fbpx

Trilhas de bike: as melhores de todo o Brasil

Pergunta rápida: o que você responderia se alguém te convidasse a pedalar nas melhores trilhas de bike do Brasil? Para quem faz parte da família do pedal, com certeza aceitaria na hora, afinal, imagina conhecer todos os cantos desse país tão espetacular, cheio de culturas e riquezas naturais.

Para pedalar por trilhas, é importante, além da prática e da coragem, contar com aparelhos e equipamentos de qualidade. Então, confira como escolher a melhor bike de trilha aqui no nosso blog!

Agora, o convite de hoje fica por nossa conta, pois vamos te apresentar as melhores trilhas do país para pedalar de acordo com a opinião de alguns apaixonados por esse estilo de vida. Então, continue a leitura e se surpreenda com a quantidade de locais incríveis.

As melhores trilhas de bike da região Norte

Pedalar no estado da maior floresta do mundo com certeza é um verdadeiro sonho para quem tem o ciclismo correndo nas veias. Afinal, só de pensar na grandiosidade dessa região já podemos sentir a adrenalina.

Além da floresta amazônica, é na região Norte do país que estão localizados grandes parques nacionais com riqueza extraordinária da fauna e da flora, como o maior pico do Brasil, o Pico da Neblina, o Parque Nacional da Amazônia e o Monte Roraima.

Por isso, algumas das melhores trilhas do Norte do país estão localizados nas regiões ao redor desses grandes parques. No entanto, o percurso pode ser difícil, pois, segundo ciclistas que já vivenciaram essas experiências, alguns trajetos são bem movimentados e a maioria não tem acostamento.

Dessa forma, se você deseja um dia desbravar os estados da região Norte sobre pedais, saiba que você enfrentará vários desafios, calor excessivo e alta umidade. Por isso, a preparação deve ser muito bem planejada, além de contar com todos os itens e acessórios adequados.

A beleza das trilhas da região Nordeste

Agora, vamos pedalar mais um pouquinho para a região vizinha. Sendo formada por 9 estados, a região Nordeste é um dos destinos favoritos de quem já conhece as melhores trilhas de bike do país.

O estado da Bahia, por exemplo, conta com o Parque Nacional da Chapada Diamantina, um ótimo local para explorar com dois pedais. Atualmente, é possível combinar essa prática com atividades de lazer em cachoeiras, morros e rios.

A Chapada Diamantina está a 400 km de Salvador e é cenário de vários momentos incríveis dos aventureiros de todo o mundo. Uma dica importante é procurar uma agência especializada para realizar essa aventura, além de ter um bom condicionamento físico.

Ainda na região Nordeste, mas no estado do Maranhão, você tem a oportunidade de realizar a trilha na Travessia Lençóis Maranhenses passando pelas dunas e lagoas, um verdadeiro cenário de cartões postais.

Já no estado da Paraíba, alguns apaixonados pelo ciclismo indicam as belas estradas do Açude Cafundó, localizado no município de Serra Grande. No estado do Piauí, por sua vez, existe uma trilha na região Olho D’Água das Onças, porém, como é uma reserva ecológica, você precisa de um guia para te acompanhar pelos melhores trajetos para essa atividade.

No estado do Rio Grande do Norte, se você gosta de aproveitar a natureza de perto, pode aproveitar a trilha da região da Cachoeira de Pitangui, localizada na cidade de Natal. Por fim, no estado do Sergipe, temos o espetacular Parque Nacional Serra de Itabaiana, onde existem os biomas da Mata Atlântica e Caatinga, além de muitas cachoeiras e riachos com água cristalina.

Aventura de bike garantida na região Sudeste

Para quem curte passar por cidades históricas e conhecer vários tipos de trajetos, a Estrada Real, que sai do estado de Minas Gerais e vai até Paraty, no Rio de Janeiro, é garantia de uma experiência inesquecível.

Agora, que tal conhecer os sensacionais destinos turísticos da região capixaba? No estado do Espírito Santo, você conta com um roteiro que começa no litoral norte, em Conceição da Barra, onde é localizado o Parque Estadual de Itaúnas.

Nessa região, há diversas trilhas para explorar, uma delas é a Trilha da Barra que conta com um trajeto que dura pouco mais de 3 horas. Por isso, se você se interessou pelo desafio, saiba que esse percurso exige um boas condições físicas.

Por fim, em São Paulo, tem o famoso Campos do Jordão, localizado a pouco menos de 200 km da grande São Paulo. Nessa trilha, você tem total contato com a natureza, sendo uma ótima opção para dar uma relaxada na mente com a família e os amigos. Essa trilha é garantia de passar por vários caminhos ricos em vegetação.

Prepare-se para as melhores trilhas da região Centro-Oeste

Se você está iniciando na prática do ciclismo, precisa conhecer a Trilha Posto Barcelona, em Goiânia (GO), pois em todo o percurso você encontra trajetos de diferentes modalidades. Caso seja a sua primeira vez na região, vale a pena ir com alguém que você já conhece, pois algumas estradas dão acesso a propriedades privadas. Mas, vale a pena pela beleza de sua vegetação.

Em Mato Grosso, é possível aproveitar algumas trilhas na região em volta da Ponte de Pedra, em Rondonópolis, porém, alguns trechos pedem por uma caminhada. Então, o indicado é estar acompanhado com um guia e um grupo de amigos para que essa experiência seja ainda melhor.

No estado do Mato Grosso do Sul, se você tem um ótimo condicionamento físico, pode curtir muito o passeio na região da cachoeira Boca da Onça. A aventura se inicia com uma caminhada de 4 km em meio a uma mata de preservação com paisagens surpreendentes, além de, é claro, das diversas cachoeiras de águas cristalinas. Nesse local, também é indicado o acompanhamento de um guia.

Percursos para a região Sul

Quem mora em Curitiba sabe que essa é uma das melhores cidades para se pedalar. Mesmo não sendo uma trilha em meio da natureza, a cidade conta com pelo menos 120 km de ciclovias que passam por monumentos históricos e paisagens que ficam ainda mais bonitas durante as estações mais frias do ano.

Já em Santa Catarina, você pode se aventurar no Circuito da Região do Vale Europeu. Estando há poucos quilômetros de Blumenau, esse circuito começa na cidade de Timbó e, logo após o percurso de 300 quilômetros, volta ao mesmo lugar da partida. Em todo o trajeto, você aproveita belas paisagens e natureza intacta, com cachoeiras e riachos.

O Vale do Vinhedos, no Rio Grande do Sul, é uma região formada pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul e tem uma paisagem digna de filmes com os vinhedos da região. Se você também gosta de um bom vinho, vale a pena a parada para degustar os sabores e a gastronomia da região.

Gostou dessa aventura por todas as regiões do nosso Brasil? Todas as belezas naturais e percursos ainda mais impressionantes fizeram-nos apaixonar ainda mais por esse país tão rico e diverso. Mas, é importante nos lembrar de que a preservação do meio ambiente ainda é uma ação muito necessária para que a natureza continue nos presenteando com suas belas paisagens.

Se você deseja ver mais posts sobre tudo o que está relacionado ao ciclismo, continue nos acompanhando aqui no blog, pois toda semana chegamos com um conteúdo exclusivo para você. Até o próximo post!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Calibragem de pneu de bicicleta: pronta para o pedal!

O melhor cadeado para bicicleta: como escolher o mais adequado

Próximo