fbpx

Ensinando seu filho a andar de bicicleta: 5 dicas infalíveis!

Para os amantes do pedal, ensinar aos filhos como andar de bicicleta é uma boa maneira de incluí-los em seus hobbies para que eles passem um dia juntos e, de quebra, fazer com que eles pratiquem exercícios físicos.

Andar de bike é algo muito prazeroso, mas pode parecer difícil para quem nunca pedalou, principalmente para as crianças que, no início, podem ser temerosas para realizar coisas novas.

É por isso que a Bike Runners preparou esse post especial com dicas para que você ensine seus filhos a andar de bicicleta de modo muito simples. Preparado? Então fique ligado!

Ensinando os pequenos a andar de bicicleta: dicas incríveis!

Assim como novos conhecimentos são mais fáceis de se aprender com um passo a passo, o pedal para as crianças pode ser feito de uma maneira didática para que a confiança se solidifique. Depois, vê-los dando uma volta em suas bicicletas vai ser muito prazeroso, não é?

Portanto, siga essas dicas:

1. Praticando em uma bicicleta de treino

As bicicletas para crianças possuem uma série de características que as tornam adequadas para os pequenos, como tamanho do aro, guidão, selim, rodas de apoio e muito mais. Esteja sempre atento a essas especificidades quando for escolher a bicicleta infantil ideal para seu filho.

As bicicletas de treino, geralmente, possuem rodinhas de apoio, aquelas que ficam de ambos os lados do pneu traseiro. Elas são bons instrumentos para que os pequenos experimentem o que é o andar de bicicleta sem cair.

Apesar de não desenvolver o equilíbrio, a bicicleta de rodinha ajuda a criança a aprender os outros movimentos que uma bike exige, como controlar o guidão, frear e no controle de velocidade do pedal.

Mas você deve saber que também existem alguns modelos de bicicletas infantis sem pedais e sem rodinhas, ideais, quase de maneira exclusiva, para que as crianças pratiquem o equilíbrio sem apoio.

Escolher entre a bicicleta de rodinha ou a que não possui pedais e rodinhas de apoio será, impreterivelmente, algo baseado na necessidade e exigência que você, pai, sentir que o seu filho precisa e possui.

Por exemplo, ele é uma criança ágil e possui um desenvolvimento motor evoluído? Então a bicicleta de treino sem pedais e sem apoio pode ser uma boa opção para começar no aprendizado de andar de bike. Se ainda é uma criança mais nova, a opção com rodinha é a ideal.

bicicleta de treino

2. Comprando o equipamento de segurança

Na hora da compra da bicicleta de treino, é importante adquirir alguns acessórios que proporcionarão mais segurança e evitará machucados caso seu filho caia enquanto estiver andando.

Fazer com que ele use capacete é imprescindível. O capacete evita machucados e lesões mais graves caso haja uma queda brusca, impedindo que o crânio se choque contra o solo com muita força.

Para membros superiores e inferiores, existem cotoveleiras e joelheiras. As cotoveleiras também impedem que o osso do cotovelo se choque em alguma queda, evitando que o osso trinque ou quebre.

Quem nunca ralou o joelho, não é? Mas a dor é tão incômoda que é melhor evitar. Por isso, incentive que seu filho use joelheiras, assim não bate o osso e nem rasga a pele se tropeçar e cair.

Além de cuidar da segurança, os acessórios essenciais servem para que a diversão nunca acabe. Passar aquela tarde feliz com seu filho, sem acidentes, na qual você vai ensiná-lo uma atividade física nova é o importante.

equipamentos de segurança para bike infantil

3. Encontrando um lugar adequado

Quando sentir que o pequeno já tem uma boa prática e consegue se equilibrar com eficácia, é o momento de encontrar um local perfeito para que você o ensine a andar de bicicleta sem precisar de acessórios de apoio.

Mas o que seria um lugar adequado para andar de bicicleta? Bem, as crianças nem sempre têm as malícias de direção defensiva ou reação rápida, por isso é interessante encontrar um espaço que não tenha ladeiras ou obstáculos para que elas não se envolvam em acidentes.

Vocês podem ir a parques com áreas espaçosas ou praças, em um dia que tenha baixa circulação de pessoas, assim ninguém pode atrapalhar vocês e vice-versa. Escolha ir cedo ou em um horário em que os raios solares não estejam fortes para que protegê-lo e, também, para terem bastante tempo.

Com os acessórios, a bicicleta e a garrafinha de água – não se esqueça! -, agora é hora de ensinar seu filho a andar de bike!

criancas andando de bicicleta

4. Dê suporte quando ele for praticar

Com a bicicleta ideal para o tamanho depois de retirar as rodinhas e equipá-lo com itens de segurança, é a hora da verdade!

É essencial que seu filho saiba que você estará próximo para apoiá-lo, guiá-lo e até segurá-lo caso ele perca o equilíbrio. Permaneça atrás da bicicleta, mas não segure o selim e nem o guidão, isso interferirá no peso, opte por segurá-lo pelas axilas, apoiando seu tronco.

Deixe que ele dê as primeiras pedaladas com você o apoiando, até senti-lo seguro e equilibrado, então comece a soltar as mãos devagar, sempre atento à inclinação da bicicleta, ok?

ensinando a andar de bicicleta

5. Tenha paciência para deixá-lo praticar várias vezes

Uma dica para que seu filho continue interessado em aprender, mesmo que haja alguns tombos ou que ele não consiga nas primeiras vezes, é ser paciente! Afinal, ninguém gosta de aprender com alguém do lado que esteja estressado e criticando, não é?

Deixe que ele tente, tente de novo e mais uma vez até conseguir. Algumas crianças aprendem de primeira, outras precisam de mais uma ou outra tentativa, e tem aqueles que pegam confiança depois de tentar pela décima vez.

Saiba respeitar o tempo do seu filho! Ele vai aprender a pedalar sozinho, é tudo uma questão de tempo e de tentar sem desistir.

Viu como é fácil ensinar uma criança a andar de bicicleta? Seguindo esses passos, seu filho, com certeza, estará pedalando contigo em pouco tempo e vocês poderão se divertir juntos cada vez mais!

Não deixe de seguir o blog da Bike Runners, toda semana temos conteúdo atualizado sobre o ciclismo para você! Até o próximo post e bom pedal!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Roupas para pedalar: descubra quais são essenciais!

Bikes para as crianças: uma opção de presente incrível!

Próximo