fbpx

Como Planejar seu Primeiro Passeio de Bicicleta de Estrada

O que você precisa para o seu primeiro passeio na sua bicicleta de estrada.

Partir para seu primeiro passeio na sua bicicleta de estrada é uma proposta assustadora, então aqui estão seis dicas para tornar sua viagem inaugural um sucesso.

1. Seja realista

Quão preparado você está? Você pode correr para entrar em um ônibus sem suar? Subir escadas lhe deixa ofegante e sem fôlego? Não há necessidade de heroísmo aqui, e sugerimos que você faça seu primeiro passeio de bicicleta de estrada curto, para que ele se torne uma doce experiência.

Se você já é moderadamente ativo, faça seu primeiro percurso na casa dos 25 Km e tente completá-lo entre uma hora a uma hora e meia. Se você está menos confiante em relação à sua forma física, tente planejar uma rota com uma parada no oitavo quilômetro e ofereça a opção de aumentar a distância se estiver se sentindo bem ou volte para casa, se não estiver.

exemplo-sedentario

2. Use o vestuário certo

Se você planeja fazer um passeio com sua bicicleta de estrada, não há substituto para um bom Bretelle de ciclismo. Eles são melhores porque não há cintura elástica para apertar seu estômago.

Eles devem ser justos, pois o material solto vai se acumular e se desgastar, e usar roupas íntimas será um absoluto desconforto.

Se você não estiver confortável exibindo suas curvas em roupas apertadas, não há nada que o impeça de usar shorts ou leggings confortáveis, apenas coloque uma bermuda com forro de ciclismo por baixo!

Uma camisa de ciclismo é ideal para a sua metade superior, mas se você não tem uma, uma camiseta justa é boa dica, ou uma camiseta mais pesada para o tempo mais frio.

Lembre-se de que você estará gerando muito calor quando estiver pedalando, então vista-se de maneira mais leve do que faria normalmente.

vestuario-ciclismo

3. Leve o kit certo para manutenção

Talvez você não precise realizar grandes reparos em seu primeiro passeio na sua bicicleta de estrada, mas vai deverá levar o básico para a reparação de furos nos pneus. Tudo o que você precisa é de uma câmara reserva de qualidade e do tamanho correto, um par de espátulas para remoção de pneus e uma pequena bomba, vale também acrescentar em sua bolsa, um kit de reparos (remendos, lixa e cola de contato).

Você também deve ter uma multi-ferramenta no caso de você precisar fazer ajustes fáceis, como a altura do selim e o aperto dos raios.

Não recomendamos que você faça seu primeiro passeio na sua bicicleta de estrada à noite, mas se for algo que não seja um dia bonito e luminoso, considere colocar em sua bike as luzes dianteiras e traseiras para se tornar mais visível para outros usuários da estrada.

Também vale a pena levar uma jaqueta leve e um pouco de dinheiro ou cartão de débito para emergências.

kit-manutencao-bike

4. Planeje sua rota

Como já dissemos, em seu primeiro passeio na sua bicicleta de estrada, opte por um percurso mais curto para começar e tenha como objetivo andar em estradas sem grandes subidas e pouco tráfego. Se isso não for possível no local em que você mora, considere pedalar em um horário mais adequado.

Você irá se divertir muito mais se puder se concentrar em andar de bicicleta em vez de se desviar de carros, especialmente nos primeiros quilômetros de sua vida de ciclista de estrada.

Há muitos APPs gratuitos que facilitam o planejamento de um trajeto, incluindo os específicos para o ciclismo, como o Strava e o Mapmyride, além do bom e velho Google Maps.

Esses APPs permitirão que você planeje exatamente até onde você quer andar e se haverá subidas ao longo do caminho. Apenas tome cuidado ao deixar que o software escolha sua rota, pois nem todas as plataformas têm um bom senso de onde é apropriado andar de bicicleta.

Leia mais sobre APP para Ciclistas: http://brciclismo.com.br/app-para-ciclistas/

app-ciclismo

5. Prepare sua bicicleta de estrada

Sua loja de bicicletas resolverá o essencial para você, mas há algumas coisas básicas que você pode verificar facilmente.

Seu selim deve estar a uma altura em que você possa pedalar livremente, e você deve ter uma ligeira flexão no joelho quando o pedal estiver no ponto mais baixo. Se você puder colocar os dois pés no chão enquanto está sentado no selim, então estará muito baixo e você sentirá dores nos joelhos.

Seus pneus precisam ser adequadamente inflados, e isso é melhor se realizado com uma bomba de chão. A pressão correta varia dependendo do seu peso e do tamanho exato dos pneus.

Existem muitas calculadoras on-line que oferecem orientações sobre isso, mas para um ciclista de 80 kg com pneus 700 x 25 mm, recomendamos começar com 100 psi no pneu traseiro e 90 psi no pneu dianteiro, porém à medida que você ganha experiência, você pode querer experimentar pressões diversas para afinar o seu passeio.

Antes de pegar a estrada, tire algum tempo para se familiarizar com a bicicleta, certificando-se de que você pode operar confortavelmente engrenagens e freios. Se a bicicleta estiver equipada com pedais clip, pratique o encaixe e a retirada dos pés.

preparacao-bicicleta

Não opere os dois shifters de troca de marchas de uma só vez, e adquira o hábito de aliviar os pedais levemente enquanto faz as mudanças. Isso fará tudo funcionar de forma mais suave e reduzirá as chances de uma queda acidental da corrente.

Você deve ser capaz de andar confortavelmente com as mãos na parte curva do guidão em sua bicicleta de estrada por períodos prolongados, e de lá você precisa ser capaz de mudar as marchas.

Essa posição é usada quando você quer ir mais veloz. É importante que você possa frear com segurança a partir dessa posição, por isso, experimente as várias posições que uma bicicleta de estrada lhe proporciona e certifique-se de estar à vontade para se deslocar de uma para outra. Faça isso com uma mão de cada vez, para que você nunca abandone completamente o guidão.

6. Prepare sua energia para um passeio na sua bicicleta de estrada

Não coma um café da manhã excessivamente pesado e dê a si mesmo uma boa hora e meia para digeri-lo.

Você provavelmente não precisará comer muito, mas é melhor adquirir o hábito de levar um pouco de comida com você, então leve uma banana, barras de cereais, paçoca de amendoim ou até um pedaço de rapadura.

Você também levar uma garrafa de água ou bebida energética e tomar um pouco a cada 20 minutos, mesmo que não tenha sede.

O resto é com você, então divirta-se, esteja sempre em segurança e nunca esqueça o capacete!

passeio-bike-arcoriris

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Grandes Pedaladas para nós.

Elaboração, edição e tradução: Equipe BR Ciclismo
Previous

4 Dicas para pedalar no frio com segurança

Grupos de Pedal: dicas e benefícios em participar

Next