fbpx

Qual a melhor cadeirinha para bicicleta? Bike Runners responde!

Quando a família de um ciclista cresce, faz toda diferença saber qual a melhor cadeirinha para bicicleta, não é? Afinal, com isso, vocês podem continuar as pedaladas e, de quebra, introduzir as crianças a essa paixão desde pequeninas.

As cadeirinhas são essenciais para que as crianças possam partilhar dos passeios sobre duas rodas sem ficarem expostas a riscos, como uma queda inesperada por exemplo. Com esse equipamento, elas curtem a vista e os pais ficam tranquilos.

Mas será que qualquer equipamento dá certo para o seu filho? Existem diferentes tamanhos e capacidades de cadeirinhas, além de modelos para a parte da frente ou de trás da bike.

Para te ajudar a entender qual é a melhor opção para a sua família, a Bike Runners preparou esse conteúdo explicando as especificidades dos modelos para crianças de diferentes idades. Quer saber mais? Então, vamos lá!

Como escolher a melhor cadeirinha de bicicleta: dicas Bike Runners

Na hora que você decide comprar uma cadeirinha para bike, é importante prestar atenção em alguns aspectos antes de investir no melhor acessório para a segurança da criançada e diversão da família.

  • O tamanho da criança

Apesar do que você pode estar imaginando, a escolha do equipamento deve considerar o tamanho e peso da criança, e não sua idade. Afinal, cada pessoa tem um desenvolvimento diferente, então, o ideal é levar em conta a capacidade do assento.

As indicações de peso e tamanho máximo, no geral, estão explicitadas no próprio acessório. Vale a pena escolher um que tenha um suporte um pouco acima do da criança, para usar por mais tempo, mas sem exageros!

  • A sua bicicleta

Considerar o estilo da sua bicicleta é essencial para escolher o modelo de cadeirinha perfeito. Isso porque cada tipo tem um sistema de encaixe próprio, que pode não se adaptar a determinadas bikes.

Para ter certeza de que você está escolhendo o acessório correto, o ideal é levar a magrela consigo na loja e ter a ajuda do vendedor ou outro especialista. Dessa forma, você garante que o item escolhido tenha o encaixe perfeito e seguro na bike.

  • Selo do Inmetro

Hoje, é essencial que o equipamento de transporte das crianças tenham o selo do Inmetro, que assegura que aquele produto é seguro e de qualidade e respeita diferentes normas estabelecidas pela instituição.

Usar uma cadeirinha aprovada pelo Inmetro é um sinal de cuidado e amor pelos pequenos!

cadeirinha-de-bicicleta

Por que usar a cadeirinha? O melhor para seus filhos

Pode ser que você não entenda ao certo a necessidade da cadeirinha de transporte nas bikes. Para alguns pode soar como algo supérfluo e que valeria mais à pena ensinar as crianças a pedalar.

Porém, há dois pontos a serem considerados. Primeiro, as crianças só aprendem a andar de bicicleta por volta dos 5 ou 6 anos. Até lá, com o acessório, você pode introduzi-la ao mundo do pedal e estimulá-la a essa nova experiência.

Outra coisa é que, mesmo depois de aprender a pedalar, muitas crianças ainda levam um tempo para dominar totalmente a magrela. Em decorrência disso, as crianças podem acabar caindo e sofrendo lesões ou até coisas pior.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 32% dos óbitos infantis em acidentes de bike foram resultados de quedas e outros traumas que não envolveram colisão com veículos. Esse é um número alto e que pode ser evitado com o acompanhamento dos pais bem próximos às crianças.

Com elas na cadeirinha, você pode incentivar o apreço pela prática esportiva e garante um tempo em família que não tem preço!

cadeirinha de criança para bicicleta

Tipos de cadeirinha: qual o melhor para sua bike?

Agora que você entende melhor a necessidade desse equipamento e como escolher o melhor, é hora de conhecer os diferentes modelos de cadeira infantil para bikes:

  • Cadeirinha dianteira

A cadeirinha para bicicleta dianteira é um dos modelos mais tradicionais e conhecidos e são acoplados na parte frontal do equipamento, geralmente no guidão ou no tubo superior da magrela.

Assim, os pequenos ficam entre os seus braços e com vista igual à sua, para o caminho à frente. Essa é uma ótima opção para as crianças menores, visto que exigem mais atenção e, nesse lugar, você consegue ficar de olho nelas de forma mais fácil.

A partir dos nove meses, mais ou menos, os pequenos já podem ser transportados nessas cadeirinhas, visto que há a necessidade de que se sustentem, tanto com o pescoço como com a coluna ereta.

No geral, elas tem um limite de peso de até 15 kg, que deve ser respeitado. Os modelos tendem a ter o assento com encosto, ambos de plástico, além de apoio para pés e mãos e, claro, cinto de segurança.

  • Cadeirinha traseira

A cadeirinha para bicicleta traseira é bem popular e tem se difundido cada vez mais. Esse modelo se destaca por poder suportar pesos maiores. Quer uma cadeirinha de bicicleta de 35kg? Escolha uma para a parte de trás da bike.

No geral, ela é instalada no bagageiro da magrela ou no triângulo traseiro, o que limita o contato com os pequenos e a visão da paisagem à frente por parte deles. Mas é um modelo seguro e essencial para crianças mais grandinhas.

É interessante investir em peças que contem com apoio para os pés, a fim de prevenir que o cadarço ou a perninha da criança fiquem presos na roda durante a pedalada. Ah, se o acessório que escolher for acoplado no bagageiro, é essencial certificar-se de que ele aguentará o peso da cadeira e da criança sem quebrar.

tipos-de-cadeirinha-de-crianca-para-bicicleta

Dicas e cuidados para pedalar com as crianças na cadeirinha

Agora que você conhece também os principais modelos de cadeira infantil para bicicleta, confira algumas dicas para aproveitar ao máximo o pedal com os pequenos:

  • Mais peso, menos estabilidade: com a criança em cima da magrela, o peso a ser transportado aumenta, o que interfere em seu equilíbrio e na estabilidade. Então, antes de fazer os passeios longos, treine no quintal ou na rua da sua casa.
  • Hora do soninho: se você vai pedalar por bastante tempo, corre-se o risco da criança tirar aquele cochilo na cadeirinha. Então, vale à pena ter um travesseirinho de viagem para ela ficar mais confortável.
  • Atenção para os dedinhos: se o seu selim conta com molas e você vai usar a cadeirinha traseira, talvez seja bom trocá-lo. As crianças podem acabar machucando a mão nas molas durante o passeio.
  • Equilíbrio nas subidas: com a cadeirinha traseira fazendo peso extra na bike, durante as subidas, você corre mais risco de empinar a magrela e cair. Por isso, nas partes íngremes, projete o seu peso para a frente para equilibrar.

cadeirinha de bicicleta pra criança

Com essas dicas todas, o passeio em família vai ser divertido e super seguro! Agora que você já sabe as vantagens de cada modelo de cadeirinha, conte para nós: qual o melhor para sua família?

Para mais conteúdos sobre o mundo do ciclismo, continue acompanhando o nosso blog e não deixe de seguir a Bike Runners nas redes sociais! Até o próximo post!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Melhores marcas de bicicleta: conheça o top 25!

Ciclismo Olímpico: história, modalidades e grandes nomes do Brasil

Próximo