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Tipos de freio para bicicleta?

O freio é um dos componentes mais importantes da bicicleta, mas existentes diferentes tipos de sistemas de frenagem.

Neste post vamos abordar os modelos mais comuns e como funcionam.

Cantilever

No acionamento da manete os cabos pressionam as hastes em que as sapatas ficam posicionadas. Desta forma elas são pressionadas junto ao aro, causando a redução de velocidade.

Este sistema de freio para bicicleta foi muito utilizado, mas hoje é bem incomum que bicicletas novas.

Por ser um sistema relativamente simples, sua manutenção é pouco complexa. Devido ao seu poder de frenagem menor foi sendo substituído pelo sistema V-Brake ao longo do tempo.

cantilever

V-Brake

Este sistema substituiu os freios Cantilever ao longo do tempo. De forma geral o funcionamento é basicamente o mesmo: no acionamento da manete os cabos pressionam as hastes em que as sapatas ficam posicionadas. Desta forma elas são pressionadas junto ao aro, causando a redução de velocidade, porém de forma mais precisa.

As bicicletas com componentes mais simples ainda costumam trazer este sistema, porém ele já caiu em desuso, sendo substituído pelos freios à disco.

freio vbrake

Freio à Disco

Neste post já falamos sobre as diferenças entre os freios à disco e mecânicos com mais detalhes, não deixe de conferir!

Disco Mecânico

Neste sistema o cabo preso a manete empurra um pistão que encontra-se na pinça de freio, empurrando a pastilha de freio contra o disco, fazendo com que aconteça o atrito que gera a diminuição da velocidade.

Para que este sistema opere bem, é necessário que esteja bem regulado, com ótimo estado dos cabos, pinças de freio e pastilhas.

freio a disco mecânico

Disco Hidráulico

Hoje é praticamente uma unanimidade e o que há de mais moderno em termos de frenagem.

Seu sistema se dá por óleo, que ao ser empurrado pela mangueira aciona os pistões presentes nas pinças de freio, fazendo com que elas sejam empurradas para o disco.

A manutenção padrão é a troca de tempos em tempos das pastilhas de freio devido ao desgaste natural e a popular “sangria”, que basicamente é a troca de óleo velho por óleo novo e livre de impurezas.

Este processo de sangria recomenda-se sempre que seja executado por uma mecânico especialista, pois além dos cuidados devido a sensibilidade do equipamento, requer ferramentas específicas.

freio hidráulico

Ferradura

Apesar de ser um sistema relativamente antigo, ainda é muito utilizado, sobretudo nas road bikes (as populares “speed”).

Neste sistema o cabo acionado faz com que a ferradura movimente as sapatas de freio para contato direto no aro/roda, causando a diminuição de velocidade.

Sua potência de frenagem é muito alta e segura e mesmo existindo há várias décadas, com certeza continuará nas bicicletas por muito tempo.

ferradura bicicleta

Contra pedal

Seu funcionamento é relativamente simples, o freio que fica no cubo da roda é acionado quando pedalamos para trás.

Bicicletas mais antigas ou modelos utilizados em compartilhamento nas grandes cidades ainda fazem uso deste sistema, porém sua manutenção mais complexa e há certa dificuldade em se encontrar peças de reposição.

contrapedal

Manutenção de Freios

É importante ressaltar a importância de que a manutenção ou reparo nos freios deve ser realizada por um serviço profissional.

A Bike Runners possui um centro técnico especializado na manutenção de bicicletas e freios de diversas marcas, contando inclusive com um serviço de Leva e Traz.

Entre em contato com a Bike Runners e se for de São Paulo/SP verifique se sua região é atendida pelo serviço de Leva e Traz.

https://brciclismo.com.br/wp-content/uploads/2021/07/leva-traz-oficina-bicicleta.jpeg

Na Bike Runners a variedade de pastilhas e sapatas é enorme, assim como demais componentes de freio.

Não deixe de conferir e encontre tudo que precisa para este importante componente e muito mais!

Até a próxima! 🙂

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!

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