Quando um ciclista vai em uma loja para comprar um capacete de ciclismo, é comum que o vendedor diga: “Escolha um que seja confortável, leve e bem ventilado; todos eles oferecem o mesmo nível de segurança.
Nos EUA, desde 1999, a legislação exige que todo capacete ciclismo vendido, atenda ao mesmo padrão, definido pela CPSC (Consumer Product Safety Commission).
O padrão CPSC garante que todo capacete ciclismo atenda aos seguintes critérios:
1. Não bloquear a visão do ciclista.
2. Não se soltar durante uma queda ou um acidente.
Eles reduzem significativamente a força na cabeça do ciclista quando o capacete atinge uma superfície dura.
Quando você usa um capacete ciclismo aprovado pela CPSC, suas chances de sofrer uma fatalidade ou ferimentos graves durante um impacto, são reduzidos imensamente. Para todos os efeitos práticos, esse capacete manterá seu crânio intacto durante um acidente.
O problema é que os capacetes de bicicleta aprovados pela CPSC não evitam todas as concussões ou outras lesões cerebrais. É aí que entra o MIPS.
O MIPS, que significa Multi-directional Impact Protection System, foi desenvolvido por especialistas biomecânicos no Royal Institute of Technology, em Estocolmo, na Suécia.
Como é construído o capacete de ciclismo MIPS?
O MIPS é uma forma de tecnologia de plano de deslizamento, o que significa que um capacete MIPS é construído a partir de duas camadas que giram uma contra a outra, imitando a rotação do próprio fluido cérebro-espinhal, que é a defesa natural do organismo contra impactos.
A camada externa de um capacete MIPS é feita com o mesmo material EPS absorvente de impacto que um capacete CPSC convencional. Ele é conectado por meio de um sistema de fixação elastomérica a uma camada interna de baixa fricção, que é o que fica na cabeça do ciclista.
Estrutura MIPS
Em um acidente, a capa externa de um capacete MIPS absorve impacto linear, enquanto a camada interna gira até 5 mm, absorvendo impacto rotacional. Esta pequena rotação do revestimento em relação à concha resulta em uma redução da significância das forças no cérebro, o que reduz a probabilidade de concussão e outras lesões cerebrais.
Veja a animação da Giro abaixo, ela dá uma boa explicação de como o MIPS trabalha para reduzir a energia transmitida ao seu cérebro em um acidente de bicicleta:
Segurança em primeiro lugar
Capacetes MIPS fornecem um grau extra de segurança. Então, se você está pronto para substituir seu capacete ciclismo antigo, a pequena diferença de valor para o sistema MIPS valem cada centavo.
A tecnologia MIPS está disponível em alguns capacetes da Giro, Bell, Bontrager, Fox, POC, Troy Lee e Lazer. Você não tem certeza se seu capacete ciclismo tem MIPS ou não? É fácil dizer olhando para dentro. Todos os capacetes equipados com MIPS têm um revestimento interno de plástico que pode se mover em relação à cobertura externa do capacete e conectores amarelos brilhantes unindo as camadas interna e externa.
Qual sua experiência com um capacete ciclismo? Você os ama? Você os odeia? Deve sua vida para eles? Conte-nos sobre isso nos comentários!
Melhores capacetes com Mips 2018
Bell Sixer MIPS
O Bell Sixer integrou o revestimento MIPS para criar um capacete mais fantástico. Com 26 aberturas, possui o sistema Float Fit da Bell, que visa garantir o conforto durante todo o dia. Um visor ajustável de quatro posições mantém o sol fora do seu rosto sem bloquear sua visão da trilha. A Bell inclui uma montagem de câmera de capacete integrada que quebra em caso de falha, o que ajuda a evitar que sua câmera cause ferimentos.
Giro Vanquish MIPS
O Vanquish é o capacete ciclismo da Giro recém-projetado para 2018. Apresenta design TransformAir, que simplifica o fluxo de ar sobre o capacete para reduzir o arrasto. Quatro grandes aberturas puxam o ar para ajudar a mantê-lo fresco durante seus esforços mais intensos, enquanto o painel traseiro está quase aberto para permitir que o ar aquecido escape.
Oakley ARO 3 MIPS
Para 2018, a marca mais conhecida por seus óculos de sol lançou três modelos de capacete ciclismo. A característica mais notável do novo capacete são as generosas aberturas que se curvam na frente. A Oakley usa um sistema de fechamento BOA para ajustar a fixação funcionando em um raio de 360 graus para um encaixe mais preciso.
Giro Register MIPS
A Giro traz todo seu estilo para o modelo Register 2018, que apresenta linhas elegantes e uma viseira removível. Este é um capacete ciclismo com várias aberturas que ajudam a manter uma boa ventilação. O sistema de ajuste Roc Loc Sport permite que você grave seu ajuste e o dimensionamento universal da Giro, ajuda a simplificar a escolha do capacete certo para você.
Bell Super DH MIPS
A Bell projetou o Super DH de alta resistência com um novo molde de cabeça para atender a uma gama maior de ciclistas. Possui a certificação ASTM 1952 e inclui a inserção MIPS recém-projetado, conhecido como MIPS Spherical. O forro MIPS é colocado entre duas camadas de espuma. Os elastômeros permitem que o revestimento MIPS deslize sobre a camada de espuma que está contra sua cabeça. As duas camadas do capacete se movem independentemente para fornecer proteção adicional. Inclui 19 aberturas e duas portas de sobrancelha.
Troy Lee Designs A2 MIPS
Troy Lee Designs lançou o capacete ciclismo A2 no final de 2017, sendo o capacete mais leve de sua linha. Com uma combinação inovadora de espumas EPS e EPP e um reforço para fornecer mais proteção contra colisões de alta e baixa velocidade. O EPP é encontrado em pára-choques de carros, entre outras coisas. Também inclui revestimento MIPS, que está se tornando um padrão da indústria. Possui aberturas maiores na frente do que seu antecessor, o A1.
Bontrager Velocis MIPS
O Velocis combina um perfil aerodinâmico com ventilação extensiva. O sistema BOA proporciona um ajuste mais fácil e confortável, enquanto as almofadas internas absorvem a umidade. Possui porta óculos para os manter protegidos quando não estão em uso e uma viseira removível para quem procura proteção solar. Se você se envolver em um acidente durante o primeiro ano após comprar um Velocis, a Bontrager o substituirá gratuitamente.
POC Octal AVIP MIPS
Projetado para ciclismo de estrada, o Octal é notável por grandes aberturas e cores brilhantes. Diferentes espessuras em todo o revestimento EPS visam oferecer proteção adicional onde você mais precisa, mantendo o peso total baixo (apenas 200 gramas). A POC usa estofamento Coolbest para melhorar o gerenciamento de calor e umidade no interior do capacete.
Bell Stratus MIPS
O Stratus oferece muitas das características do Zephyr (nível profissional), mas a um preço mais acessível. Inclui 18 saídas para o fluxo de ar e pesa 275 gramas. Os canais de ar internos ajudam a focalizar onde você mais precisa, enquanto o perfil arredondado visa a eficiência aerodinâmica. A Bell atualizou seu sistema Float Fit com um grande botão, que é mais fácil de ajustar em movimento.
Gostou desse conteúdo? Comente e compartilhe com seus amigos.
Assine nossa Newsletter ou siga-nos pelas Redes Sociais e fique por dentro das novidades do BR Ciclismo.
Grandes Pedaladas para nós.
Elaboração, edição e tradução: Jefferson Neves e equipe BR Ciclismo.
Outra ótima matéria Jeff!
Quando em seu ótimo texto você pergunta se algum leitor deve a vida ao capacete: eu devo!
Dois anos atrás, sofri uma queda na Ciclovia da Radial em um dia de muita chuva e trinquei o meu capacete na altura da nuca. Sempre que vejo um ciclista sem capacete conto esta experiência aterrorizante para ver se o colega cria o importante hábito de pedalar com capacete.
Abração.
Amigo Alex, seu relato é muito importante para nossos colegas que acreditam que capacete é apenas um acessório.
Capacete salva vidas!
Valeu por compartilhar sua experiência e pelo incentivo conosco.
Grande abraço.
uma das melhores informações de segurança ciclismo que já vi. equipamento de ciclismo e importante mas equipamento de seguranca e imprescindível. muito bom manda mais.
Prezado Moacyr, obrigado pelo feedback e incentivo.
Fazemos nossas matérias com muito respeito, carinho e profissionalismo.
Nosso objetivo maior é compartilhar as novidades e auxiliar no avanço da cultura desse esporte maravilhoso que é o ciclismo.
Um grande abraço.
Jeff & Equipe BR Ciclismo