fbpx

Bike registrada: para que serve e como funciona? Bike Runners explica!

O ciclismo cresce cada vez mais no Brasil, tanto por questões econômicas quanto pela praticidade que pode proporcionar no dia a dia, como um deslocamento mais saudável e de poucos gastos, benefícios para o meio ambiente por pouca poluição, entre outras coisas.

Bicicleta presa com ulock

Porém, com esse crescimento, é quase que impossível que os roubos não aumentem. Sendo assim, a procura por registrar a bicicleta, fazendo sua documentação junto à jurisdição, também se elevou.

Você sabe o que é bike registrada? Essa é uma importante ferramenta para auxiliar os donos de bicicletas e autoridades para recuperar o bem quando ele é roubado. Além de oferecer segurança para o comprador, serve como um auxílio para a verificação de dados.

A Bike Runners vai contar um pouco para vocês sobre esse assunto, com mais detalhes sobre sua serventia e como funciona. Fique atentono post!

Registrar bike: como surgiu o selo Bike Registrada?

É inegável o crescimento dos praticantes de ciclismo no Brasil, dados anuais mostrados pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, conforme levantamentos realizados em mais de 5 mil cidades brasileiras, revelam que a porcentagem das viagens rotineiras de bicicletas é de 3%.

Selo bike registrada

Entretanto, em conformidade com isso, o número de roubos também pode aumentar, o que gera muita insatisfação e tristeza. E ninguém quer ver o seu bem roubado, não é? Muitas vezes, ele pode ser um instrumento de trabalho para a sobrevivência da família.

Assim, surgiu, no ano de 2013, o Bike Registrada. Esse registro de bicicleta nada mais é do que o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas. Esse cadastro é feito para ajudar a identificar rapidamente quem é o dono da bicicleta em caso de suspeita de roubo ou roubo de fato.

Ele também permite que o contato seja realizado com o dono do meio de transporte para reaver a bike roubada.

Como funciona esse registro de bicicleta?

Como algo nacional, para que todos os brasileiros que possuem bicicleta possam ter fácil acesso, esse registro é gratuito, feito em aplicativos. Após realizado, o dono, ou seja, quem registrou, pode emitir alertas caso o meio de transporte suma.

Esse alerta é feito de maneira rápida e objetiva, visto que, no registro, são colocados os dados pessoais e as informações sobre as características da bike, como sua cor e o número de série presente nela.

Além disso, ele também é muito útil para quem deseja comprar uma bicicleta, mas tem certas dúvidas quanto ao vendedor. Basta consultar o registro da bike para verificar se ela está dentro da legalidade ou se é um produto roubado ou furtado. Se der positivo para isso, a pessoa consegue contato com o dono, informando-o sobre onde ela se encontra.

Selo Bike Registrada

O selo é um acessório essencial para garantir a segurança de seu meio de transporte, visto que quem tentar roubá-lo imediatamente o verá e, talvez, desistirá da ideia, como um inibidor. Além disso, ele é uma ferramenta muito prática para consulta dos dados.

O selo vem com QR Code, que pode ser facilmente visualizado por aplicativos próprios de smartphones de modelos mais novos, o qual traz todas as informações da bike, assim como informações sobre o dono.

Selo bike registrada colado em bicicleta

Ainda, ele pode ser uma importante ferramenta caso haja algum acidente com o dono. Assim, o socorro identifica o selo e todas as informações que nele há e presta um atendimento de qualidade, sem o risco de usar medicações erradas por alguma alergia, entre outras coisas.

Diferenças entre seguro bike e o registro: não confunda!

É essencial entender que o seguro e o registro não são a mesma coisa, um é de propriedade particular e outro pode ser utilizado por toda a população, desde que faça o cadastro.

Tudo deve estar claro, o registro fica no banco de dados para recuperação do bem furtado ou roubado, para informar ao dono que a bike está em uma venda ilegal e para auxílio das autoridades em atendimentos no caso de acidentes.

o seguro de bicicleta cobre uma série de acontecimentos, como com os outros veículos. Nessas eventualidade podem estar presentes problemas gerados a terceiros por colisão, roubo e furto, entre outras coisas. Geralmente, pessoas que utilizam bastante do transporte são as que contratam seguros, visto que tudo pode acontecer no dia a dia.

Há diversas seguradoras que fazem isso, com os mesmos sistemas de um seguro para carro, por exemplo, de idade, valor, entre outras coisas. É uma ferramenta a mais de segurança, visto que, nem sempre, pode-se evitar certas eventualidades.

Se você adquiriu sua bike recentemente, está pensando em comprar uma ou já tem a sua, mas nunca pensou em registrar, não deixe para depois. Faça o cadastro, compre o selo e usufrua de uma maior segurança. A polícia, desde que foi criado o registro, utiliza dele para poder fazer consultas, então funciona!

Essas informações são muito importantes, não é? A Bike Runners está sempre preocupada em oferecer as novidades, instruções, saúde e segurança e vários outros assuntos pertinentes aos ciclistas. Para ficar por dentro de tudo, acompanhe semanalmente nossas postagens. Até!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

3 dicas de bikes para iniciantes no pedal

Aplicativo Strava: saiba como usar e como funciona a nova atualização!

Próximo