fbpx

Cicloturismo: o que levar em uma viagem de bicicleta?

Você sabe o que levar numa viagem de cicloturismo? Assim como qualquer outro passeio extenso, viajar de bicicleta exige algumas preparações e itens indispensáveis. Afinal, nos trajetos ficamos expostos ao clima, terreno e diversas surpresas.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas básicas para você seguir e se preparar para uma das melhores experiências da sua vida! Vamos lá?!

1. Saúde: prevenção em primeiro lugar

médico medindo pressão

Se você tá com uma viagem de bike marcada, é o momento de fazer aquele check-up completo com seu médico de confiança. Afinal, você é a peça mais importante desse quebra-cabeça a ser levado para o cicloturismo.

Dessa forma, você descobre se há algum impedimento de saúde para realizar a ventura naquele momento e pode garantir receitas para medicamentos básicos. É muito melhor ter um remédio para dor ou um antibiótico genérico na mochila do que ter que conseguir por um no meio do trajeto.

Caso você prefira apenas levar uma receita médica, a fim de evitar gastos ou economizar espaço, peça ao doutor que faça a prescrição em língua inglesa, a fim de garantir que a receita seja aceita em diferentes lugares.

2. Contas em dia: garanta o seu limite!

Viajar envolve dinheiro, não é? Então, é essencial que você mantenha as contas pagas ou com o pagamento programado. Dessa forma, você evita cobranças indesejadas e consegue controlar melhor os gastos e fazer um planejamento financeiro.

Ah, garanta que seus cartões de crédito estejam habilitados, especialmente se a viagem for para em outro país. E, como o bom ditado já diz: é melhor prevenir do que remediar – planeje-se sempre considerando um período maior do que a viagem em si.

3. Equipamentos: testados e aprovados?

pessoa olhando mapa de estradas para ciclismo

Outros itens importantes e essenciais para levar numa viagem de bicicleta são os equipamentos, obviamente. Certifique-se de estar levando GPS, baterias, carregadores e cabos que funcionem! Ah, o aparelho deve estar configurado corretamente e com os mapas que serão usados na viagem.

Leia também: GPS para bike: Aprenda usar!

Em relação à bicicleta, nada com aquela revisão geral completa. Converse com o seu mecânico e garanta as melhores peças para enfrentar a quilometragem e as dificuldades do seu trajeto.

Também é importante que você saiba um pouco sobre mecânica. Não precisa ser um expert no assunto, mas, caso não tenha esses conhecimentos, é importante aprender a trocar pneus, ajustar marchas e freios, lidar com ferramentas e peças e outras coisas do tipo.

4. Outfit: como e quais roupas levar para o cicloturismo

Para você se equipar, é preciso pensar de forma funcional, prática e levar em conta a segurança e o conforto. Afinal, você deve levar tudo o que precisa, mas não quer ocupar muito espaço nos alforjes, não é?!

Preste atenção no clima do lugar para escolher o vestuário de ciclismo perfeito. Saiba que roupas impermeáveis são essenciais! Você pode investir em calças e jaquetas corta vento e/ou à prova d’água.

Para a organização, é bem simples: primeiro, disponha sobre a cama todas as roupas que pretende levar e… tire metade. Temos a tendência de exagerar em vestimentas nas viagens e, quando o assunto é viajar de bike, quanto menos peso, melhor.

Faça pequenos rolos com as roupas para guardá-las de forma prática e otimizada. Assim, você ganha espaço e evita que os tecidos se amassem muito. Lembre-se de equilibrar o peso para garantir uma boa distribuição.

5. Documentação: somente o essencial e necessário

Não há nada como as tecnologias para tornar sua viagem de bike mais fácil. Escaneie sua documentação e deixe tudo salvo em seu email e celular. Assim, fica fácil de acessá-los caso perca os papéis. Carregar umas duas fotos 3×4 também não é uma má ideia.

Ah e esse dica é para a vida: não deixe todos os documentos juntos! Leve uma parte em um recipiente de fácil acesso e outra dentro de alforjes, meio escondida. Caso um desapareça, você tem a garantia de que os outros estão seguros.

6. Segurança: não há lugar como o nosso lar!

ciclista pedalando na chuva

Viajar e passear é realmente muito bom, mas, de uma forma geral, a gente mal pode esperar para voltar para casa depois de algum tempo. Para que isso seja possível, é essencial tomar medidas de segurança antes, durante e depois da aventura.

Primeiro, combine de manter contato constante com alguém de confiança que more perto de você e de seus amigos e familiares. Apesar de serem nossos alicerces, os pais não são os mais recomendados para isso, visto que podem ficar desesperados caso você demore um pouquinho para mandar um “oi”.

E mesmo as tecnologias sendo incríveis, tenha sempre as “velharias” em mão. Isso quer dizer que você deve levar um mapa consigo, daqueles de papel mesmo. Também vale a pena instalar apps que funcionem sem internet para garantir que você tenha acesso às rotas. Uma bússola também é sempre bem vinda e te ajuda a ler o mapa.

Ah, com essas dicas, com certeza sua viagem de bike vai ser emocionante e super divertida. Mesmo sendo importante planejar e se preparar, deixe umas lacunas para o destino em sua agenda e rotas estipuladas – com certeza você vai encontrar situações que não esperava e querer traçar novos caminhos.

E aí, agora que você sabe como se preparar e o que levar numa viagem de cicloturismo, está esperando o que?! Conte para nós qual será o destino da sua aventura aqui nos comentários!

Para ficar por dentro do universo das bikes, acompanhe a Bike Runners nas redes sociais. Até o próximo post!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Como escolher a melhor bike de trilha? Veja nossas dicas!

Desvendando frases de ciclistas: glossário Bike Runners

Próximo