fbpx

Bicicleta para duas pessoas: como funciona? Bike Runners explica!

Quem ama andar de bike certamente já deve ter ouvido falar sobre as bicicletas para duas pessoas, também chamadas de tandem. Esse meio de locomoção é muito usado para passeios de lazer, principalmente entre casais, porque possibilita que ambos pedalem juntos.

E como bons admiradores de bicicletas, a Bike Runners não poderia deixar de trazer informações sobre esse modelo feito para duas pessoas que é tão interessante. Está interessado? Então, vamos lá!

Bicicleta de duas pessoas: como ela surgiu?

Não se sabe ao certo quem foi o inventor da bicicleta dupla. Em linhas gerais, o que se pode afirmar é que, com o advento tecnológico, as bikes normais evoluíram, tanto em resistência e durabilidade quanto em ergonomia, tornando os pedais mais práticos e gostosos de se fazer.

Desde a época em que o alemão Barão Karl von Drais inventou esse novo meio de transporte, é possível ver muitas evoluções, seja nos tipos para lazer ou para ciclismo profissional.

O que se pode imaginar é que a bicicleta para duas pessoas pedalarem surgiu como mais uma opção de lazer, principalmente em tempos em que não havia tantos carros rodando pelas cidades.

Apesar de não ser muito comum vermos modelos por aí, é fato que a bicicleta de dois lugares se consolidou como um passatempo para se fazer em casal ou em família. Mas isso não tira a possibilidade de que seja usada por atletas para fazer pedais mais longos em dupla.

Como é e como funciona a bicicleta de duas pessoas?

Como o nome sugere, é uma bike feita para duas pessoas utilizarem. Ela, geralmente, possui dois selins, dois pares de pedais e dois guidões para o pedal. É possível encontrar, até mesmo, modelos para três ou mais pessoas.

Apesar de ser mais utilizada como um meio de transporte para o lazer, ela tem a característica de ser mais rápida e estável, mesmo que pessoas com níveis distintos de habilidades pedalem.

Então, é perfeitamente possível que uma pessoa mais habilidosa no pedal sente no primeiro selim, o fato não interferirá tanto no desempenho, visto que é um trabalho em conjunto, trabalhando ritmo e força.

E não é só porque não são tão comuns que não podem ser encontradas opções com qualidade. Há fabricações com quadros de alumínio e aço e que são projetadas, até mesmo, para competições.

Além disso, se o casal quiser fazer um pedal diferente, essas bikes são escolhas maravilhosas, visto que facilitam a comunicação. Os passeios serão muito mais divertidos com a bicicleta dupla.

Quais as vantagens de pedalar em uma bike para duas pessoas?

É de conhecimento geral que exercício físico e saúde mental devem andar lado a lado, não é? Por isso, não é surpresa dizer que o pedal traz grandes vantagens físicas e psicológicas. A prática diminui o estresse, proporciona sensação de bem-estar, além de trabalhar resistência e musculatura.

Quando feito para o lazer, o pedal promove momentos únicos e experiências novas. Com a tandem, isso também é possível, principalmente porque junta todos esses fatores com a possibilidade de fazer algo em dupla.

Além de promover um tempo bem divertido, interagindo com a família e amigos, essa bike é ótima para não deixar ninguém para trás. Em grupos que gostam de andar de tandem não há tanta preocupação com pessoas ficando na retaguarda, atrasados.

Ainda, é um ótimo programa para aquele fim de tarde. Se os dias são cheios de tarefas e os casais e outros familiares não conseguem ter tanto contato por causa da rotina, tirar um tempinho e sair em dupla pedalando com a tandem é uma ótima maneira de interagir com quem se ama.

Caso o casal goste de fazer pedais mais longos, as bicicletas duplas são ótimas opções para não cansar tanto, principalmente se a rota for um pouco complicada.

Mesmo que o modelo seja mais utilizado para passeio, ainda é imprescindível usar equipamentos de segurança. Se for possível, as roupas para ciclismo também são indicadas – afinal, mesmo que seja um trabalho em conjunto, pedalar cansa e pode machucar caso os acessórios não estejam de acordo.

Se você não conhece quais são as roupas para pedalar, temos um conteúdo exclusivo que ensina sobre as peças e as vantagens que elas trazem!

Como escolher a melhor bike para duas pessoas?

A primeira coisa a se considerar antes de escolher uma bicicleta de duas pessoas é pensar em sua dupla. Você irá pedalar com sua mulher ou seu marido? É com um amigo? Com seus filhos? Irmãos?

Isso é importante porque coisas como peso, habilidade, força e resistência interferirão diretamente na maneira como vocês andam. E, mais do que isso, é essencial que haja conforto para ambas as pessoas.

Pensar sobre onde você irá pedalar é o segundo passo. É apenas para o lazer? Então, uma opção mais simples que ofereça conforto e tenha uma boa estrutura será suficiente para curtir aquelas tardes de diversão.

Há opções muito estilosas para aproveitar esses momentos. Imagine poder andar por aí com a pessoa que gosta junto a você e com uma bicicleta que ofereça todo o conforto e seja de seu gosto? A satisfação e bem-estar aumentará ainda mais!

Agora, se a necessidade é para se juntar a grupos que fazem trilhas ou pedal de estrada, uma bike mais equipada com matéria-prima resistente e todos os outros equipamentos, como os ciclocomputadores, vestuário e itens para autonomia é a escolha certa.

Qualquer que seja o modo, é importante ter em mente que a diversão e a segurança devem ser os principais pensamentos. Definitivamente, a bicicleta para duas pessoas proporcionará momentos incríveis.

O que achou desse modelo de bike? Diferente, não? E muito divertido! Se você está procurando algo para inovar no seu pedal, quer mudar ou iniciar com algo diferente para motivar e ser motivado, essa opção é uma ótima escolha.

Para conferir sempre conteúdos novos sobre bikes, responder dúvidas e muito mais, não deixe de nos acompanhar. Vemos você no próximo post, até!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Tipos de suspensão de bike: conheça os modelos e sua manutenção

Roupas ASW: conheça quais são as peças e suas especificações!

Próximo