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O ciclista e a polêmica do capacete.

E aí ciclista, como é que vocês estão? 2023 chegou e voltamos com os nossos conteúdos do BR Ciclismo e esperamos contar com vocês ao longo desse ano.

Para começarmos com pé direito nessa aventura, vamos falar de um assunto um tanto quanto “polêmico” para quem está começando a pedalar e até mesmo para alguns que já tem o pedal como parte da sua rotina, o uso do capacete. Como todos sabemos uso desse equipamento de segurança não é obrigatório, contudo é altamente recomendável.

Antes de trazer todos os pontos para esse texto, eu quero saber de vocês, o uso do capacete é importante? Você acha que deveria ser obrigatório? Quero ler os comentários de vocês hein!

A PESQUISA

Em dezembro de 2022, um site europeu, “BIKE EUROPA” encomendou uma pesquisa lá na Holanda sobre esse uso obrigatório, do capacete. Para vocês entenderem um pouco, hoje em vários países europeus a bicicleta convencional e elétrica faz parte da realidade de muitas pessoas, eles costumam usá-las bem mais do que apenas para o uso recreativo, levam a sério o uso das bikes como meio de transporte, além do tradicional transporte público e os automóveis. Dentro deste contexto, de coexistência a pauta do uso do capacete é ainda mais necessária.

A pesquisa se referia sobre a intenção de compra / uso de bicicletas elétricas caso o capacete se tornasse obrigatório e em síntese o resultado dela foi que conforme a idade do ciclista ia aumentando maior é o interesse em usar o equipamento de proteção, porém esse resultado não é o mesmo entre os ciclistas mais jovens.

“Dos 3.567 entrevistados que estão pensando em comprar uma e-bike (bicicletas elétricas), 1.087 têm mais de 65 anos. 33% deles (provavelmente) não comprariam uma e-bike quando os capacetes fossem obrigatórios. Isso representa cerca de 60% para o grupo de 18 a 34 anos, enquanto 52% para o grupo de 35 a 49 anos e 42% para o grupo de 50 a 64 anos. ”

Fonte: https://www.bike-eu.com/44416/half-of-e-bike-buyers-drop-out-with-mandatory-helmet-use

NOSSO CENÁRIO HOJE

Ciclista no meio do caos da cidade

Hoje em São Paulo, existem um milhão e seiscentas mil bikes e desse número nove mil circulam diariamente pela cidade, o que representa 3,4% do sistema viário, não é incomum ver as bicicletas dividindo espaço com ônibus biarticulados, carros de todos os portes e claro alguns caminhões por aí, e como fazemos para coexistir em meio a esse sistema viário que é tão caótico, desigual e perigoso?

Segundo o Detran o número de óbitos em acidentes envolvendo bicicletas registrou queda de 13,8% em todo estado de SP, será que podemos atribuir isso ao uso dos equipamentos de proteção? A resposta é sim, partimos do princípio que quanto mais vulnerável no transito, mais protegido você precisa estar e isso é facilmente aplicado a motociclistas, onde o uso do capacete é mais do que obrigatório.

Acidente de trânsito com ciclista

O USO É RECOMENDÁVEL, NÃO OBRIGATÓRIO

Países no mundo todo, inclusive o Brasil, desencorajam o uso obrigatório, por acreditarem que isso desestimula a prática do ciclismo, mas reconhece a sua segurança e a necessidade do uso, no documento da OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2020   “Segurança do Ciclista – Um recurso de informação para tomadores de decisão e profissionais” o uso do capacete aparece como medida preventiva que contribui para a diminuição de óbitos entre os ciclistas.

Ah, vale lembrar que aqui no site da Bike Runners, voê vai encontrar diversos modelos de capacete, para todos os gostos e também bolsos, tudo para você está mais seguro na hora de sair para pedalar .

Agora é com você, qual é a sua opinião sobre tudo isso? Nos conte aqui nos comentários, queremos saber.

Até o próximo BR Ciclismo!

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!

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