fbpx

Qual o melhor velocímetro para bike? Confira as dicas!

O velocímetro é um equipamento fundamental para garantir mais precisão nos treinos e possibilidade de desenvolvimento no esporte. Ele é muito indicado à atletas de alto nível que treinam para competições ou até mesmo para quem deseja simplesmente se auto desafiar e aprimorar o desempenho dia após dia. 

Visto sua importância, buscamos saber qual o melhor velocimetro para bike e compartilhar essa informação com você.

Portanto, se você está procurando um dispositivo de qualidade na internet para equipar sua bike, acompanhe a leitura deste post. Aqui, vamos te mostrar os melhores custo-benefícios quando o assunto é velocímetro. 

Vamos lá?

Velocímetro: um equipamento fundamental para ciclistas  

Também conhecido como ciclocomputador, o velocímetro de bike é um instrumento de medida da velocidade instantânea e do ritmo que o ciclista está performando ao pedalar. Essas medidas são realizadas de acordo com o giro da roda da sua bike durante o trajeto. 

Por conta disso, demonstra-se bastante útil para você que deseja melhorar sua performance diariamente, a partir de uma experiência mais rigorosa de treino. 

Existem diversas marcas e modelos de ciclocomputadores, que atendem a diferentes perfis de ciclistas. Por isso, é importante entender as particularidades para analisar qual a opção ideal para o seu treinamento.

Qual o melhor velocímetro para você usar nos pedais? 

Assim como determinar qual a melhor bicicleta, não é simples escolher o melhor velocímetro entre todos. Existem diversos modelos de altíssima qualidade no mercado, cada um com propriedades diferentes.

Dessa forma, é importante saber que tipo de ciclista você é e quais suas principais necessidades. A partir disso, será muito mais simples determinar qual o equipamento que atende mais precisamente às suas necessidades. Há, basicamente, três tipos de ciclistas: o de performance, o recreativo e o cicloturista. Com base nesses perfis, podemos elencar os melhores modelos de ciclocomputadores.

1. Velocímetros para ciclistas de performance:

Você, ciclista mountain ou road biker, por exemplo, vai sentir necessidade de um aparelho que meça potência, cadência, velocidade média e que armazene os dados levantados. 

Esse tipo de perfil busca alcançar a melhor performance no pedal, por isso está sempre ligado no aplicativo Strava, tentando superar os recordes e treinando pesado. 

Considerando esses fatores, é evidente que o ciclista de performance precisa de um equipamento mais completo, que armazene dados importantes para análise de desempenho, os quais se transformam em informação para os treinadores. 

O velocímetro para essa modalidade precisa se conectar com sensores pelo corpo do ciclista, como medidor de cadência, medidor de potência, cinta de batimentos cardíacos, enfim, o dispositivo deve ser completo e de maior tecnologia para atender a esse perfil.

ciclocomputador cateye cc rd200 strada

2. Velocímetro para ciclista recreativo

Para quem leva o ciclismo como hobby, como uma atividade recreativa, o tipo de ciclocomputador deve, certamente, ser diferenciado daqueles usados por quem busca performance. 

Os recreativos são aqueles que pedalam de modo tranquilo, visando melhorar a saúde, o bem-estar e a forma física. Esse ciclista normalmente pedala com amigos, família, faz pausa para tirar fotos, piquenique ou tomar um chopp. 

Embora esse ciclista geralmente não priorize a performance, ele gosta de acompanhar o percurso, o desenvolvimento na atividade e usa o Strava como uma rede social de interação com a galera. 

Tendo em vista as necessidades que esse perfil apresenta, pode-se afirmar que ele não precisa de um ciclocomputador muito caro, com funções avançadas – afinal, pode ser que elas nem sejam usadas. 

Se você se encaixa nessa modalidade, aposte em linhas um pouco mais simples, que atendam às suas demandas, sem muito luxo: não há necessidade de medir potência, cadência, batimentos cardíacos e afins. Você só vai querer saber quanto pedalou na semana e compartilhar com os amigos. Certo? 

Nesse caso, ótimas opções de velocímetros para bike são:

ciclocomputador prowell pw fw 507

3. Velocímetro para cicloturista

Esse é o ciclista que adora viajar e explorar novos territórios: cada pedalada, um destino novo. Isso resulta em práticas longas, que muitas vezes duram mais de um dia, e cada minuto é valioso. 

Normalmente, os cicloturistas viajam sozinhos e gostam muito de ter um mapa, um trajeto, e também uma rota estabelecida. Por conta disso, costumam calcular muito bem o percurso, pois cada quilômetro importa para esse viajante. 

Se você é assim, amante de viagens, necessita de um ciclocomputador com o qual você possa definir sua rota anteriormente, marcar pontos de interesse dentro do percurso, e que vá te informando quanto tempo falta para cada um dos pontos. 

Assim, é possível planejar minuciosamente a viagem e tornar a experiência muito mais rica e prazerosa.

ciclocomputador prowell fw 501

E aí, ciclista, qual o melhor tipo de velocímetro de acordo com seu perfil? Em nosso site, você encontra diversas marcas e modelos de ciclocomputadores para deixar sua pedalada ainda melhor. 

Se este post foi útil para você, que tal conferir nosso blog? Por aqui, temos conteúdos riquíssimos feitos especialmente para os ciclistas: dicas de bike, manutenção, vestuário e mais. 

Até semana que vem!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Previous

Saiba o que é pedivela e qual o melhor para sua bike!

Saiba escolher o melhor rolo de treino para bicicleta

Next