fbpx

Como lavar a bicicleta em casa: 5 dicas essenciais

Se você é mais um amante do pedal, é importante saber como lavar a bicicleta. Afinal, a limpeza contribui tanto para o visual do equipamento quanto para prolongar sua vida útil e entender como fazê-la pode facilitar muito o seu dia a dia.

O ideal mesmo é levar sua magrela a um bike shop, onde eles podem fazer uma limpeza bem completa e cuidadosa, prevenindo danos e usando os melhores produtos para o processo. Mas também é possível aprender como limpar a bicicleta em casa, caso não exista um lugar apropriado próximo a você.

Seja depois de cada pedalada ou de alguns percursos percorridos, uma boa lavagem evita o acúmulo de sujeira nas peças e proporcionada a sensação da primeira pedalada de novo! Quer saber como deixar a bike brilhando? Então, confira as 5 dicas da Bike Runners.

  • Antes de começar: pegue todos os produtos

Antes de aprender, de fato, a como lavar a bicicleta, você precisa ter todos os equipamentos, produtos de limpeza e manutenção em mãos. Assim, evita ter que ficar indo e voltando com coisas durante o processo, o que poderia te desanimar.

Então, anote aí a lista:

  • 1 balde, mangueira ou regador;
  • 2 panos de microfibra;
  • 1 esponja macia;
  • 1 par de luvas de borracha;
  • 1 escova de limpar pneu;
  • 1 escova de dentes velha;
  • Sabão em pó ou detergente neutro;
  • Removedor de graça para bicicletas;
  • Água.

produtos para limpar a bike

  • Escolha o local perfeito: liberdade e bagunça

Agora que você tem todos os itens necessários para limpar sua bike, é hora de encontrar o lugar mais adequado para fazer todo esse trabalho sujo. Afinal, você vai precisar de espaço para se mover ao redor do equipamento tranquilamente e poder sujar tudo sem atrapalhar ninguém – além de ter que ser fácil de limpar depois.

Então, você pode ter várias opções na sua casa: a garagem, o quintal, a lavanderia, caso seja espaçosa. Se você morar em um apartamento pequeno, vale a pena ver se há um espaço no condomínio onde você possa fazer isso.

lavando bicicleta

  • Mãos à obra: passo a passo para lavar a bike

Tudo preparado, agora é hora de dar um banho de verdade na magrela, então, confira nosso tutorial:

  • Use o balde ou uma mangueira para molhar a bike, direcionando a água, principalmente, onde houve maior acúmulo de terra e sujeira – evite jatos muito fortes;
  • Use a espuma macia com o sabão escolhido para limpar, primeiro, o quadro e a suspensão, fazendo movimentos suaves para evitar riscar a pintura da bicicleta;
  • Depois, limpe a relação de marchas com ajuda do desengraxante – aplique-o em toda a peça e espera a sujeira se soltar, então, com a escova de dentes velha, remova toda a sujeira;
  • Agora, molhe novamente as rodas e os pneus, para soltar ainda mais a sujeira pesada – com a escova para pneus, esfregue e enxágue-os até ficarem completamente limpos;
  • Em seguida, use a escova de dentes velha para limpar os aros das rodas, o cassete e o disco de freio, nos casos de bikes com freio a disco;
  • Use o pano de microfibras nos discos e cogs do cassete para dar um acabamento e enxágue;
  • Agora, use o outro pano de microfibras seco para secar a bike.

Viu como é simples? Mas, calma, ainda temos duas dicas que vão deixar o processo ainda melhor e o resultado final surpreendente, então, continue lendo!

limpando corrente da bike

  • Rodando a engrenagem: um jeito fácil

A gente sabe que esse passo a passo não é nada difícil de realizar, mas sabia que dá para deixá-lo ainda mais simples? Tudo que você vai precisar é de algumas ferramentas.

A ideia é retirar as rodas e pneus da bike para limpá-las com mais precisão, sem precisar ficar desviando do quadro. Assim, você poupa tempo e deixa a limpeza mais perfeita – mas tenha certeza de que saberá colocá-las no lugar novamente, beleza?!

  • O acabamento ideal: uma bike renovada

A sua bike está limpíssima, brilhando, parecendo que acabou de sair da loja, mas… você não está se esquecendo de alguma coisa? Pense bem… algo foi removido durante a limpeza e não foi devolvido às engrenagens da magrela. Descobriu?

É essencial passar o lubrificante na corrente da bike, assim como nos cabos expostos, nos canotes, nos engates e nas molas! Sem ele, seu pedal vai ser pesado e desgastante. Então, prefira algo suave, macio e eficaz!

Limpeza da corrente da bike

Algumas considerações sobre limpeza de bike em casa

Agora sua bike está brilhando e você pode pensar que, talvez, tenha que gastar muito com essa manutenção e, quem sabe, exista meios de economizar. Por exemplo, já ouviu falar em como limpar corrente de bike com limão?

Algumas pessoas recorrem a uma mistura com a fruta para economizar, mas o barato pode sair caro. Isso porque o limão é cítrico e suas substâncias mais ácidas podem resultar em problemas a longo prazo.

Os produtos desenvolvidos propriamente para manutenção das bikes são pensados para prolongar a sua vida útil, por isso, pense neles como um investimento e não um gasto.

nao use limao

Seguindo nossas dicas, você vai conseguir lavar a bicicleta em casa com eficiência e tranquilidade. Mas, não se esqueça: para um cuidado completo e cuidadoso com o equipamento, conte com um bike shop de qualidade!

Gostou do conteúdo de hoje? Então, não deixe de acompanhar nossas postagens e fique de olho nas redes sociais da Bike Runners: muitas novidades, dicas e informação! Até o próximo post!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Gravel bike: saiba o que é e como é montada!

Melhores marcas de bicicleta: conheça o top 25!

Próximo