fbpx

Entenda a hierarquia dos grupos SRAM Speed

Oi, estamos de volta a programação normal. Como prometido alguns posts atrás finalmente entenda a hierarquia dos grupos SRAM de speed.

Assim como nos grupos de Mountain Bike, a batalha entre SRAM x Shimano x Campagnolo e muitas outras. Mas sejamos diretos e claros, são as três gigantes que dominam o “pelotão Pro Tour”, o que determina grande parte do poder das empresas e o impacto que elas causam nos produtos que chegam para nós consumidores.

Entenda a hierarquia dos grupos SRAM de speed/road

Todas as informações contidas nesse post foram extraídas do catálogo da marca.

Conhecendo um pouco da história da marca fica claro o DNA inovador da empresa. Criada pelo desejo de proporcionar o equipamento mais eficiente, rápido e divertido. Foi o que fez com que Scott, Ray e Sam se unissem para fundar a empresa.

Desde de o início eles se comprometeram a criar produtos inovadores para o mercado e é exatamente isso o que temos assistido acontecer.

A SRAM tem em seu portfólio de grupos de estrada os seguintes grupos, na ordem crescente:

Apex

imagem com fundo branco mostrando peças do grupo sram apex

O seu grupo mais básico já conta com tecnologias um tanto quanto curiosas e 10 velocidades, dentre elas a tecnologia WiFli, que possibilita o uso de um cassette com um alcance muito amplo, geralmente de 11 até 36 dentes. O que o torna ideal para quem está iniciando no esporte ou tem alguma limitação física.

Apex 1

imagem com fundo branco mostrando peças do grupo sram apex 1

Aqui encontramos mais um grande diferencial, a marca oferece o grupo na opção de 1×11 velocidades. Sendo assim, torna-se possível eliminar uma das coroas da frente e adicionar um número maior de dentes no cassette, o que torna o grupo um enorme atrativo para quem deseja um produto para utilizar no gravel, já que é possível usar até 42 dentes atrás.

Rival

imagem com fundo branco mostrando peças do grupo sram rival

E mais uma vez, uma grande diferença da marca é que a partir desse ponto todos os grupos são voltados para o desempenho. O grupo mais popular da marca, afinal, com ele é possível obter um pouco mais de desempenho que é proveniente do uso de materiais mais leves na sua construção, outro fato importante é o de que o grupo está disponível em 2×11 velocidades.

Rival 1

imagem com fundo branco mostrando peças do grupo sram rival 1

Assim como o Apex 1, o Rival também possui a sua variante Rival 1. Voltada para quem deseja se aventurar por ai ou até mesmo participar de provas de gravel que vem se popularizando cada vez mais pelo mundo. Graças a tecnologia 1×11 e a possibilidade de usar cassettes cada vez maiores.

Force

imagem com fundo branco mostrando o grupo sram force

Uma versão melhorada do Rival, o SRAM Force foi pensando e desenvolvido preocupando-se em oferecer cada vez mais desempenho para o ciclista. Por isso, sua construção é feita de uma forma diferente dos grupos apresentados até então, nele foram utilizados desenhos que pudessem oferecer mais resistência com menos material. Outros fatores foram a soma do alumínio e da fibra de carbono em sua construção.

Vale mencionar que o Force  tem duas versões disponíveis, a 2×11 e a 1×11, quebrando um pouquinho da lógica vista anteriormente.

RED

imagem com as peças do grupo sram red em foco

A partir daqui consideramos os grupos criados para se extrair sempre o máximo de performance. Tanto seu desenho quanto os materiais utilizados foram pensados para entregar aquele 101% de performance necessária durante competições. Como grande diferencial o grupo conta com a mescla de materiais como alumínio, fibra de carbono, titânio e a tecnologia de rolamentos de cerâmica, pois todo esse conjunto diminui a dissipação de energia e melhora resultados tão importantes para os ciclistas.

RED eTap

imagem com o grupo sram red etap em foco

Um verdadeiro divisor de águas, o grupo SRAM RED eTap passou a oferecer a possibilidade de se ter um grupo eletrônico e totalmente independente de fios para a troca de marchas. O que resultou em trocas de marchas mais precisas e rápidas do que os concorrentes tinham para oferecer.

Rival, Force e RED AXS

imagem com o fundo azul mostrando a tecnologia dos produtos sram axs em foco

Polemicamente decidi uni-los na lista, cada um dos grupos tem as suas especificidades informadas anteriormente, considero-os tão inovadores por oferecem o mesmo principio. Um grupo com muita tecnologia aplicada tanto em construção quanto em funcionamento, todos com trocas wi-fi e a presença de 2×12 velocidades. As diferenças de um para os outros é a forma a qual são construídos, o intuito do ecossistema AXS é prover a melhor experiência possível para o usuário e por isso decidi coloca-los no mesmo grupo.

É isso galera, esperamos que tenham gostado da hierarquia dos grupos SRAM de speed. Deixem mais assuntos que gostariam de ver ou até mesmo discutam sobre o tema nos comentários.

Não se esqueçam de conferir os produtos disponíveis na Bike Runners, lá a variedade de opções é enorme e vocês não vão se arrepender.

Até a próxima 🙂

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Lista de presentes para dar para uma mãe ciclista

5 tipos de bolsas e mochilas para usar na bicicleta

Próximo