fbpx

Como escolher a melhor bike de trilha? Veja nossas dicas!

Quem está começando a praticar um esporte sobre duas rodas sempre acaba passando por alguns questionamentos. Com tantas opções no mercado, como escolher a bike de trilha ideal? 

Afinal, sem a bicicleta certa, é comum que nosso desempenho fique prejudicado. É essencial ter os equipamentos corretos, peças de qualidade e, é claro, roupas de ciclismo adequadas para maior conforto durante o pedal. 

É por isso que hoje separamos algumas dicas especiais para você que deseja escolher uma boa bike de trilha. Para começar, vamos entender melhor as especificações das Mountain Bikes e por que elas são ideais para você que quer se aventurar por terrenos acidentados. 

Conheça as MTB: perfeitas para trilhas! 

bicicleta soul volcano carbono aro 29 full suspension sram sx eagle customizada

As mountain bikes são bicicletas desenvolvidas especialmente para te ajudar a enfrentar situações extremas. Elas são desenhadas para te apoiar em performances que exigem bastante e te apresentam as faces mais apaixonantes desse esporte.

Se você está procurando uma bike de trilha que aguente subidas mais íngremes, terrenos com lama, poeira e pedras, buracos e outros obstáculos que podem dificultar o percurso, elas são as melhores alternativas. 

Uma das principais vantagens dessas bikes é sua capacidade de oferecer equilíbrio e conforto mesmo nos momentos mais complicados. Seja para iniciantes ou amadores, elas suprem as necessidades nos mais diversos níveis, são ótimas para quem deseja começar no estilo off-road.

O MTB é o modelo que mais tem ganhado destaque nos últimos tempos e se você está pensando em entrar para esse time, existem algumas características que precisam ser observadas:

 Aposte em uma boa marca de MTB! 

mtb fundo preto

Nesses casos, a marca da bike é muito importante. Até porque ela determina o nível de qualidade dos materiais, das engrenagens e, consequentemente, pode interferir em seus resultados de performance. 

Na Bike Runners nós trabalhamos com marcas reconhecidas no mercado, que apresentam resistência, segurança e alta durabilidade. Como as Bike Soul e BMC, que são consideradas grandes representantes do ciclismo. 

Tamanho de rodas da MTB!

pneu vittoria mezcar barzo aro 29 mtb

Elas contam com rodas de 26, 27.5 e 29 polegadas. Sendo assim, muitas vezes temos dúvidas sobre qual deles escolher. Normalmente, as mais usadas pelos ciclistas com mais experiência são as de 29 polegadas.

Elas estão substituindo as de 26 polegadas, pois são capazes de absorver melhor os impactos e manter uma velocidade maior durante o pedal. No entanto, possuem um poder de arrancada menor, são mais lentas inicialmente. 

Já a proposta das bikes de tamanho 27.5’’ é estar em um caminho intermediário, que pressupõe uma jornada de velocidade com poucos impactos, depois que a bike estiver embalada, sem perder a dinâmica de velocidade na largada. 

Se você já chegou a conclusão que de sua paixão está nas trilhas, é hora de escolher o modelo que realmente seja mais compatível com você. Para isso, vale a pena se atentar a alguns pontos essenciais: 

A mountain bike com o pneu certo 

Os pneus de uma bike de trilha devem ser os pneus com cravos. Os modelos Slick ou Semi Slick são ótimos para outros estilos, mas não são os ideais para mountain bikes. Você precisa da aderência proporcionada pelos cravos, bem como sua estabilidade.

Esses cravos podem ter variações de largura, portanto, vale lembrar que, para ter alta aderência, seu pneu deve ser mais largo. Porém, quanto mais largo o pneu, mais lenta ficará a bike, pois o contato com o terreno é maior

Geralmente, ciclistas que gostam de trilhas têm como prioridade a estabilidade em detrimento da velocidade. Sendo assim, é válido escolher um pneu que deixe a bicicleta mais lenta, mas que te deixe mais seguro. 

Opte por bons componentes 

Imagine se durante a pedalada você fica preocupado com o funcionamento das peças da sua bike? Se elas vão trabalhar corretamente, se vão se comportar da forma que precisa ou oferecer a performance necessária? Não dá, certo? 

Por isso, investir em uma bike de trilha com componentes de boa qualidade é fundamental. Eles podem assegurar o desempenho que você procura. No caso da MTB, a Shimano e SRAM possuem os melhores itens e alternativas até para os mais experientes. 

Os elementos principais como: freios, sistema de transmissão, cubos e rodas e suspensão merecem uma atenção especial. Os trocadores de marcha, por exemplo, apresentam muitos modelos e variam de acordo com os componentes que escolhemos. 

Para obter resposta com a velocidade e a eficiência que você deseja, é essencial levar esse ponto em consideração na hora de decidir. Os modelos mais populares são aqueles em que a marcha é alterada com o dedo polegar ou indicador, com cliques. 

Saiba mais sobre as bikes de trilha acompanhando outros conteúdos aqui do blog. Para conhecer melhor a marca Soul, especialista na modalidade, confira este post: A marca Soul é confiável? . Por lá, você fica por dentro de tudo!

E então, gostou do post? Esperamos que agora fique mais simples escolher uma boa bike de trilha. Para mais dicas como essa, navegue por nosso blog, temos muitas sugestões e curiosidades para você. Aproveite!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Posso treinar com dor de cabeça? Bike Runners responde!

Cicloturismo: o que levar em uma viagem de bicicleta?

Próximo