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Vai iniciar no Ciclismo? Conheça os Tipos de Bicicletas

Não importa se você irá utilizar a bicicleta na cidade, praia ou campo, poucas pessoas sabem que existem tipos de bicicletas específicas para cada finalidade.

Por isso, se questione para saber quais tipos de bicicletas atendem melhor suas necessidades.

Pense em perguntas como:
1. Irei utilizar como meio de transporte?
2. Quanto tempo pretendo pedalar?
3. Vou pedalar na cidade, trilha, estrada ou em todo tipo de terreno?
4. Qual valor pretendo investir?

Dessa forma, ficará mais fácil definir e encontrar o tipo de bicicleta mais adequado.

Outra dica importante: antes de adquirir um modelo, experimente vários tipos de bicicletas, pesquise sobre a qualidade dos equipamentos, marcas e garantias.

O BR Ciclismo, preparou um orientador, para auxiliar você a escolher o tipo de bicicleta mais adequado ao seu estilo.

Tipos de Bicicleta

Urbana
Perfeitas para pedalar nas ruas, ciclovias ou parques. São confortáveis, e podem ter bagageiro, para-lamas, farol, lanterna, cesta e buzina.

As urbanas tem pneus mais finos e sem cravos e isso proporciona melhor eficiência no asfalto.

Apresentam modelos femininos com desenho de quadro diferente, o que facilita as mulheres subirem e descerem da bicicleta.

Este tipo de bicicleta proporciona maior estabilidade, pois o ciclista pedala um pouco mais em pé, mas isso por outro lado, dificulta vencer subidas e desempenhar uma boa velocidade.

 

Dobráveis
Também são muito usadas de forma urbana, ocupa pouco espaço, podendo ser colocada num canto da casa, no porta-malas do carro ou embaixo da mesa no trabalho.

As dobráveis pesam 10 quilos, em média. Alguns modelos, quando dobrados, permitem que se empurre ou puxe a bike utilizando suas próprias rodas, como se fosse uma mala.

Este tipo de bicicleta, assim como a urbana, é menos veloz e menos eficaz em subidas que as bicicletas convencionais, mas é muito útil para quem a utiliza como meio de transporte.

 

Bicicleta Fixa
Tem sua origem inspirada nas bicicletas de velódromo.

A principal característica de uma bicicleta fixa é ter o pinhão fixo na roda traseira, ou seja, não possui roda livre, a roda traseira gira, os pedais também giram, tanto para frente, quanto para trás.

Para andar em uma fixa é necessário pedalar o tempo todo, não tem como parar de pedalar ou ficar na banguela.

A fixa também permite ao ciclista o controle da velocidade de acordo com o ritmo da sua pedalada, podendo desacelerar pedalando mais lentamente.

A bicicleta fixa, por ter mais simplicidade, demanda menos manutenção e é mais leve que as convencionais, pois não tem marchas e ou até sistema de freios .

A pedalada numa bicicleta fixa é muito mais completa do que em outras bikes.

 

Mountain Bike
As MTBs – Bicicletas de Montanha, são as mais vendidas e mais populares no Brasil, usadas para qualquer terreno e condição.

São adequadas para terrenos acidentados, estradas de terra, neve e lama. São equipadas com pneus largos e com cravos que oferecerem maior estabilidade em terrenos irregulares .

Esses tipos de bicicletas podem ter sistema de amortecimento, suspensão dianteira, full suspension (dianteira e traseira) ou rígida/hardtail (Sem Suspensão).

Em adaptação urbana, é ideal a utilização de pneus slick ou semi slick que proporcionam melhor eficiência no asfalto e são adequados para o ciclo turismo.

O quadro e as rodas são mais resistentes, e o câmbio pode chegar até 27 marchas, ideal para vencer as subidas.

 

Speed (Estrada/Road Bike)
São bicicletas feitas para velocidade e utilizadas em corridas internacionais.

São apropriadas para o asfalto, e por serem muito leves, desenvolvem boa velocidade.

Pneus finos com alta pressão diminuem a aderência ao solo, o que exige maior técnica e prática do ciclista, portanto, não recomendada para iniciantes.

 

BMX
Conhecidas também por Bicicross, inspirada no Motocross, teve sua popularização nos anos 1970/1980, com seus apaixonados adeptos construindo pistas e fazendo corridas informais.

A partir dai, desenvolveu-se um tipo bicicleta própria para corrida em pistas de terra..

Hoje o BMX se divide em duas modalidades, o Race (corrida) e o Freestyle (estilo livre/manobras), no Freestyle há cinco modalidades: Street, Mini Ramp, Dirt Jump, Flatland e Vertical.

As BMXs possuem aros 20” e 24” sendo que as de BMX Race têm componentes de menor peso, buscando melhor desempenho e velocidade, no Freestyle, como Dirt e Street, têm componentes de maior durabilidade e resistência, porém com maior peso.

 

Downhill
O downhill não é para iniciantes. O ciclista percorre descidas agressivas e muito técnicas, passando por diversos tipos de terreno, além de jumps, gaps e drops, enfrentando situações de bastante risco.

A bicicleta de downhill tem design arrojado e quadro reforçado para suportar grandes impactos, são mais pesada que as demais, possuem suspensão dianteira e traseira e não tem câmbio dianteiro, é instalado uma guia de corrente para manter a transmissão funcionando mesmo com todas as trepidações.

A geometria e a posição do quadro da com relação ao chão diferem das de outras modalidades. Ela tem a suspensão da frente mais alta, o que provoca uma leve inclinação para trás e ajuda nas descidas acentuadas e também faz com que o ciclista tenha menos probabilidade de cair para frente.

 

Reclinada
Tipo de bicicleta no qual o ciclista não vai montado como nas bicicletas tradicionais, mas sentado ou eventualmente deitado, trazendo conforto, ergonomia e segurança.

Muitos ciclistas a utilizam para ciclo turismo, pois permite cobrir grandes distâncias sem sobrecarregar pulsos, ombros e pescoço.

São divididas em dois tipos:
• Com distância curta entre eixos (Short Wheel Base, ou SWB).
• Com distância grande entre eixos (Long Wheel Base, ou LWB).

As LWB são mais confortáveis que as bikes convencionais.

As SWB são menos práticas, mas muito mais velozes.

 

Bike Trial
O objetivo desse tipo de bicicleta é transpor obstáculos, sendo uma modalidade derivada do Trial de motocicleta.

Com aros de 20”,24” ou 26”, o praticante deve transpor obstáculos sem colocar os pés no chão ou as mãos nos obstáculos, exigindo muita técnica.

São bem resistentes, com uma única marcha (com a coroa e a catraca bem pequenas) e freios precisos.

Para um melhor controle, o guidão é mais largo e o quadro normalmente não tem banco, pois o praticante passa a maior parte do tempo em pé.

O eixo do pedal também é mais alto para evitar que o pedal bata nos obstáculos. E os pneus mais largos, com cravos e calibrados com baixa pressão, para ficarem mais macios.

 

Infantil
Muitas vezes são necessárias rodinhas traseiras para evitar quedas, não tem marchas, suspensão ou acessórios sofisticados.

A compra desse tipo de bicicleta deve ser cuidadosa, procure qualidade e veja se os manetes de freio não são duros e difíceis de acionar.

Pense que a finalidade é facilitar e estimular a criança, incentivar a brincadeira, equilíbrio e o aprendizado.

Alguns modelos não possuem pedais o que facilitando a iniciação.

 

Bicicleta Elétrica ou híbrida
São movidas parcialmente ou completamente por um motor elétrico alimentado por baterias recarregáveis.

O objetivo desse tipo de bicicleta é deixar o pedalar mais leve, auxiliando nas subidas e no transporte de mercadorias ou até de pessoas, são dotadas de sensores que sustentam o esforço somente quando se está pedalando.

Nas subidas não precisa pedalar muito, pois o ciclista é auxiliado pelo motor. As velocidades chegam aproximadamente a 25 km/h, e a autonomia pode chegar de 30 km/h a 40 km/h.

 

Agora, é só fazer sua escolha e ser feliz
Com todos esses tipos de bicicletas, não há mais desculpas pra você não pedalar.

Seja qual for sua escolha, você será um carro a menos nas ruas, ira contribuir com um ar mais limpo e estará fazendo um bem enorme para sua saúde.

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Importante: Após adquirir sua bicicleta ideal, faça um Bike Fit, clique aqui.

 

Grandes Pedaladas para nós.


Elaboração, edição e tradução: Jefferson Neves e equipe BR Ciclismo/Accanti.
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