físicas recomendadas, tornando o país o mais sedentário da América Latina.

Isso deve ser tratado com rigor e atenção, visto que o sedentarismo causa a obesidade, doença que alavanca muitas outras doenças graves que levam a óbito, tais como: diabetes, hipertensão, colesterol alto e muito mais. Por isso, é de extrema relevância inserir práticas físicas em nosso dia a dia, mesmo que seja alguns minutos diários ou uma hora semanal.

Praticando exercícios físicos: invista em sua saúde!

Um guia de atividades físicas da OMS foi criado recentemente para auxiliar e dar dicas de práticas para que as pessoas não fiquem totalmente inativas. Esse guia recomenda, semanalmente, 2h30min de exercícios físicos de moderada intensidade e 1h15min de exercícios de alta intensidade, aliados a uma nutrição saudável para obter resultados positivos e vantajosos à saúde.

O ideal é sempre encontrar algo que você goste e que se encaixe perfeitamente em sua rotina, e o ciclismo é uma atividade que é muito prática para o dia a dia, principalmente porque a bike é um meio de transporte de fácil acesso e bem rápido. O pedal é algo muito prazeroso e pode contribuir muito para sua saúde.

Ciclismo para a saúde da mente e do corpo: uma incrível relação!

Como um amante do pedal, você, definitivamente, sabe o quanto o ciclismo é bom para nosso físico, mas sabia que ele pode ser benéfico não só ao corpo mas também à sua mente? É uma relação perfeita, por isso muitas pessoas optam por essa prática que cresce cada vez mais mundialmente desde o seu surgimento.

Além disso, é tão prazeroso estar em próximo ao ambiente externo que acaba tornando-se algo como um lazer e não apenas uma atividade física. Veja o que o ciclismo pode fazer por você:

Corpo

Para o corpo, sendo uma prática de média ou alta intensidade, pedalar semanalmente reduz a probabilidade de se adquirir a obesidade e sobrepeso, controlando o peso, como também auxilia em sua perda. Também previne doenças cardiovasculares, doenças que prejudicam os ossos, como a osteoporose e o reumatismo, diabetes e muito mais!

Além disso, praticando o ciclismo, seu corpo torna-se mais resistente, pois ele fortalece os pulmões, o coração e o sistema muscular e ajuda em uma boa circulação sanguínea, fazendo com que você possa, progressivamente, aguentar atividades mais intensas por maior tempo.

O pedal te dá energia e disposição para a rotina, eliminando a fadiga, assim você se torna mais produtivo e mais confiante, o que encaminha para outros benefícios mentais muito relevantes.

Mas não se esqueça de usar uma bicicleta adequada para a sua altura e utilizar as roupas e acessórios próprios dessa modalidade! Isso é de extrema importância para o conforto na hora de pedalar.

Se quiser saber mais sobre os tipos de bicicletas, temos um conteúdo incrível aqui no blog, não deixe de conferir!

Alie o pedal a uma alimentação saudável e perceba os resultados dentro de poucas semanas com disciplina e esforço. Seu corpo ficará muito mais preparado para suportar a correria do dia a dia.

Mente

O psicológico é algo que devemos cuidar a todo momento, visto que é muito fácil sucumbir às preocupações, aos sentimentos ruins e muitas outras coisas que causam doenças tão graves como a depressão e a ansiedade. Praticar o ciclismo é uma maneira bem simples de cuidar de si e da sua mente – muitas pessoas fazem sem saber conscientemente o quão benéfico é.

É comprovado cientificamente por diversas pesquisas que, por ser algo muito dinâmico e interativo, o ciclismo reduz significativamente os níveis de estresse, traz mais bom-humor e aumenta a sensação de bem-estar devido à liberação de endorfina, hormônio responsável pela comunicação dos neurônios no sistema nervoso central.

Para pessoas que sofrem de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e TEPT (Transtorno do Estresse Pós-traumático), o pedal surge como uma grande ajuda a tratamentos com medicação. Isso porque o exercício libera, de forma imediata, a dopamina, serotonina e norepinefrina, substâncias que auxiliam na concentração e no foco.

Então, se você tem ou conhece alguém que tenha algum desses transtornos, certamente fazer a indicação para uma consulta com um profissional de saúde acerca do ciclismo poderá abrir as portas para que ela comece a prática de modo saudável e prescrito.

Além disso, o pedal também melhora a qualidade do sono, fato que é extremamente essencial para pensamentos mais claros e energia, afinal, dormir mal é muito prejudicial à saúde, tanto da mente quanto do corpo.

A prática também pode aumentar a autoestima, sendo de muito valor para quem tem essa baixa, geralmente pessoas com ansiedade e depressão.

Quer saber ainda mais sobre a relação entre o ciclismo e como ele pode ajudar a manter a saúde mental? Então, confira a live da Bike Runners em parceria com Alex Melo, idealizador da ONG “Meu Sonho Não Tem Fim” e Alinne Fabiana da Silva, psicóloga:

Além dos benefícios descritos aqui, existem muitos outros! A prática de exercícios para o corpo e mente é essencial, e o ciclismo é uma ótima opção se você quer investir em sua saúde. Para saber mais sobre segurança e saúde e muitos outros assuntos relacionados ao ciclismo, não deixe de acompanhar o blog da Bike Runners semanalmente!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
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