fbpx

Tour de France 2021: entenda como funciona

Neste mês de junho se inicia a 108ª edição do Tour de France, a competição de ciclismo mais famosa do mundo.

Você sabe como funciona o Tour?

Então confira com a gente neste post como é a prova mais aguardada pelos amantes de bicicleta do mundo todo.

A prova e as premiações do Tour de France

O Tour de France, juntamente com o Giro d’Italia (vencido no mês passado pelo colombiano Egan Bernal, campeão do Tour de France em 2019) e a Vuelta a España (que acontecerá entre agosto e setembro) são as famosas Grandes Voltas.

É uma prova de ciclismo de estrada que roda toda a França (e alguns trechos de Andorra), onde os ciclistas utilizam as road bikes, também chamadas de bicicletas speed.

O Tour é disputado em 21 etapas, todas com cronometragem de tempo. O atleta que completar todas as etapas no menor tempo é declarado campeão do Tour de France e poderá ostentar a tradicional camisa amarela (maillot jaune, em francês). Esta é uma das maiores honras que um ciclista pode ter.

Embora haja um campeão geral, também são premiadas conquistas paralelas:

A camisa de bolinhas (maillot à pois rouge) é concedida ao ciclista com melhor classificação em etapas de montanha

A camisa verde (maillot vert) é concedida ao ciclista com melhor classificação individual, pois ao final de cada etapa quem termina nos primeiros lugares leva pontos extras.

A camisa branca (maillot blanc) possui as mesmas características da amarela, mas é concedida apenas a ciclistas com no máximo 25 anos de idade.

Ainda há também uma premiação por equipes, onde os times com melhor classificação recebem um prêmio. Os times são compostos de oito atletas, cada um com características diferentes e justamente por isso existem premiações distintas.

Maiores campeões do Tour de France

Os maiores vencedores do Tour são Jacques Anquetil, Eddy Merckx (considerado o maior ciclista de todos os tempos), Bernard Hinault e Miguel Indurain, todos com 5 vitórias/camisas amarelas. O norte-americano Lance Armstrong era o recordista com 7 vitórias, porém suas conquistas foram canceladas, após um escândalo de doping.

Os campeões do Tour de France 2018 posam com suas camisas.

Um brasileiro fazendo história no Tour de France

A maior conquista brasileira no Tour de France foi do ciclista curitibano Mauro Ribeiro. Ele venceu a 9ª etapa do Tour em 1991 em uma data muito especial para os franceses, o dia 14 de julho, o feriado nacional em que se comemora a queda da Bastilha.

Mauro Ribeiro vence a 9ª etapa do Tour de France em 1991. Foi a maior conquista brasileira na história da competição.

Com a experiência acumulada em décadas de ciclismo e vencendo na maior prova do mundo, hoje Mauro Ribeiro possui uma das melhores marcas de vestuário para ciclismo.

Design, tecnologia, conforto e materiais de altíssima qualidade são características dos produtos Mauro Ribeiro, que você encontra na Bike Runners.

Bike Runners e o Tour de France

Na Bike Runners você também encontra itens bem legais do Tour, como a camisa amarela, as garrafinhas da Tacx utilizadas pelas equipes e ciclistas na prova (que são muito disputadas pelo público) e camisas de times como da espanhola Movistar, uma das maiores vencedoras do Tour de France por equipes.

E pra você que busca pedalar como os melhores ciclistas do mundo, a marca francesa Look possui um modelo de pedal clip para ser utilizado com sapatilha com o tema do Tour de France.

E aí, gostou de saber mais sobre o Tour de France?

Até a próxima! 🙂

Visite a loja da bikerunners! Temos tudo que você precisa para ser um ciclista. Comece a pedalar!
Anterior

Ferramentas para levar no pedal

Macaquinho de Ciclismo: benefícios e vantagens

Próximo